AULA 12
População Brasileira
Assistir aula
Povoamento e colonização
Muito tempo antes da colonização europeia de base portuguesa no Brasil, um contingente significativo de pessoas já vivia pelas terras que correspondem ao atual território.
- Estudos indicam que entre um e cinco milhões de pessoas, em diferentes sociedades, nações ou povos indígenas, viviam no Brasil quando da chegada dos primeiros colonos europeus.
- O processo de invasão, por diferentes grupos e em diferentes momentos, das terras indígenas acarretou em extermínio de sociedades inteiras e no decréscimo significativo de populações nativas. Esse processo começou a ter uma reversão apenas no final do século XX.
A ocupação portuguesa e de outros povos, tendo como base a colonização brasileira, pode ser considerada como um processo lento, ocorrido a partir do litoral.
- Os ciclos econômicos (da cana-de-açúcar, do ouro, do café, da borracha, por exemplo) estimularam a ocupação de certas áreas do Brasil, mas com interiorização tímida.
Fluxos migratórios
- Fluxos de portugueses, espanhóis, holandeses, franceses, italianos e, posteriormente, outros grupos.
- Migrações forçadas, com fluxo constante de pessoas para serem escravizadas no Brasil.
- Até cinco milhões de pessoas de várias partes do continente africano (Guiné, Angola, Moçambique, Benin etc.) teriam vindo ao Brasil de forma forçada.
Retrato do Brasil
- O crescimento populacional brasileiro é relativamente constante até os anos 1950. A formação da sociedade urbano-industrial brasileira dá um impulso para as taxas de incremento da população serem mais altas.

- A urbanização brasileira é considerada como sendo recente, acompanhando a industrialização tardia do Brasil e o massivo êxodo rural, que motivou milhões de pessoas a deixarem o campo para tentar a vida nas cidades. Aglomerações urbanas, como as de São Paulo e Rio de Janeiro tornaram-se grandes metrópoles, estimuladas pela formação do parque industrial que se concentrou nessas áreas.

- Atualmente, mais de 85% dos brasileiros vivem em áreas urbanas.
- A pirâmide etária do Brasil está, atualmente, em uma fase de transição demográfica, com indicação de mudança para uma fase madura a partir de 2040. Estima-se que a população do país passe a não ter crescimento positivo por volta de 2047.



- Composição étnica: a maior parte da população brasileira é formada por pretos e pardos, segundo os dados censitários do IBGE.

- A População Economicamente Ativa do Brasil, formada por pessoas a partir de 14 anos de idade, trabalhando ou em condições para trabalhar e/ou procurando trabalho, é formada por 170 milhões de pessoas.
Na força de trabalho: 105 milhões.
Ocupada: 92 milhões.
Desocupada: 12 milhões.
- A População Economicamente Inativa do Brasil, formada por pessoas que não estão nas condições acima (por serem, por exemplo, menores de idade, incapacitadas para o trabalho por doenças crônicas ou aposentadas que não possuem uma ocupação profissional remunerada), representam 65 milhões de pessoas.
- A maior parte da população brasileira ainda está concentrada mais próxima à região litorânea, na qual existem muitas das maiores aglomerações urbanas.
- O Centro-Sul ainda é a região com maiores densidades demográficas (população relativa) e também a mais populosa. O Sudeste, por exemplo, possui cerca de 80 milhões de pessoas.
- As densidades demográficas podem variar bastante: áreas do interior do Brasil, especialmente no Centro-Oeste e no Norte, possuem valores muito inferiores aos encontrados no Sul e no Sudeste.
- A interiorização recente do povoamento em função de novas centralidades (cidades médias, por exemplo), bem como as disparidades socioeconômicas a partir do IDH, marcam as características da população brasileira.

