Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de População - Geografia

Quer estudar População? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Geografia que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Teorias Demográficas

Assistir aula

Demografia

A demografia é um dos ramos da geografia destinados às análises da dinâmica populacional.

  • Temas

    • Crescimento;

    • Estrutura etária;

    • Orientação;

    • Condições socioeconômicas.

 

Algumas teorias

  • Malthusiana:no século XVIII, influenciada pelas mudanças na Revolução Industrial

    • Alimentos:crescente em progressão aritmética;

    • População: crescente em progressão geométrica;

  • Neomalthusiana: desenvolvida no contexto do pós-II Guerra, em que se observava o elevado crescimento demográfico em vários países

    • Crescimento da pobreza:associado ao crescimento da população;

    • Maior número de jovens: necessidade de investimentos considerados não-produtivos (educação e saúde, por exemplo);

  • Reformista/marxista:o crescimento populacional elevado é associado à pobreza

    • Necessidade de políticas públicas;

  • Transição demográfica: relacionada às diferentes etapas do crescimento populacional

    • Fase inicial, transição demográfica e fase madura.

AULA 2

População Absoluta e População Relativa

Assistir aula

População em crescimento

O número de seres humanos ultrapassou a marca de 7 bilhões de indivíduos em 2011, segundo dados da ONU.

  • Ásia:maior concentração;

  • América:900 milhões de habitantes;

  • Evolução: levamos cerca de 200 mil anos para atingir um bilhão de pessoas (cerca de 1800), e apenas 200 anos para chegar a sete bilhões;

  • Movimento de cargas: 95% das cargas passam pelas estradas;

  • Pessoas: 60% do movimento das estradas é destinado ao trânsito de pessoas em diferentes modais.

 

População e distribuição

  • Absoluta:total de habitantes em um território;

  • Relativa:densidade demográfica de um território (média do número de habitantes por km²);

  • Brasil: 203 milhões de habitantes (população absoluta) e23,84 habitantes/km² (população relativa)

    • 203.000.000 (população absoluta) ÷ 8.515.767 km² (área)  = 23,84 hab./km² (densidade demográfica).

AULA 3

Tipos de Estrutura de População

Assistir aula

Análise de grupos

Como as pessoas possuem vários aspectos singulares que marcam a diversidade humana, as análises populacionais são feitas, especialmente, através da classificação em grupos, considerando alguns fatores.

  • Condições socioeconômicas;

  • Crescimento, evolução, distribuição;

  • Políticas públicas.

 

Alguns tipos de classificação

  • Faixa etária: idades e fases da vida;

  • Sexo: homens e mulheres;

  • Condições socioeconômicas/classes sociais:

    • Renda;

    • IDH/Coeficiente de Gini.

 

Meios de análises populacionais

  • Tabelas;

  • Gráficos.

AULA 4

Estrutura da População: Crescimento Vegetativo

Assistir aula

Como saber se a população cresce ou diminui?

  • Crescimento vegetativo natural:

Taxa de natalidade – taxa de mortalidade

  • Saldo migratório:

Taxa de imigração – taxa de emigração

 

Interferências sob o crescimento

  • Queda/aumento da natalidade;

  • Queda/aumento da mortalidade;

  • Êxodo rural/êxodo urbano;

  • Padrões socioeconômicos;

  • Distribuição de renda;

  • Conflitos.

AULA 5

Estrutura da População: Taxa de Natalidade e Taxa de Mortalidade

Assistir aula

Crescimento e redução

Ao longo do tempo, a população pode passar por modificações em sua estrutura e na quantidade de indivíduos, em função de interferências.

 

Natalidade

Mortalidade
 

Mortalidade infantil

Número de crianças que morrem na faixa etária de menos de um ano de idade completo.     
 

AULA 6

Estrutura da População: Pirâmides Etárias

Assistir aula

Gráficos

A análise de gráficos é um dos métodos mais úteis para analisar e comparar diferentes estruturas e comportamentos nos ritmos de crescimento da população. Os dados dos gráficos de pirâmides etárias possuem:

  • Sexo:masculino e feminino;

  • Idade: dividida em grupos de faixas etárias.

