Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo teórico

Tecido Muscular

Quer estudar Tecido Muscular?

Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Biologia que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

Gerar PDF do Resumo

Conteúdo exclusivo

Gerar PDF do resumo disponível para alunos dos planos Essencial, Avançado e StoodiMed. Assine agora e garanta seu acesso.

Ver planos

AULA 1

Características Principais

Assistir aula

Responsividade: Capacidade de responder a estímulos

Condutibilidade: Capacidade de conduzir estímulo

Contratibilidade: Capacidade de sofrer contração

Distentabilidade: Capacidade de sofrer distensão

Elasticidade: Capacidade elástica

 

Tipos

Músculo Liso: presente nos músculos ciliares.

Músculo Estriado Cardíaco: presente no coração.

Músculo Estriado Esquelético: presente nos músculos ligados a movimento e deslocamento.

AULA 2

Músculo Liso e Estriado Cardíaco

Assistir aula

Músculo liso

Formado por uma rede celular mantida por fibras reticulares, e possui contração fraca e involuntária. Presente nos músculos ciliares, músculos piloeretores e nos músculos viscerais.

 

Músculo Estriado Cardíaco

Formado pelas fibras musculares cardíacas sincicial, responsáveis pelas contrações (ou sístoles) atriais e ventriculares. Tem contrações fortes e involuntárias, e possui ligações do tipo discos intercalares, complexos juncionais célula-célula.

AULA 3

Músculo Estriado Esquelético e Contração Muscular

Assistir aula

Músculo sempre preso a ossos, como costelas e fêmures. Por vezes, são relacionados aos movimentos e deslocamentos do corpo, pois trata das contrações voluntárias existentes no organismo.

Possui duas principais bandas: as bandas A(ricas na proteína miosina) e as bandas I (ricas em proteína actina). Os conjuntos actina-miosina são chamados de sarcômero.

 

Contração muscular

Processo pelo qual ocorre o deslizamento de actina nos filamentos de miosina, de forma a consumir energia em forma de ATP a cada mudança de conformação da estrutura das moléculas.

 

AULA 4

Atividade Física e Dieta

Assistir aula

Muito relacionado com o tecido muscular, está à atividade física, principalmente a ligada à musculação, processo muito frequente no cotidiano atual e que trás assuntos importantes embutidos, como dieta, suplementação e uso de anabolizantes.

 

Etapas do exercício de musculação

I) Exercício

Etapa onde é realizada a força muscular e as contrações musculares. Ocorre, por vezes, ruptura das fibras musculares.


II) Reconstrução

Etapa totalmente dependente de dieta e repouso. Nessa etapa, as fibras rompidas são reconstruídas e aumenta-se o número de filamentos proteicos, sarcômeros e tecidos conjuntivos adjacentes.


Suplementos: Alimentos concentrados em substâncias específicas para cada fase do treino, visando agilidade na recuperação de fibras ou no ganho energético (Ex: Whey protein)


Anabolizantes: Hormônios sintéticos derivados de testosterona que aumentam capacidade da força muscular de forma brusca, acarretando em diversos problemas à saúde, inclusive arritmia cardíaca e morte.