Resumo de Tecido Conjuntivo - Biologia

Quer estudar Tecido Conjuntivo? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Biologia que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Organização Geral

Assistir aula

O tecido conjuntivo, também conhecido como tecido de preenchimento, sempre tem um padrão de composição formado por células ematriz extracelular (MEC).

A MEC é formada pela substância fundamental (com funções de reunião de células, armazenamento de água e meio de troca) e por fibras (dos tipos elásticas, colágenas e reticulares).

Dentre as células, podemos encontrar:

I) Fibroblastos: secreção de fibras e substância fundamental.

II) Macrófagos: fagocitose.

III) Plasmócitos: secreção de anticorpos.

IV) Mastócitos: produção histamínica.

V) Adipócitos: armazenam gordura.

VI) Leucócitos: glóbulos brancos.

AULA 2

Tecido Conjuntivo Frouxo e Denso

Assistir aula

Tecido Conjuntivo Frouxo

Possui MEC com todas as fibras e com substância fundamental viscosa e hidratada. Suas células principais são os fibroblastos e macrófagos. É o principal tecido de preenchimento.

 

Tecido Conjuntivo Denso

Possui MEC formada principalmente por fibras colágenas e por células do tipo fibroblastos. Pode ser denominado como tecido conjuntivo denso modelado ou não-modelado a partir da disposição das fibras em sua matriz extracelular. É o principal tecido de nutrição.

AULA 3

Tecido Adiposo

Assistir aula

Possui células adiposas, células diferenciadas por sua grande vesícula de armazenamento de gordura (lipídios). É o principal tecido de reserva energética e também confere isolamento térmico.

 

T.A.Marrom

Muito vascularizado, grande quantidade de mitocôndrias e responsável pela produção de calor metabólico, o que confere grande importância para animais hibernantes.

 

T.A.Branco/Amarelo

Tipo de tecido adiposo mais comum, e presente em indivíduos adultos e responsável pela produção de energia metabólica.

AULA 4

Tecido Cartilaginoso

Assistir aula

Característico por sua resistência semi-ígida, tem como principais funções a sustentação de tecidos moles e o revestimento de articulações. Sua MEC é composta por fibras colágenas e as principais células são os condrócitos.

Pericôndrio:membrana de tecido denso não modelado, que tem importante função de nutrição e oxigenação, além de ser fonte de condrócitos.

 

Tipos

I) Cartilagem Hialina: presente nas fossas nasais, traqueia e brônquios, apresenta pericôndrio.

II) Cartilagem Elástica: presente no pavilhão auditivo e epiglote; apresenta pericôndrio.

III) Cartilagem Fibrosa:presente nos discos intervertebrais de vértebras, discos estes formados por anel fibroso e núcleo pulposo; não apresenta pericôndrio.

AULA 5

Tecido Ósseo

Assistir aula

Principal tecido de sustentação de músculos e órgãos, e que compõe o corpo humano em 206 ossos, divididos em ossos longos, curtos, planos, sesamóides e irregulares.

A MEC do tecido ósseo é bastante rígida e possui uma parte orgânica, formada por fibras colágenas, e uma parte inorgânica, formada por cristais deCa+ e K+, conferindo a rigidez.

 

Estrutura interna e externa

Disponível em: http://image.slidesharecdn.com/anatomia-ssea-1224469292884858-8/95/anatomia-ssea-29-728.jpg?cb=1224462113


Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-10ofNo4nDKk/UW9i5UQ72uI/AAAAAAAAADc/-XxEVUiF9Ck/s1600/images+(1).jpg

As principais células do tecido ósseo são: osteócitos (manutenção da MEC); osteoblastos (síntese da MEC); e osteoclastos (reabsorção óssea).

 

Anexo - Principais ossos do corpo humano

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-dc9sDZWNaAM/TsKERhc-vZI/AAAAAAAAANI/HtGZCKiLf6M/s1600/CC.gif

Disponível em: http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2013/04/ossos-do-corpo-humano-nomes-e-funcoe.jpg

AULA 6

Tecido Sanguíneo

Assistir aula

O sangue é o fluido que preenche os vasos sanguíneos e tem grande responsabilidade de transporte de substâncias para todo o corpo a partir do sistema circulatório ou cardiovascular. Ele é composto por plasma e elementos figurados.

Plasma (55%): H2O, sais, minerais, proteínas, hormônios, etc.

Elementos figurados (45%): Hemácias, plaquetas e leucócitos. Os leucócitos ainda se dividem em agranulócitos (monócitos e linfócitos) e granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos).

Hemácias: Também conhecidas como glóbulos vermelhos, tem a função essencial de transportar o oxigênio para todo o corpo, a partir da ligação entre moléculas de hemoglobina.

Leucócitos: Também conhecidos como glóbulos brancos, compõem a defesa do organismo ou o sistema imunológico, juntamente com a ação dos anticorpos.

Plaquetas: Também conhecidas como trombócitos, tem a função de coagulação do sangue.

AULA 7

Colágeno

Assistir aula

O colágeno é uma proteína fibrosa de grande importância do tecido conjuntivo, formando as fibras colágenas do mesmo. É pouco solúvel e compõem a estrutura de vários tecidos do corpo, como os ossos e cartilagem. São divididos em diversos tipos, sendo alguns dos mais importantes:

  • Tipo I: mais abundante; presente em cartilagens, tendões, pele e ossos;

  • Tipo II: presente nos discos intervertebrais, humor vítreo e notocorda;

  • Tipo IV: presente na membrana basal;

  • Síndrome de Ehlers-Danlos: doença que interfere na síntese do colágeno.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login