AULA 1
Origens do Universo
Concepções sobre a origem
Criacionista: poderes sobrenaturais, quase sempre atribuídos às entidades divinas, deram origem ao cosmos;
Científica:a ciência utiliza observações, hipóteses e experimentos para formular teorias para explicar a origem, evolução e funcionamento do Universo.
Teorias sobre a origem
As teorias a seguir são baseadas no método científico, já que a Geografia é uma ciência, e usa esse método:
Universo em expansão:
A Via Láctea não é a única: existem bilhões de galáxias, que se movem e se afastam umas das outras, em diferentes velocidades, direções e sentidos.
Edwin Hubble foi o pioneiro dessas descobertas. Analisando os estudos de Hubble, Georges Lemaître propôs a hipótese do átomo primordial;Universo estacionário:
O Universo expande-se e, nos espaços crescentes entre as galáxias, mais matéria se forma para dar origem a nova matéria, mantendo a densidade do cosmos. Teoria questionada por boa parte da comunidade científica;Universo pulsante:
Expansão e contração contínua do Universo, que aconteceriam infinitamente no tempo. Para isso, deve haver um limite de crescimento para que haja uma implosão (“Big Crunch”,ou “Grande Implosão”);Big Bang:
George Gamow estudou os modelos de um Universo primordial desenvolvidos por Lemaître e Alexander Friedmann para propor que, em algum momento do Tempo, um Universo infinitamente pequeno e quente, entrou em colapso e se expandiu, dando origem à matéria e à energia como conhecemos.