Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Historietas y Cómics - Espanhol

Quer estudar Historietas y Cómics? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Espanhol que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Los cómics y las historietas

Assistir aula

Historietas y cómics são textos que pertencem ao gênero textual tirinhas e charges. São textos que contam diferentes histórias através de imagens ou ilustrações aliadas à linguagem verbal. Essas narrações são publicadas regularmente (diariamente ou semanalmente, na maioria das vezes) em jornais, revistas e páginas de internet. 
A constituição desse gênero textual se estabelece pela combinação de frases curtas – geralmente de efeito ambíguo – com desenhos que ilustram e complementam o sentido da obra. A linguagem costuma ser coloquial e os conteúdos atuais. Predominantemente nessas publicações há uma crítica feita com humor, com relação a comportamentos, valores e sentimentos, normalmente vinculada a temas contemporâneos. 

 

AULA 2

Comprensión lectora de cómics y historietas

Assistir aula

Ler e compreender um Comic ou uma Historieta é interpretar um suporte gráfico e aproximá-lo da realidade. Por isso é necessário associar a linguagem verbal, a linguagem não verbal e os seus conhecimentos prévios sobre o assunto abordado. 
A grande maioria das tirinhas aborda temas da atualidade ou opiniões que podem ser consideradas como “verdades absolutas” e através do humor há uma crítica a esse tema ou a essa forma de pensar. A função social da tirinha é criticar através do humor, por isso a participação do leitor é tão importante, já que seus conhecimentos prévios vão se juntar aos elementos verbais e não verbais da tirinha para trazer o humor à tona.

 

AULA 3

Principales cómics en español

Assistir aula

Para compreender o sentido de uma charge ou tirinha é fundamental inseri-las em seu contexto e considerar sua dimensão sociocultural, tratando aspectos que têm grande influência no desenvolvimento da comunicação. Na dimensão sociocultural entram as ideologias e a maneira de ver o mundo, o reflexo das formas de vida, dos valores e crenças que muitas vezes estão estereotipados. Saber interpretar as chaves culturais e socioculturais da comunidade que envolve um texto fazem o leitor ativar uma série de conhecimentos prévios que lhe permitem aproximar-se da cultura hispânica. Alguns personagens e autores dos quadrinhos produzidos em espanhol:
MAFALDA - Essa garotinha argentina, filha de uma típica família de classe média, foi criada nos anos 1960; suas ideias e comentários refletem as preocupações sociais e políticas dessa época, porém, suas tirinhas continuam vivas e sarcásticas até hoje. . É preocupada e pessimista com relação à paz mundial e a ONU, e é apaixonada pelos Beatles e pelo desenho do Pica-Pau. Odeia a sopa, o calor e a violência. Quando crescer quer ser tradutora da ONU. 
Sua família é composta por  pai (que entra em crise por conta da sua idade e vive fazendo as contas para o dinheiro chegar ao final do mês), mãe (dona de casa com estudos incompletos, considerada medíocre por Mafalda, com quem também briga por causa da sopa) e o irmão Guille (garotinho esperto que começa a perceber o mundo). Seus grandes amigos são Felipe, Manolito, Susanita, Miguelito, Libertad e Burocracia (a tartaruga que a Mafalda e o Guille ganharam do pai e tem esse nome por ser tão lenta). O ponto forte de Mafalda é ser apenas uma menina e ter a visão crítica do mundo como um adulto, mas sem seus vícios. 
CONDORITO - É um condor (ave símbolo do Chile) com forma humana, que mora na cidade fictícia de Pelotillehue e tem um cachorro de estimação chamado Washington. Ele representa de maneira caricata o latino-americano pobre mas que sempre dá um jeitinho para sobreviver trabalhando o menos possível, que é alegre e gosta de celebrar com os amigos. Nas suas tirinhas, existe sempre alguém que é alvo das piadas ou que está metido numa situação constrangedora.
GATURRO - É um gato bochechudo amarelo que vive na casa de um casal com 2 filhos que o adotou quando era bem pequenino. Costuma ir à escola e adora andar pelos telhados dos vizinhos. É muito romântico, apaixonado pela gata Ágatha e inventa muitas técnicas para conquistá-la, mas nunca consegue. Ele representa um anti-herói, sonhador e observador do mundo e da vida cotidiana.
MAITENA - Maitena Burundarena não é um personagem, mas sim uma escritora e cartunista argentina, criadora de tirinhas que retratam dilemas e agruras da mulher moderna através dos tempos, dos modismos e das mudanças de padrões de comportamento desde a década de 1960. 

 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.