Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Sistema Respiratório - Biologia

Quer estudar Sistema Respiratório? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Biologia que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Visão Geral

Assistir aula

Respiração
Processo de oxidação de moléculas orgânicas para geração de energia. No caso de vários organismosmulticelulares, como os mamíferos, trata-se também daobtenção de O2 e eliminação de CO2.

Hematose
Processo de troca gasosa que, em seres humanos, ocorrena superfície dos capilares entre o meio e o sangue. Talprocesso ocorre por diferença de concentração entre osgases principais, e se dá o nome de difusão.

AULA 2

Anatomia

Assistir aula

Respiração

Processo de oxidação de moléculas orgânicas para geração de energia. No caso de vários organismos multicelulares, como os mamíferos, trata-se também da obtenção de O2 e eliminação de CO2.

 

Hematose

Processo de troca gasosa que, em seres humanos, ocorre na superfície dos capilares entre o meio e o sangue. Tal processo ocorre por diferença de concentração entre os gases principais, e se dá o nome de difusão.

 

Anatomia

 

 

AULA 3

Mecânica Respiratória

Assistir aula

Inspiração

Oxigênio entra no organismo através da pressão negativa criada pelos pulmões, que inflam. A caixa torácica se expande. O diafragma contrai. Os músculos intercostais internos relaxam e os músculos intercostais externos contraem.

 

Expiração

O dióxido de carbono sai do organismo e os pulmões esvaziam-se. A caixa torácica retrai. O diafragma relaxa. Os músculos intercostais internos contraem e os músculos intercostais externos relaxam.

AULA 4

Controle Respiratório

Assistir aula

Bulbo

Região cerebral que promove o controle involuntário da respiração, a partir do Sistema Nervoso Autônomo.

H2O + CO⇔ < H2CO3> ⇔ H+ + HCO3 -

Influência das concentrações

CO2:Em altas concentrações, aumenta a frequência respiratória. Em baixas concentrações, diminui a frequência respiratória.

O2:Em altas concentrações, diminui a frequência respiratória. Em baixas concentrações, aumenta a frequência respiratória.

pH:Em pH ácido, aumenta a frequência respiratória. Em pH alcalino, diminui a frequência respiratória.

AULA 5

Fisiologia do Esporte: Mergulho

Assistir aula

Profundidades rasas

Alguns mergulhadores utilizam da hiperventilação previamente ao mergulho. Este processo auxilia o acúmulo de mais oxigênio, e aumentando o tempo sem necessidade do gás. No entanto, pode levar a desmaio.

 

Altas profundidades

Sob alta pressão, gases são comprimidos no organismo, e alguns gases inutilizados ficam dissolvidos no sangue. Se a subida à superfície for brusca, pode haver formação de bolhas, que podem levar desde dores agudas a morte (Mal dos mergulhadores).

AULA 6

Sistema respiratório comparado

Assistir aula

  • Protozoários; Poríferos à nematelmintos:Difusão simples;

  • Anelídeos e anfíbios adultos:Respiração cutânea;

  • Insetos, quilópodes e diplópodes: Respiração traqueal;

  • Aracnídeos:Respiração filotraqueal;

  • Crustáceos, moluscos (maioria), equinodermos e peixes:Respiração branquial;

  • Mamíferos e aves: Respiração pulmonar.

 

Particularidades entre os animais

  • Insetos e outros artrópodes:Presença de espiráculos;

  • Peixes ósseos:Presença de opérculo;

  • Aves:Presença de sacos aéreos.

AULA 7

Problemas de Saúde Ligados ao Sistema Respiratório

Assistir aula

  • Asma:estreitamento dos bronquíolos, que acarreta em tosse mucosa, debilitando a respiração e aprisionando ar pobre em oxigênio (“ar viciado”);

  • Hiperventilação:quadro em que se aumenta a frequência respiratória por causas diversas, gerando dores, tonturas e dormência;

  • Apneia ou hipopneia do sono:Obstrução total ou parcial, respectivamente, de vias aéreas, podendo causar roncos, sono excessivo e paradas respiratórias, que contribuem para uma alta taxa de mortalidade;

  • Tabagismo: intoxicação aguda ou crônica causada pelo tabaco. Acumula diversas substâncias cancerígenas no trato respiratório, espessa o muco em brônquios e pode causar pneumonias e enfisemas na região dos alvéolos.