Resumo de Estratégias para Interpretação de Textos - Gramática

Quer estudar Estratégias para Interpretação de Textos? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Gramática que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Estratégia de Leitura para a Compreensão do Texto

Assistir aula

Ler estrategicamente é diferente de ler rápido.

Ler rápido pode nos levar a:

  • Perder informações importantes
  • Não compreender as ideias
  • Inverter o sentido do que foi exposto


Ler estrategicamente significa:

  • Focar nas informações necessárias, sem se apegar a minúcias que podem levar a gasto desnecessário de tempo, como em significados de palavras isoladas que desconheça. Compreenda o contexto geral.
  • Saber onde procurar as informações, captando o essencial de cada parágrafo.
  • Compreender a ideia principal do texto.
  • Identificar as palavras-chave.

Além de tudo isso, uma leitura só é eficaz quando praticada. Tenha o hábito de ler. Sempre. Isso melhorará, inclusive, sua capacidade de concentração. 

É preciso também atentar-se à sinalização estrutural, que tem a ver com a parte gramatical do texto. Saber identificar a ligação entre os parágrafos, analisando se estes se complementam, se contrariam, etc., através da análise das conjunções que os iniciam, por exemplo, é peça chave para a compreensão das ideias expostas.

E não basta interpretar o texto corretamente, mas também o enunciado das questões. Uma interpretação incorreta do que o exercício está pedindo certamente levará ao erro, por mais que a leitura do texto tenha seguido todas as dicas apresentadas.

AULA 2

Tipos de Questão: Ideia Principal

Assistir aula

Para resolver as questões que se centram na ideia principal do texto é preciso entendê-lo como um todo, sem apego a particularidades. Nesse caso nos depararemos com enunciados do tipo:

  • qual das alternativas resumo melhor a ideia do texto?
  • qual dos seguintes títulos pode ser mais apropriado para o conteúdo deste texto?
  • o texto pode ser melhor descrito por qual alternativa?
  • assinale a alternativa correta (ou incorreta) em relação ao assunto do texto.

Para interpretar esse tipo de questão é importante desenvolver a habilidade de leitura estratégica, exposta na aula anterior. Outra dica é, após a leitura geral do texto, caso ainda não tenha ficado clara a ideia principal, reler o primeiro e último parágrafo e articulá-los, já que nestes estão presentes a introdução e a conclusão do assunto, respectivamente, auxiliando no entendimento da ideia principal.

AULA 3

Tipos de Questão: Ideia de Suporte

Assistir aula

Ao contrário das questões baseadas na ideia principal do texto, que vimos anteriormente, as questões centradas nas ideias de suporte têm a ver com informações mais específicas presentes no texto, exigindo uma leitura mais focada em cada trecho. Assim, os enunciados dessas questões ressaltarão partes determinadas do texto, e, nesse caso, a dica éler o enunciado antes do texto, para que no momento da leitura já foquemos na informação solicitada na questão, e poupemos tempo na hora da prova.

AULA 4

Tipos de Questão: Inferência

Assistir aula

Inferência tem a ver com a conclusão, com a lógica do texto. Dessa maneira, esse tipo de questão estará ligado à conclusão que podemos tirar de determinado trecho ou do texto como um todo. Tanto é que na maioria das vezes o enunciado trará algo como “de acordo com o texto podemos concluir que...”.

Para responder a essas questões é importante uma leitura focada e muita atenção, visto que na maioria das vezes há alternativas muito semelhantes, que podem gerar confusão na hora da resolução. Assim, responder questões sobre inferência consiste na leitura dos trechos do texto e da descoberta das afirmações corretas sobre eles, presentes nas alternativas. 

Mas atenção: essa descoberta das afirmações corretas sobre eles também pode conter armadilhas. Muitas vezes tendemos a fazer suposições com base em nossos conhecimentos prévios, em vez de nos centrar apenas no que consta no texto. Essa utilização do conhecimento prévio em questões de inferência pode induzir ao erro. A alternativa correta deverá estar ligada às informações claramente contidas no texto, apenas.

AULA 5

Tipos de Questão: Lógica Estrutural

Assistir aula

O texto narrativo conta uma história, seja ela real ou Nesse tipo de questão devemos analisar a estrutura do texto, ou seja, adivisão dos parágrafos, o que está contido em cada um deles etc. Para isso, é recomendada primeiramente uma leitura geral, para entendimento do texto como um todo, seguida de uma leitura focada, a fim de compreender cada parágrafo mais especificamente. Devemos nos atentar à coesão, à coerência, e à forma como cada parágrafo é iniciado, ou seja, às sinalizações estruturais, feitas principalmente por meio dos conectivos.

AULA 6

Tipos de Questão: Estilo e Tom

Assistir aula

Esse tipo de questão exige que foquemos na forma como o autor se expressa no texto, captando seu tom, que pode ser, por exemplo, de indignação, agressividade, entusiasmo, entre outros. O tom não é uma informação explícita, e por isso requer atenção às exclamações, às argumentações, ao título, aos conectivos etc.

AULA 7

Tipos de Questão: Informação Aplicada

Assistir aula

As questões sobre informação aplicada consistem em pegarmos uma informação contida num texto e aplica-la noutro contexto. Essa informação não estará explícita, e testará nossa habilidade de realizar intertextualidade, reconhecendo ideias semelhantes em textos diferentes.

AULA 8

Tipos de Questão: A Arte da Resposta Errada

Assistir aula

Muitas vezes ficamos em dúvida entre duas alternativas na hora de resolver o exercício, e acabamos assinalando justamente a incorreta.

É necessária uma leitura atenta das alternativas que geraram a dúvida, para que assim consigamos enxergar a incorreção contida numa delas, já que apenas uma das alternativas deve ser incontestavelmente correta, ao contrário das demais, que possuirão algum elemento, por menor que seja, que as torne inaceitáveis.

Para identificar as alternativas erradas, devemos eliminar, por exemplo:

  • Alternativas aparentemente certas, mas que contêm informações adicionais que não estão no texto;
  • Alternativas que têm a ver com o texto, mas que ou são muito vagas ou não condizem exatamente ao trecho questionado no enunciado;
  • Alternativas que citam partes realmente contidas no texto, mas não as que se referem ao que é solicitado no enunciado.
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login