Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Estudo dos Gêneros Digitais - Gramática

Quer estudar Estudo dos Gêneros Digitais? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Gramática que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

O Suporte Textual em Gêneros Digitais

Assistir aula

A evolução do mundo digital possibilitou novos tipos de textos. No entanto, esses textos não são totalmente novos, eles evoluíram de suportes já existentes, mas com as adaptações voltadas à sua realidade específica. Dessas adaptações, podem -se destacar:

  • Traços típicos da fala;
  • Frases curtas
  • Abreviações

Essas características estão associadas à ideia de que esses gêneros estão em um suporte que fornece e exige praticidade e rapidez.

AULA 2

A Caracterização dos Interlocutores na Comunicação Tecnológica

Assistir aula

Assim como os demais processos de comunicação, nos gêneros digitais também há a presença de interlocução, que, muitas vezes, dependendo do contexto, é explícita, principalmente nas redes sociais. Nesse ambiente, é comum os interlocutores trocarem de papel durante o diálogo, assumindo a função de leitor e simultaneamente de escritor.

Para identificar quem é o autor do texto, um dos mecanismos possíveis é a análise das variações linguísticas presentes no discurso, verificando marcas de linguagem que podem representar fatores como: idade, região, profissão.

 

AULA 3

Os Recursos Linguísticos e os Gêneros Digitais

Assistir aula

Devido à rapidez da comunicação no meio digital,  a linguagem assume características específicas da escrita eletrônica. Alguns dos aspectos desse tipo de linguagem que se pode identificar são:

  • redução drástica dos sinais de pontuação
  • alterações ortográficas
  • excesso de abreviações
  • uso de maiúsculas

Esses aspectos mostram o quanto a linguagem se adequa à situação de comunicação e ao suporte, alterando, inclusive, as regras comuns da norma padrão. Apesar dessas adaptações serem, muitas vezes, consideradas desvios às regras, a comunicação acontece e, portanto, é eficiente.  Mas, essa eficiência apenas se desenvolve dentro do contexto específico. Em situações formais, mesmo no ambiente virtual, a norma culta deve prevalecer.

 

AULA 4

A Função Social das Novas Tecnologias

Assistir aula

Caracterizada como sociedade da informação, a comunicação, nessa era, ocorre de forma rápida, instantânea e prática, além de permitir interligação entre os indivíduos. Dessa forma, os hábitos cotidianos se alteram, tornando os indivíduos agentes comunicadores.

            Nesse processo de transformação, nota-se o aspecto negativo de afastamento das relações pessoais, mas, ao mesmo tempo, é notório também o enriquecimento cultural, por ter contato com a pluralidade de informações, inclusive, vinda de pessoas de lugares diferentes e distantes, que as tecnologias conseguem aproximar.