Resumo de Origem da Vida - Biologia

Quer estudar Origem da Vida? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Biologia que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Visão Geral e Histórico

Assistir aula

Criacionismo

Defende a imutabilidade dos seres vivos e explicação divina para o surgimento destes.

 

Evolucionismo

Defende a adaptação dos seres vivos e o surgimento de diferentes formas a partir dos conceitos de evolução e seleção natural.

 

Abiogênese

Defende a formação de seres vivos a partir da matéria bruta em conjunto com “força ativa”.

 

Biogênese

Defende a formação dos seres vivos a partir de seres vivos pré-existentes.

 

Histórico

  • Jan B. Helmont: Defendia a Abiogênese e gerou conceitos sobre a formação de seres vivos a partir da matéria bruta e força ativa;

  • Francesco Redi: Defendia a Biogênese e demonstrou o experimento com larvas de mosca e carne;

  • John Needhan: Demonstrou o experimento concordante com a Abiogênese, onde microrganismos surgiam espontaneamente de um caldo nutritivo;

  • Lazzaro Spallanzani: Refez o experimento de Needhan, fechando hermeticamente o caldo nutritivo e gerando a conclusão em defesa da Biogênese;

  • Louis Pasteur: Demonstrou o experimento do caldo nutritivo de forma definitiva para a defesa da Biogênese.

AULA 2

Origem do Universo e da Vida

Assistir aula

Origem do Universo - Big Bang

Há 20 bilhões de anos atrás, uma massa extremamente compacta explodiu e gerou diversos fragmentos que, sob as leis da gravidade e do resfriamento, geraram os primeiros elementos químicos e massas de grande calor, como o Sol. A liberação de calor e matéria destes corpos gerou os primeiros planetas.

 

Origem da Vida

Aleksander I. Oparin: Um dos primeiros estudiosos que gerou a hipótese de como pode ter surgido vida no planeta. Ele supôs os principais gases da atmosfera primitiva,CH_4, NH_3, H_2eH_2O, que a partir das reações com descargas elétricas frequentes e a grande quantidade de raios ultravioletas (U.V.) geraram as primeiras moléculas orgânicas complexas.

As moléculas complexas geraram agregados com películas de água, gerando os coacervados membranosos. A obtenção de energia fermentativa enriqueceu a atmosfera comCO_2e a complexidade molecular aumentou, gerando omaterial genético primitivo e as primeiras formas de reprodução celular.

CO_2também conferiu um ambiente favorável aos primeiros autótrofos, que, portanto, enriqueceram a atmosfera comO_2, tornando o ambiente propício para o aparecimento dos primeiros heterótrofos.

Stanley Miller: realizou o experimento laboratorial que corroborou com a hipótese gerada por Oparin.

Sidney Fox: realizou o experimento a partir das moléculas orgânicas geradas no experimento de Miller, onde conseguiu produzir moléculas como proteínas e bases nitrogenadas.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login