Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Textos Publicitarios - Espanhol

Quer estudar Textos Publicitarios? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Espanhol que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Los textos publicitarios

Assistir aula

Os textos publicitários são veiculados pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Também podemos encontrá-los em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus e no metrô. 
A função do texto publicitário é promover um produto, um serviço ou uma ideia; para isso ele precisa convencer o interlocutor a comprar esse produto, contratar esse serviço ou adotar essa ideia que está sendo promovida. 
São textos que apresentam a função apelativa da linguagem e que estão focados no interlocutor. São textos curtos mas bastante atrativos, persuasivos e sedutores. Por isso apresentam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples, figuras de linguagem e humor. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem.

 

AULA 2

Comprensión lectora de textos publicitarios

Assistir aula

O texto publicitário é aquele que promove algo, então identificar o que está sendo promovido pelo texto será seu ponto de partida. Verifique também qual seria seu público-alvo (para quem se dirige o texto) e qual a ação se espera que esse público-alvo tome (comprar produto, contratar serviço, adotar uma ideia). Depois, perceba quais são as estratégias utilizadas no texto para convencer o interlocutor/consumidor. 
A estrutura de um texto publicitário pode variar, porém, costumam fazer parte dele:
1. Título - Geralmente escrito em letras maiores, com o objetivo de chamar a atenção do consumidor.
2. Corpo de Texto - Trata-se da mensagem ou informação que envolve os aspectos persuasivos da linguagem publicitária. Ao corpo do texto publicitário são acrescidos adjetivos, verbos no imperativo, vocativos e imagens. Tudo isso é apresentado de maneira breve, em linguagem clara e simples, utilizando, muitas vezes, uma linguagem coloquial para se aproximar do público-alvo. Sendo assim, podem incluir figuras (metáforas, metonimia, hipérbole, ironia, etc,) e vícios de linguagem (estrangeirismo, neologismos, ambiguidade, etc.).
3. Marca - A marca do produto, junto com o logotipo da empresa.
4. Contato - São as informações de contato e identificação da empresa que comercializa o produto, por exemplo, número de telefone (serviço do consumidor), e-mail, página da internet e das redes sociais (facebook, twitter, linkedIn, tumblr, dentre outros).

 

AULA 3

Tipos de publicidad

Assistir aula

Os textos publicitários são aqueles que anunciam e promovem algum produto, algum serviço ou alguma ideia. São textos em que acontece uma conversa com o leitor, tentando persuadi-lo a comprar, contratar ou se comportar de uma determinada maneira. Podemos classificar os textos publicitários em três categorias:
1. PUBLICIDADE DE PRODUTO - Nesse tipo de texto procura-se persuadir o leitor para comprar um produto. 
2. PUBLICIDADE DE SERVIÇO - Neste caso o foco é fazer o leitor contratar um serviço. 
3. PUBLICIDADE DE IDEIA/ATITUDE - Aqui o anúncio não visa transformar o leitor em consumidor, mas sim que ele adote certas posturas e práticas que são evidenciadas qualitativamente no texto. Geralmente esse tipo de texto está relacionado às campanhas de cidadania, educação e saúde.

 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.