Resumo de Fundamentos de Interpretação de Textos - Gramática

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AULA 1

Leitura e Conhecimento Prévio

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Muitas vezes a interpretação de um texto exige um conhecimento prévio do leitor, gerando uma interação entre o que está escrito e a bagagem que ele já traz consigo.

Esse conhecimento prévio advém de fatores como a profissão do leitor, seu nível econômico, base familiar, nível de escolaridade, grupo de amigos, viagens que fez, filmes e programas de TV que assistiu, livros que leu, peças de teatro que viu, entre outros.

Esses fatores se subdividem em três categorias de conhecimento:

  • Conhecimento linguístico: domínio do idioma, gramática, semântica...
  • Conhecimento textual: diferenciação dos gêneros textuais, como narrativo, descritivo, dissertativo...
  • Conhecimento de mundo: cultura geral adquirida ao longo do tempo.

AULA 2

A Importância do Contexto

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Na interpretação de um texto é muito importante conhecer o contexto em que ele foi escrito, já que este corresponde ao momento de sua produção, às situações externas que podem ter influenciado o autor, ou seja, à totalidade das informações que circundam o texto.

  • As informações relacionadas ao MOMENTO da produção correspondem ao CONTEXTO HISTÓRICO;
  • As informações ligadas ao LOCAL de produção dizem respeito ao CONTEXTO GEOGRÁFICO;
  • O CONTEXTO LITERÁRIO é determinado pela ESCOLA LITERÁRIA à qual o texto pertence;
  • E há, ainda, o CONTEXTO EMOCIONAL, determinado pelos sentimentos do autor no momento em que escreveu o texto.

O desconhecimento do contexto pode gerar uma interpretação vaga, ou até mesmo incorreta.

AULA 3

Informações Implícitas

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Informações explícitas

Apresentadas claramente, nitidamente no texto.

 

Informações implícitas

Apresentadas de maneira indireta, subentendida, sendo decifráveis a partir de alguns indicadores, geralmente gramaticais, que podem ser:

  • Conjugação verbal
  • Classificação das conjunções
  • Classificação dos advérbios
  • Adjetivos
  • Classificação de orações subordinadas
  • Imagens que acompanhem um texto ou enunciado de questão

AULA 4

Denotação e Conotação

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Denotação – ou sentido denotativo – é a palavra apresentada em seu sentido original, impessoal, da forma como aparece no dicionário.

Ex: A garotinha pintou a cara com tintas coloridas.

 

Conotação – ou sentido conotativo – é a palavra apresentada com outro significado, passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que estiver inserida.

Ex: Aquele cara é novo no bairro.

AULA 5

Tipos de Texto: Narração

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O texto narrativo conta uma história, seja ela real ou imaginária. A narração é composta por alguns elementos:

Personagens, dentre os quais pode ou não estar inserido o narrador, que estão situados num determinado espaço e tempo. Esse tempo pode ser cronológico, quando segue o curso das horas, possuindo uma linearidade; ou psicológico, quando está ligado aos pensamentos, às lembranças das personagens ou do narrador.

Quanto ao narrador, que está diretamente ligado ao tipo de discurso contido no texto, podemos ter:

Narrador Personagem

  • 1ª pessoa
  • Discurso direto
  • Narrador também participa da história

 

Narrador Observador

  • 3ª pessoa
  • Discurso indireto
  • Narrador apenas observa e conta a história, sem participar dela

 

Narrador Onisciente

  • Mescla de 1ª e 3ª pessoa
  • Discurso indireto livre
  • O narrador conta a história, mas em determinados momentos sua voz é alternada com a das personagens

AULA 6

Tipos de Texto: Dissertação

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O texto dissertativo consiste na exposição de ideias e opiniões sobre determinado assunto. Para a realização dessa exposição o autor pode fazer uma análise do assunto, uma comparação com ideias de outros autores ou, também, questionamentos acerca de outras opiniões a respeito do assunto. Tudo isso compõe a fundamentação de ideias do autor do texto.

Na interpretação de textos dissertativos é importante observar as ideias nas quais o autor se baseou para expor sua opinião, analisando os argumentos que ele usa para comprova-la.

Além disso, devemos ter em mente a estrutura de uma dissertação, que facilitará a busca por informações importantes dentro do texto:

  • Introdução: onde é apresentada a tese do texto, a ideia geral que ele contém.
  • Desenvolvimento: onde se encontra a fundamentação de ideias.
  • Conclusão: onde o autor retoma a ideia principal do texto fazendo suas considerações finais sobre ela.

AULA 7

Tipos de Texto: Argumentação

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Entende-se o texto argumentativo como componente de um texto dissertativo, já que para fundamentar ideias e opiniões utilizamos, principalmente, argumentos, que têm por objetivo persuadir o leitor. Para essa persuasão podem ser usados exemplos, estatísticas, comparações etc., que darão consistência à argumentação.

Para interpretar um texto argumentativo é fundamentar termos em mente que um argumento é um conjunto de proposições interligadas entre si. Essas proposições podem ser entendidas como provas de meu ponto de vista sobre o assunto. Tais provas recebem o nome de premissas, que resultam numa conclusão sobre o tema tratado. A conclusão também pode ser chamada de inferência. Sendo assim, sempre devemos lembrar que o texto argumentativo é composto por um conjunto de premissas que resultam numa inferência.

AULA 8

Tipos de Texto: Descrição

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O texto descritivo tem por objetivo caracterizar ou representar algo ou alguém. As descrições são constantemente componentes dos outros tipos de texto, principalmente do narrativo, e contribuem para situar o leitor na história.

Para essa caracterização são expostos elementos que distinguem o ser em questão dos demais. Essa descrição pode ser:

  • Subjetiva: baseada na opinião pessoal de quem está descrevendo.
  • Objetiva: sem interferência da opinião pessoal de quem descreve, imparcial.

No momento da interpretação de um texto descritivo é preciso atentar-se ao tipo de descrição presente e ao que o enunciado do exercício está pedindo, para que não se confunda uma descrição pessoal com uma imparcial, objetiva.

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