
Propõe uma instrumentalização da natureza, uma explicação racional dos fenômenos e das coisas e uma mecanização, onde tudo passa a ser compreendido a partir das partes que o compõe. Sua visão mecanicista é baseada em sua divisão entreres cogitanseres extensa;
No lugar do pensamento indutivo, propõe um método dedutivo onde as experiências confirmam os princípios gerais delineados pela razão;
Desenvolve o método cartesiano, método que possibilitou o desenvolvimento tecnológico posterior. Esse método consiste nos passos de verificar as evidências, analisá-las, dividindo-as em partes menores, sintetizar essas unidades em um todo e enumerar as conclusões e princípios;
Uma de suas principais contribuições foi a geometria cartesiana, que usa a álgebra para descrever a geometria, e a base do cálculo que será desenvolvida posteriormente.
Nas palavras do autor,
E, como a multiplicidade de leis frequentemente fornece desculpas aos vícios, de modo que um Estado é muito mais bem regrado quando, tendo pouquíssimas leis, elas são rigorosamente observadas; assim, em vez desse grande número de preceitos de que a lógica é composta, acreditei que me bastariam os quatro seguintes, contanto que tomasse a firme e constante resolução de não deixar uma única vez de observá-los.
O primeiro era de nunca aceitar coisa alguma como verdadeira sem que a conhecesse evidentemente como tal; ou seja, evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e não incluir em meus juízos nada além daquilo que se apresentasse tão clara e distintamente ao meu espírito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida.
O segundo, dividir cada uma das dificuldades que examinasse em tantas parcelas quantas fosse possível e necessário para melhor resolvê-las.
O terceiro, conduzir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir pouco a pouco, como por degraus, até o conhecimento dos mais compostos; e supondo certa ordem mesmo entre aqueles que não se precedem naturalmente uns aos outros.
E, o último, fazer em tudo enumerações tão completas, e revisões tão gerais, que eu tivesse certeza de nada omitir.
Essas longas cadeias de razões, tão simples e fáceis, de que os geômetras costumam servir-se para chegar às suas mais difíceis demonstrações, levaram-me a imaginar que todas as coisas que podem cair sob o conhecimento dos homens encadeiam-se da mesma maneira, e que, com a única condição de nos abstermos de aceitar por verdadeira alguma que não o seja, e de observarmos sempre a ordem necessária para deduzi-las umas das outras, não pode haver nenhuma tão afastada que não acabemos por chegar a ela e nem tão escondida que não a descubramos.
Descartes, no livro Discurso do Método6
5Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Frans_Hals_-_Portret_van_Ren%C3%A9_Descartes.jpg
6Descartes, R.Discurso do Método. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.