Confira agora suas respostas com o gabarito Enem do Stoodi!

Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Interrogative - Inglês

Quer estudar Interrogative? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Inglês que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Where / When

Assistir aula

Pronomes interrogativos são (obviamente) utilizados em perguntas e são o primeiro elemento da sentença, antes mesmo do verbo auxiliar.

Where significa "onde". Veja o exemplo: Where do you study? I study at USP.

When significa "quando". No exemplo, When do watch TV? At night.

AULA 2

Who / Whom

Assistir aula

Ambos significam "quem", mas possuem usos diferentes. Precisamos aqui analisar se este "quem" pergunta sobre o sujeito ou sobre o objeto.

Who is helping you with your homework?
Note que, nesta pergunta, queremos descobrir quem está ajudando, quem está realizando a ação. Neste caso, então, a pergunta é sobre o sujeito - e quando o "quem" trata do sujeito, optamos por who.

Who / Whom are you helping study English?
Agora já sabemos que you é o sujeito, e o foco do "quem" é descobrir quem está sendo ajudado, ou seja, o objeto. Para tal, podemos utilizar tanto who quanto whom. A opção por whom torna a pergunta um pouco mais formal.

From whom did you receive this letter?
Nesta pergunta ainda temos o "quem" focado no objeto, mas há uma preposição antes do whom. Quando temos um "quem" relacionado ao objeto e precedido por preposição, nossa única opção é whom.

AULA 3

Which / What

Assistir aula

Geralmente, optamos por which quando há um limite de opções, e por what quando não há essa delimitação. Veja os exemplos abaixo: Which pie do you prefer - the apple or the strawberry one? What pie do you prefer?

AULA 4

Whose / How

Assistir aula

Whose significa "de quem" e a sentença pode ser construída de duas formas. Whose house is that? ou Whose is that house?. Embora a segunda forma seja menos frequente, é correta.

Quando falamos em how, pensamos logo em "como". Basta associarmos com o clássico diálogo How are you? I am fine. Mas há outros sentidos para how. How often é utilizado para perguntar sobre frequência. Já how long, sobre a duração de tempo de alguma atividade. Temos ainda o uso de how associado a um adjetivo, tendo aí o significado de "quão". Com isso, how expensive quer perguntar sobre "o quão caro" é algo.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.