Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Antiguidade Clássica - Grécia - História

Quer estudar Antiguidade Clássica - Grécia? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de História que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Aspectos Geográficos: Grécia

Assistir aula

 

  • Sul da Península Balcânica (entre os mares Jônico e Egeu

  • Ilhas do Mar Egeu

  • Costa da Ásia Menor (atual Turquia)

  • Relevo montanhoso/solo rochoso = poucas terras férteis

  • Litoral recortado

AULA 2

Período Pré-Homérico: Povoamento

Assistir aula

➥ século XX ao século XII a. C.

  • Pelágios (4500 - 3000 a. C.): assimilados pelos invasores 

  • Migrações de povos indo-europeus (a partir de 2000 a. C.):

    • jônios

    • aqueus

    • eólios

  • Fundação deMicenas(pelos aqueus) + conquista deCreta: formação  dacivilização creto-micênica(1450 - 1200 a.C.)

  • Conquista de Tróia pelos aqueus (Guerra de Tróia: entre 1300 e 1200 a. C.)

AULA 3

Período Pré-Homérico: Primeira Diáspora Grega

Assistir aula

século XX ao século XII a. C.

  • Invasão dosdórios(1200 a.C.) tem como principais consequências:

    • destruição da civilização creto-micênica

    • Primeira Diáspora Gregalevando à colonização das seguintes áreas:

      • Ilhas do Mar Egeu

      • interior da Grécia 

      • costa da Ásia Menor

 

AULA 4

Período Homérico: Formação dos Genos

Assistir aula

➥ século XII ao século VIII a. C.


Fonte de informações do período:IlíadaeOdisseia(poemas épicos atribuídos a Homero)

Formação do genos

  • Unidade econômica, social, política e religiosa

  • União por laços de parentesco

  • Culto aos antepassados

  • Líder: pater família (o mais velho do genos com poder baseado na experiência)

  • Propriedade coletiva = sociedade igualitária 

AULA 5

Período Homérico: Crise dos Genos e Diáspora Grega

Assistir aula

Fatores da crise e desintegração dos genos

  • ↑ População

  • Terras férteis =produção

 

Consequências da desintegração dos genos

  • Surgimento da propriedade privada

  • Aparecimento das classes sociais

  • Segunda Diáspora Grega

    • colonização do norte da África, do sul da atual França (Nice e Marselhe), do sul da Península Ibérica e do sul da Península  Itálica (Magna Grécia)

    • colonização das margens do Mar Negro (Bizâncio)

  • Surgimento dascidades-estado (polis)

 

AULA 6

Período Arcaico: Esparta - Localização

Assistir aula

século VIII ao século VI a. C.

Aspectos geográficos

  • Península do Peloponeso (planície da Lacônia) + Messênia

  • Isolada entre as montanhas (sem saída para o mar)

  • Esparta foi fundada pelos invasoresdóriosno século IX a. C.

AULA 7

Período Arcaico: Esparta - Sociedade e Economia

Assistir aula

Sociedade

  • Esparciatas: aristocracia guerreira (grupo dominante) descendentes dos invasores dórios

  • Periecos: comerciantes, artesãos e camponeses sem direitos políticos (ocupavam as terras periféricas, menos férteis)

  • Hilotas servos/escravos (propriedade do Estado e sem direitos políticos)

 

Economia

  • Agricultura (trigo, cevada, vinhedos e oliveiras) 

  • Pastoreio

  • Escravismo

AULA 8

Período Arcaico: Esparta - Política

Assistir aula

Política

  • Oligarquia esparciata militarista (aristocracia militarista)

  • Gerúsia:conselho dos anciãos (+ 60 anos) =poder (gerontocracia)

    • 28 cidadãos (esparciatas) com + 60 anos

    • cargo vitalício

    • tribunal superior

    • elaboração das leis

  • Diarquia: 2 reis em tempos de guerra (também participavam da Gerúsia)

    • 1 rei com poder religioso

    • 1 rei com poder militar

  • Ápela= assembleia dos cidadãos

    • esparciatas entre 30 e 60 anos

    • elegia os gerontes

    • caráter consultivo (geralmente confirmava as decisões da Gerúsia)

AULA 9

Período Arcaico: Esparta - Cultura

Assistir aula

Elmo de um guerreiro espartano

Cultura

  • Militarismo: disciplina, resistência, formação física e patriotismo.

