AULA 1
Sócrates: Ética e Política
Concentra seus estudos no homem e, especialmente, em sua “alma” -psyche.
É da virtude que nascem todas as coisas boas para o homem, tanto do ponto de vista individual quanto social;
Virtude é aquilo que torna uma coisa boa ou a aperfeiçoa, tornando-a aquilo que ela deve ser;
Os verdadeiros valores não estão nas coisas exteriores, mas no conhecimento. Assim, a virtude é o conhecimento, e o vício é a ignorância;
É impossível conhecer o bem e não fazê-lo, todo mal ocorre por ignorância;
A base da virtude é o domínio de si mesmo, e o homem livre é aquele que consegue dominar seus instintos.
Nas palavras do autor,
Em suma, então, Clínias, disse eu, é de temer que, sobre a totalidade das coisas que anteriormente afirmamos serem bens, a questão não seja a respeito disto: como elas, por natureza, em si e por si mesmas, são bens; mas, segundo parece, passa-se do seguinte modo: se as dirige a ignorância, são males piores do que seus contrários, tanto mais capazes que são de servir a quem as dirige, que é mau; mas, se a inteligência e a sabedoria, são bens maiores; em si e por si mesmas, nem umas nem outras e dessas coisas têm nenhum valor. - E evidente, disse ele, segundo parece, que é assim como dizes. - O que resulta então para nós do que foi dito? Outra coisa senão o seguinte: que das outras coisas nenhuma é boa, nem má, mas estas duas coisas há, das quais uma, a sabedoria, é um bem, e outra, a ignorância, é um mal? - Ele concordou.
Sócrates, no diálogo Eutidemo, de Platão2
1Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Socrates_BM_GR1973.03-27.16.jpg
2Platão.Eutidemo. Tradução de Maura Iglesias. São Paulo e Rio de Janeiro: Loyola e Editora PUC-Rio, 2011.