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Resumo de Transporte - Geografia

Quer estudar Transporte? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Geografia que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Características no Brasil

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Eixos de desenvolvimento

A evolução dos transportes no país acompanhou o desenvolvimento dos ciclos econômicos e a formação da rede urbana brasileira.

 

Fatores de formação

  • Grande extensão territorial:a densidade e a qualidade das opções de transporte têm variações no país em função do histórico de ocupação e ao desenvolvimento econômico;

  • Dinâmica da ocupação:associada ao processo de interiorização do país;

  • Interiorização do povoamento.

 

Principais características

  • Elevada dependência do transporte rodoviária;

  • Falta de integraçãoentre diferentes meios (modais) de transporte;

  • Custos de frete elevados;

  • Regiões deficientesde opções de transportes.

AULA 2

Características no Mundo

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A formação da matriz de transportes, envolvendo o conjunto dos modais de transporte, recebe a influência de alguns fatores:

  • Infraestrutura: considera a presença de modais mais modernos, eficientes, com maior ou menor densidade.
  • Custos: de acordo com o valor do frete, ou seja, dos valores  necessários para pagar pelo transporte de mercadorias ou pessoas.
  • Distância.
  • Tempo.

Matriz mundial: modais

Rodoviário

  • Mais de 35 milhões de km.

Ferroviário

  • 2,946 bilhões de passageiros (2013)
  • 4,4 bilhões de toneladas (2013).
  • 1,052 milhão de km de extensão (2016).

Hidroviário

  • Tráfego de contêineres: 752 milhões de TEU (Unidade Equivalente a Vinte Pés) (2017).

Aéreo

  • 3,98 bilhões de passageiros (2017).
  • 213,6 bilhões de toneladas (2017).
     

AULA 3

Rodoviário

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Características gerais

  • Rede de estradas:cerca de 1 milhão de quilômetros, incluindo caminhos asfaltados, de terra e outros tipos, em ambientes urbanos e rurais;

  • Movimento de cargas:95% das cargas passam pelas estradas;

  • Pessoas:60% do movimento das estradas é destinado ao trânsito de pessoas em diferentes modais;

  • Desequilíbrios regionais;

  • Deficiências nas articulações(falta de opções intermodais, por exemplo).

 

Tipos de rodovias

  • Estaduais;

  • Federais:

    • Radiais;

    • Longitudinais;

    • Transversais;

    • Diagonais;

    • De ligação;

    • De integração.

AULA 4

Ferroviário

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Brasil nos trilhos

As ferrovias foram importantes para a integração nacional e o desenvolvimento econômico.

  • 1854: início do modal ferroviário no Brasil;

  • Ligações com o ciclo econômico do café.

 

Malha ferroviária

  • Ápice:chegou a possuir mais de 35 mil km de ferrovias;

  • Sucateamento:mudanças nas políticas do sistema de transportes;

  • Privatizações: tentativas para aumentar os investimentos no setor ferroviário.

    • Prioridades para o transporte de cargas.

AULA 5

Aéreo

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Deslocamentos rápidos

Fatores positivosFatores negativos (encarecem o transporte)
EficienteCustos
SeguroOperação
RápidoMonitoramento
Moderno 
  • Muitas pistas:mais de 4 mil aeródromos e campos de pouso (2º do mundo).

 

Usos mais comuns

  • Cargas comuns;

  • Cargas especiais;

  • Passageiros;

  • Serviços de entrega/logística.

 

Operação no Brasil

  • Infraero:operação de aeródromos;

  • Aeronáutica: monitoramento;

  • Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC):regulação de serviços da aviação civil;

  • Cindacta:sistemas de controle regionais para o monitoramento de aeronaves.

AULA 6

Marítimo

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Em águas agitadas

Embarcações que cruzam mares, oceanos e até alguns cursos de água doce.

  • Cabotagem:pela costa;

  • Longo curso: entre o Brasil e outros países.

 

Vantagens

  • Grande capacidade;

  • Transporta grandes quantidades de cargas;

  • Custo mais baixo que outros modais;

  • Pode transportar diferentes tipos de cargas.

 

No Brasil

  • Necessidade de infraestrutura portuária:

    • Portos intermodais;

    • Operação moderna e eficiente.

AULA 7

Hidrovias

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Em águas doces

Aproveita os cursos d’água do continente.

  • Hidrovias/rios: cerca de 15% do fluxo;

  • Para portos fluviais ou marítimos.

 

Potencial

Vários rios navegáveis.

  • Eclusas: permitem transpor diferentes altitudes.

 

Principais hidrovias

  • Tietê-Paraná;

  • Madeira;

  • São Francisco;

  • Tocantins-Araguaia.

AULA 8

Intermodalidade e Corredores de Exportação

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Transporte intermodal

Diferentes meios de transporte (tráfego misto).

  • Diferentes pontos de conexão.

 

Facilidade

Integração de diferentes áreas.

  • Complementação: terminais de cargas, portos secos.

 

Corredores

  • Zonas portuárias;

  • Rodovias;

  • Ferrovias;

  • Hidrovias.