  • Laconismo: hábito de falar o mínimo possível. Reforçava a disciplina entre os esparciatas e evitava contestações à estrutura vigente.

  • Xenofobia: aversão aos que não eram nascidos em Esparta

AULA 10

Período Arcaico: Atenas - Localização e Economia

Assistir aula

Aspectos geográficos

  • Localização: Península da Ática

  • Fundada pelos jônios no século VIII a. C.

Economia

  • Agricultura

  • Pastoreio

  • Comércio marítimo

  • Escravismo

AULA 11

Período Arcaico: Atenas - Sociedade

Assistir aula

Sociedade

  • Eupátridas:aristocracia rural (grupo politicamente dominante - inicialmente possuía o monopólio do poder político)

  • Georgóis:pequenos proprietários

  • Demiurgos:artesãos e comerciantes atenienses

  • Thetas:camponeses sem terra

  • Metecos:estrangeiros residentes em Atenas sem direitos políticos (geralmente eram artesãos ou comerciantes)

  • Escravos:por dívidas, prisioneiros de guerra ou obtidos pelo comércio (de fora da Grécia). Sem direitos políticos.

AULA 12

Período Arcaico: Atenas - Política - Dracon e Sólon

Assistir aula

➥ séculos VII e VI a. C.

Os legisladoresDráconeSólon

  • As pressões do Partido Popular (demos), que representava as camadas populares de Atenas, levaram os eupátridas do Partido Aristocrático a nomear legisladores.

Drácon (621 a. C.)

  • Leis escritas

  • Leis marcadas pelo rigor e severidade

  • insatisfação popular

Sólon (594 a. C.)

  • Fim da escravidão por dívidas (Lei Seisachteia)

  • Regime censitário (participação política associada à renda = timocracia)

  • Fim do monopólio do poder eupátrida

  • insatisfação dos eupátridas

AULA 13

Período Arcaico: Atenas - Política - Tirania

Assistir aula

➥ século VI a. C.

Tirania(dogrego"týrannos" ,líder ilegítimo) era uma forma de governo usada em situações excepcionais naGréciaAntiga em alternativa àdemocracia. Nela, o poder era tomado por um golpe e o chefe governava com poder ilimitado, embora sem perder de vista que deveria representar a vontade do povo. A força do tirano baseava-se em sua riqueza pessoal, capaz de corromper garantindo apoio.

Tiranos

  • Psístrato:poder dos eupátridas + reforma agrária + obras públicas

  • HípiaseHiparco: governo cruel marcado pelas perseguições políticas

  • Iságoras: tirano impopular que restaurou os privilégios dos eupátridas

AULA 14

Período Clássico: Atenas - Democracia Parte 1

Assistir aula

➥ século VI - IV a. C.

Liderados pelo aristocrata Clístenes, os atenienses derrubaram o tirano Iságoras (autoritário e impopular) e implantaram a democracia.

 

  • Clístenes:fundador da democracia (século VI a.C.)

  • Democracia: participação políticadiretade todos oscidadãos

  • cidadãos atenienses: homens livres, maiores de 21 anos, atenienses e filhos de atenienses

AULA 15

Período Clássico: Atenas - Democracia Parte 2

Assistir aula

Instituições

  • Eclésia: assembleia dos cidadãos (votava as leis)

    • Ágora: grande praça central onde se reunia a assembleia dos cidadãos

  • Bulé: conselho dos 500 (elaborava as leis)

Características

  • Isonomia: igualdade de direitos políticos para todos os cidadãos, independentemente de sua condição socioeconômica.

  • Isegoria: igualdade do direito à palavra aos cidadãos na assembleia (Eclésia)

  • Isocracia: igualdade de acesso aos cargos políticos entre os cidadãos (escolha por sorteio e rodízio dos cargos administrativos)

  • Ostracismo: punição para os maus cidadãos (exílio forçado por 10 anos)

AULA 16

Período Clássico: Guerras Médicas Parte 1

Assistir aula

  • GregosxPersas(chamados de medos pelos gregos))

  • Fatores

    • expansionismo persa

    • disputa pela hegemonia marítimo-comercial nos mares Egeu e Negro

1ª Guerra Médica (492 - 490 a.C.)