 

Pirâmides e situação demográfica

  • Fase inicial:base larga e topo estreito

    • Grande número de crianças;

    • Baixo percentual de pessoas em idade mais avançada;

  • Transição demográfica:região intermediária mais alargada

    • Grande número de jovens adultos;

    • Aumento no número de pessoas em idade mais avançada;

  • Fase madura/avançada:base mais estreita e topo mais largo

    • Maior número de adultos em idade mais madura;

    • Maior número de pessoas em idade mais avançada.

AULA 7

População Economicamente Ativa (PEA)

Assistir aula

Habilitadas para o trabalho

A População Economicamente Ativa (PEA) é composta por pessoas que podem executar funções remuneradas.

  • Empregadas ou desempregadas;

  • A partir dos 15 anos de idade (pode haver variações, que dependem dos critérios de cada órgão ou instituição de pesquisa);

  • No Brasil: estimada em mais de 100 milhões de pessoas.

 

Onde podem trabalhar?

  • Setor primário;

  • Setor secundário;

  • Setor terciário

    • Obs: setor terciário é diferente de terceiro setor.

 

Desemprego

  • Estrutural:falta de políticas de emprego e excesso de pessoas no setor primário;

  • Tecnológico:substituição de trabalhadores e mecanização;

  • Conjuntural:cíclico (situação econômica);

  • Temporário:trabalho sazonal;

  • Friccional:mudança de emprego.

 

Fenômenos do desemprego

  • Informalidade;

  • Terceirização.

AULA 8

Indicadores Sociais (IDH)

Assistir aula

Desenvolvimento humano

Os indicadores de desenvolvimento humano têm o objetivo de medir e avaliar o bem-estar e a qualidade de vida das populações, utilizando como critérios, principalmente:

  • Educação;

  • Saúde;

  • Renda;

  • Mais próximo de zero (0,000): menos desenvolvido;

  • Mais próximo de um (1,000): mais desenvolvido.

 

Mudanças em alguns critérios

  • Educação: anos de estudo e expectativa de anos de estudo;

  • Renda:a partir da Renda Nacional Bruta (RNB);

  • Brasil:79º IDH mundial (2014), com IDH de 0,744

    • Noruega: 0,944 (1º);

    • Níger: 0,337 (187º).

AULA 9

Indicadores Sociais (Coeficiente de Gini)

Assistir aula

Inverso ao IDH

  • Mais próximo de zero (0,000): melhor distribuição de renda (distribuição igualitária de renda);

  • Mais próximo de um (1,000): pior distribuição de renda (renda muito concentrada).

 

Diferenças entre IDH e Coeficiente de Gini

  • IDH:desenvolvimento socioeconômico;

  • Gini:equidade baseada especialmente na distribuição de renda.

AULA 10

População: Exercícios

Assistir aula

.

AULA 11

População Mundial

Assistir aula

Crescimento populacional: ritmos diferentes

Estudos estimam que os primeiros seres humanos derivados de outros hominídeos apareceram há cerca de 300 mil anos. O ritmo de crescimento foi relativamente constante, intercalando momentos de aumento com decréscimos significativos.

  • Desde o início da existência humana, é possível que até cem bilhões de pessoas já tenham vivido na Terra.
  • No primeiro ano da Era Cristã, estimativas indicam que algo entre 180 e 300 milhões de pessoas vivam no mundo.
  • Por volta de 1800, atingimos a marca de um bilhão de habitantes.

    A Primeira Revolução Industrial impulsionou a formação de uma sociedade urbano-industrial, que cresceu aceleradamente a partir de 1750.

Fenômenos demográficos

  • Projeções para 2050 indicam que a população mundial poderá ter cerca de 10 bilhões de habitantes.

  • A Ásia e a África, nesse momento, serão os continentes mais populosos.
  • A mortalidade mundial tem apresentado tendência de queda, devido às mudanças na medicina, na tecnologia e nos padrões de vida.

  • A população mundial, em consequência do aumento da expectativa de vida, da redução da mortalidade e do menor crescimento vegetativo, terá uma pirâmide etária que indica o envelhecimento populacional e tendências de redução do número de habitantes em várias partes do mundo.

