AULA 1
Eletrólise - Introdução
Ao contrário das pilhas eletroquímicas que geram corrente elétrica através de uma reação redox espontânea, a eletrólise consome corrente elétrica para forçar uma reação de oxirredução não espontânea ocorrer.
A eletrólise é muito utilizada na indústria de transformação para a produção, por exemplo, de metais como o alumínio a partir do óxido de alumínio (Al2O3) retirado do minério bauxita, o refinamento eletrolítico do cobre (Cu) e na indústria de cloro-álcalis para produção de cloro gasoso, hidróxido de sódio e também gás hidrogênio.
O alumínio metálico é muito utilizado em nosso cotidiano em utensílios domésticos como panelas e talheres além de latas de refrigerante. O cobre é o metal que encontramos nos fios elétricos de instalações residenciais, por exemplo.
Através de uma solução concentrada de cloreto de sódio (NaCl), a indústria de cloro-álcalis produz gás hidrogênio que é utilizado para a hidrogenação catalítica de óleos vegetais e deste modo fabricação de manteiga, cloro gasoso (Cl) para tratamento de água, ácido clorídrico e PVC, além de hidróxido de sódio (NaOH) conhecido como soda cáustica – quando impuro – para produção de sabões, papel e cerâmica.