  • Dario I, rei dos persas, invade a Grécia

  • Vitória dos atenienses na Batalha de Maratona (490 a.C.)

AULA 17

Período Clássico: Guerras Médicas Parte 2

Assistir aula

2ª Guerra Médica (484-479 a.C.)

  • Xerxes, filho de Dario, invade a Grécia

  • Formação daLiga de Delos(aliança militar de cidades-estado gregas) contra os persas

  • Vitória dos atenienses e expulsão dos persas (Batalha de Salamina – 480 a.C.)

Consequências

  • Independência das cidades-estado gregas preservadas

  • Decadência do Império Persa 

    • Tratado de Susa - 448 a. C.: tratado de paz em que os persas reconhecem a hegemonia de Atenas no Mar Egeu

  • Hegemonia de Atenas na Grécia

    • Governo dePéricles(século V a.C.): apogeu da democracia 

      • reconstrução de Atenas (destruída durante a Segunda Guerra Médica)

      • criação damistoforia: remuneração, paga pelo Estado,  para a participação política dos cidadãos pobres

 

AULA 18

Período Clássico: Guerra do Peloponeso

Assistir aula

  • 431 - 404 a.C.

  • Fator: disputa pela hegemonia na Grécia entreAtenas(Liga de Delos) eEsparta (Liga do Peloponeso)

Consequências

  • Vitória de Esparta (Batalha de Égos-Pótamos - 404 a. C.): hegemonia espartana (404 - 371 a.C.)

  • Esparta x Tebas (Batalha de Leuctra - 371 a. C.)🡪 vitória de Tebas 

  • 🡪 Hegemonia tebana (371-338 a.C.)

  • Enfraquecimento da Grécia =economia e ↓ infraestrutura

  • 338 a.C.: Grécia dominada pelos macedônios, comandados por Filipe II (Batalha de Queroneia)

AULA 19

Período Helenístico: Filipe II e Alexandre, O Grande

Assistir aula

século IV - I a. C.

  • Grécia sob domínio doImpério Macedônico 

(conquistada por Filipe II)

 

 

  • GovernoAlexandre,o Grande:

    • Expansão do Império Macedônico

    • Conquistas: Pérsia, Fenícia, Egito, Mesopotâmia, Palestina, Síria e Índia

    • Comércio

    • Preservou a paz nas regiões conquistadas

    • Com a sua morte: divisão e decadência do Império Macedônico

  • Cultura Helenística

= cultura helênica (grega) + cultura oriental (Egito e Pérsia)

 

AULA 20

Cultura Grega: Arquitetura e Escultura

Assistir aula

 

OPartenon, um templo dedicado à deusaAtena, localizado naAcrópole de Atenas, é um dos símbolos mais representativos da cultura e da sofisticação dos gregos antigos

Arquitetura

  • Harmonia

  • Equilíbrio

  • Linhas retas

  • Colunas: estilos

 

Escultura

  • Valorização do ser humano

  • Flexibilidade

  • Movimento

  • Valorização da beleza física

  •  Destaques: Fídias e Míron

Discóbulo (Miron)

            Cópia Townley em mármore doMuseu Britânico. 

AULA 21

Cultura Grega: Teatro

Assistir aula

As ruínas doTeatro de Mileto.

Teatro

  • Criação grega

  • Ao ar livre

  • Usavam máscaras

  • Homens em papéis femininos

  • Gêneros: tragédia e comédia

Ésquilo (Os persas), Sófocles (Édipo-Rei)  e Aristófanes (As vespas)

AULA 22

Cultura Grega: Religião, Olimpíadas e História

Assistir aula

Religião

HérculeseAtena.Cerâmica grega antiga, 480–470 a.C.

  • Politeísmo

  • Antropomorfismo (divindades com forma humana)

  • Mitologia: narra as origens dos deuses, heróis e suas aventuras

 

Olimpíadas

 

  • Realizadas de 4 em 4 anos na cidade de Olímpia

  • Homenagem a Zeus 

  • Mais importante celebração e confraternização do mundo grego

    • Durante a realização dos jogos havia uma trégua entre as cidades em guerra

História

  • Heródoto: analisou as Guerras Médicas, considerado o “pai da História”

  • Tucídides: descreveu a Guerra do Peloponeso