  • O crescimento da população é mais intenso em algumas partes do mundo nas quais o crescimento vegetativo continua mais elevado.
  • Processos intensos de urbanização, como a formação de metrópoles e megalópoles, têm contribuído para esse crescimento. Nas próximas décadas, teremos mais áreas urbanas com milhões de habitantes.

AULA 12

População Brasileira

Assistir aula

Povoamento e colonização

    Muito tempo antes da colonização europeia de base portuguesa no Brasil, um contingente significativo de pessoas já vivia pelas terras que correspondem ao atual território.

  • Estudos indicam que entre um e cinco milhões de pessoas, em diferentes sociedades, nações ou povos indígenas, viviam no Brasil quando da chegada dos primeiros colonos europeus.
  • O processo de invasão, por diferentes grupos e em diferentes momentos, das terras indígenas acarretou em extermínio de sociedades inteiras e no decréscimo significativo de populações nativas. Esse processo começou a ter uma reversão apenas no final do século XX.

    A ocupação portuguesa e de outros povos, tendo como base a colonização brasileira, pode ser considerada como um processo lento, ocorrido a partir do litoral.

  • Os ciclos econômicos (da cana-de-açúcar, do ouro, do café, da borracha, por exemplo) estimularam a ocupação de certas áreas do Brasil, mas com interiorização tímida.

Fluxos migratórios

  • Fluxos de portugueses, espanhóis, holandeses, franceses, italianos e, posteriormente, outros grupos.
  • Migrações forçadas, com fluxo constante de pessoas para serem escravizadas no Brasil.
  • Até cinco milhões de pessoas de várias partes do continente africano (Guiné, Angola, Moçambique, Benin etc.) teriam vindo ao Brasil de forma forçada.

Retrato do Brasil

  • O crescimento populacional brasileiro é relativamente constante até os anos 1950. A formação da sociedade urbano-industrial brasileira dá um impulso para as taxas de incremento da população serem mais altas.

  • A urbanização brasileira é considerada como sendo recente, acompanhando a industrialização tardia do Brasil e o massivo êxodo rural, que motivou milhões de pessoas a deixarem o campo para tentar a vida nas cidades. Aglomerações urbanas, como as de São Paulo e Rio de Janeiro tornaram-se grandes metrópoles, estimuladas pela formação do parque industrial que se concentrou nessas áreas.

  • Atualmente, mais de 85% dos brasileiros vivem em áreas urbanas.
  • A pirâmide etária do Brasil está, atualmente, em uma fase de transição demográfica, com indicação de mudança para uma fase madura a partir de 2040. Estima-se que a população do país passe a não ter crescimento positivo por volta de 2047.


  • Composição étnica: a maior parte da população brasileira é formada por pretos e pardos, segundo os dados censitários do IBGE.

  • A População Economicamente Ativa do Brasil, formada por pessoas a partir de 14 anos de idade, trabalhando ou em condições para trabalhar e/ou procurando trabalho, é formada por 170 milhões de pessoas.

Na força de trabalho: 105 milhões.
Ocupada: 92 milhões.
Desocupada: 12 milhões.

  • A População Economicamente Inativa do Brasil, formada por pessoas que não estão nas condições acima (por serem, por exemplo, menores de idade, incapacitadas para o trabalho por doenças crônicas ou aposentadas que não possuem uma ocupação profissional remunerada), representam 65 milhões de pessoas.
  • A maior parte da população brasileira ainda está concentrada mais próxima à região litorânea, na qual existem muitas das maiores aglomerações urbanas.
  • O Centro-Sul ainda é a região com maiores densidades demográficas (população relativa) e também a mais populosa. O Sudeste, por exemplo, possui cerca de 80 milhões de pessoas.
  • As densidades demográficas podem variar bastante: áreas do interior do Brasil, especialmente no Centro-Oeste e no Norte, possuem valores muito inferiores aos encontrados no Sul e no Sudeste.
  • A interiorização recente do povoamento em função de novas centralidades (cidades médias, por exemplo), bem como as disparidades socioeconômicas a partir do IDH, marcam as características da população brasileira.


 

 

 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login