Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Estudo dos Gêneros Digitais - Gramática

Quer estudar Estudo dos Gêneros Digitais? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Gramática que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

O Suporte Textual em Gêneros Digitais

Assistir aula

A evolução do mundo digital possibilitou novos tipos de textos. No entanto, esses textos não são totalmente novos, eles evoluíram de suportes já existentes, mas com as adaptações voltadas à sua realidade específica. Dessas adaptações, podem -se destacar:

  • Traços típicos da fala;
  • Frases curtas
  • Abreviações

Essas características estão associadas à ideia de que esses gêneros estão em um suporte que fornece e exige praticidade e rapidez.

AULA 2

A Caracterização dos Interlocutores na Comunicação Tecnológica

Assistir aula

Assim como os demais processos de comunicação, nos gêneros digitais também há a presença de interlocução, que, muitas vezes, dependendo do contexto, é explícita, principalmente nas redes sociais. Nesse ambiente, é comum os interlocutores trocarem de papel durante o diálogo, assumindo a função de leitor e simultaneamente de escritor.

Para identificar quem é o autor do texto, um dos mecanismos possíveis é a análise das variações linguísticas presentes no discurso, verificando marcas de linguagem que podem representar fatores como: idade, região, profissão.

 

AULA 3

Os Recursos Linguísticos e os Gêneros Digitais

Assistir aula

Devido à rapidez da comunicação no meio digital,  a linguagem assume características específicas da escrita eletrônica. Alguns dos aspectos desse tipo de linguagem que se pode identificar são:

  • redução drástica dos sinais de pontuação
  • alterações ortográficas
  • excesso de abreviações
  • uso de maiúsculas

Esses aspectos mostram o quanto a linguagem se adequa à situação de comunicação e ao suporte, alterando, inclusive, as regras comuns da norma padrão. Apesar dessas adaptações serem, muitas vezes, consideradas desvios às regras, a comunicação acontece e, portanto, é eficiente.  Mas, essa eficiência apenas se desenvolve dentro do contexto específico. Em situações formais, mesmo no ambiente virtual, a norma culta deve prevalecer.

 

AULA 4

A Função Social das Novas Tecnologias

Assistir aula

Caracterizada como sociedade da informação, a comunicação, nessa era, ocorre de forma rápida, instantânea e prática, além de permitir interligação entre os indivíduos. Dessa forma, os hábitos cotidianos se alteram, tornando os indivíduos agentes comunicadores.

            Nesse processo de transformação, nota-se o aspecto negativo de afastamento das relações pessoais, mas, ao mesmo tempo, é notório também o enriquecimento cultural, por ter contato com a pluralidade de informações, inclusive, vinda de pessoas de lugares diferentes e distantes, que as tecnologias conseguem aproximar.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login