Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Análise de Proposta - Redação

Quer estudar Análise de Proposta? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Redação que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Análise de texto de campanha de conscientização

Assistir aula

Para se adequar ao critério mais importante da redação, é necessário compreender o tema  a ser debatido no texto, por isso fazer uma leitura atenta da proposta de redação é fundamental a esse quesito.

Grande parte das propostas de redação ENEM traz um texto de campanha de conscientização. Mas o que seria esse tipo textual?

Trata-se de um texto objetivo que apresenta ideias que devem ser defendidas a respeito de um problema social. O discurso do texto, muitas vezes, apresenta um tom de conselho, com verbos no imperativo, que indicam ações que podem ser tomadas pelos cidadãos para resolver a questão. Dessa forma, a proposta ENEM auxilia o candidato a pensar no grande desafio da redação: propor uma intervenção social para o problema apresentado. No entanto, alguns desses textos apresentam apenas a definição do tema e junto a ela um encaminhamento para a ideia de conscientização.

AULA 2

Análise de notícia

Assistir aula

É comum as propostas de redação apresentarem um texto de notícia sobre o tema. Qual é a função mesmo desse tipo de texto? Informar.

Dessa forma, com esse tipo textual a proposta lhe fornece o contexto, o recorte temático e ainda ajuda a pensar na problematização do tema e buscar exemplos concretos sobre ele.

este gênero apresenta a seguinte estrutura: as informações mais importantes constam no primeiro parágrafo, chamado de lide

  • O que?
  • Quem?
  • Quando?
  • Por quê?

LEMBRAR SEMPRE:

  • Não copiar as informações;

  • Buscar sempre identificar o que está nas entrelinhas do texto;

  • Relacionar aos conhecimentos que já se tem sobre o tema.

AULA 3

Leitura de texto de lei

Assistir aula

Os temas Enem são problemas sociais que de alguma forma já foram analisados por estudiosos, autoridades políticas e lideranças, por isso muitas propostas trazem textos de lei. Desde 2013 tem sido recorrente o uso da  lei, inclusive como recorte temático, nas propostas de redação Enem.

Por ter um discurso legislativo, esse gênero textual é bem objetivo, pois precisa passar a mensagem clara sobre comportamentos e ações dos cidadãos.

Sendo assim, a análise desse tipo de texto possibilita indicar quais desvios de ética, conduta e moral foram responsáveis pela criação dessa lei, que podem fornecer as possíveis causas do problema em questão.

 Pode-se ter a situação na qual o texto legislativo é a base para a discussão sobre o problema apresentado, ou melhor, a implementação da lei é a apresentada como problema. Foi o que ocorreu com a proposta do ENEM de 2013 [Efeitos da implantação da lei seca no Brasil]. Nesse caso, a proposta apresentou um texto explicativo sobre a lei, pois o objetivo era que o candidato analisasse os resultados esperados e obtidos com a lei seca.

AULA 4

Análise de infográfico

Assistir aula

Infográfico é um gênero que mistura texto verbal e não verbal, a partir de informações, dados e imagens. Enquanto um gráfico apresenta apenas os dados estatísticos,  infográfico pode trazer descrições sobre os dados e imagens que os ilustrem.

Em uma proposta de Redação ENEM, o infográfico possui a função de alertar o candidato sobre a relevância do tema, mas também já antecipa a formulação de argumentos por meio das descrições feitas sobre os dados, pois estas já podem apresentar possíveis análises.

AULA 5

Análise de texto opinativo

Assistir aula

Textos de opinião são aqueles que defendem um posicionamento frente a um  tema. Nesse sentido, é muito relevante a presença desse tipo textual na proposta de redação, pois encaminha o candidato a pensar sobre a problemática do tema e a já selecionar argumentos, de acordo com as ideias defendidas pelo autor.

Esse tipo textual é publicado em meios jornalísticos e, por vezes, apresentam linguagem informal, sendo assim, não são referência sobre o tipo de vocabulário e construções linguísticas a serem utilizadas na redação, mas são apoio para a seleção de ideias.

AULA 6

Análise de trecho de livro

Assistir aula

Quando um trecho de livro aparece em uma proposta de redação, o candidato deve avaliar qual é o objetivo desse trecho:

  • Conceituar?
  • Informar?
  • Argumentar?

Sempre na leitura de um  trecho de livro é interessante se atentar ao título da obra, porque ele também pode ser significativo para a compreensão do tema.

Geralmente, esse tipo de texto já tem o objetivo de argumentar, diferentemente do anterior, nele o candidato tem auxílio para elaborar questionamentos sobre o quanto o processo de leitura se dá antes mesmo do letramento. Dessa forma, amplia-se a visão sobre o tema.

AULA 7

Análise de tirinha

Assistir aula

Tirinha de história em quadrinho (HQ) é um tipo textual que apresenta linguagem verbal e não-verbal, dessa forma para compreensão completa da ideia do texto é necessária uma análise sobre os dois tipos de linguagem.

Esses textos apresentam linguagem humorística e, muitas vezes, irônica, o que requer do leitor uma leitura mais apurada.

AULA 8

Análise de charge

Assistir aula

Tipo textual composto, na maior parte, por linguagem não - verbal e em com poucos elementos verbais , como uma frase. O conteúdo é irônico, promovendo crítica a algum tema da atualidade.

AULA 9

Análise de trecho de reportagem

Assistir aula

Reportagem é um gênero jornalístico, dessa forma, sua base é a informação. Ele apresenta como temas acontecimentos recentes e explora informações baseadas no detalhamento da ideia, a partir das questões:

  • O que?

  • Quem?

  • Quando?

  • Onde?

  • Como?

  • Por quê?

Observa-se que a análise do “Por quê?” se dá já por uma inferência do leitor. O texto da reportagem apresenta informações e impressões do autor que permitem ao próprio leitor formar as suas próprias interpretações. Dessa forma, o candidato está munido de informações sobre o tema, além de ampliar a busca por repertório a partir dessa leitura mais fina sobre as informações apresentadas.

AULA 10

Análise de letra de música

Assistir aula

Letra de música corresponde ao gênero textual poesia, o que exige do leitor atenção para compreender os significados que o compositor buscou atribuir ao seu texto.

Exige uma leitura fina, dependendo do grau de complexidade dado pela linguagem metafórica do texto.

AULA 11

Análise de gráficos

Assistir aula

Gráfico é texto não verbal científico com o objetivo exclusivo de apresentar informações sobre dados estatísticos que foram analisados.

Numa proposta de redação esse tipo de informação é muito relevante para destacar a relevância do tema e o quanto ele precisa ser tratado como um problema real.

AULA 12

Análise de fotografia

Assistir aula

Fotografia registra de forma precisa um acontecimento. Quando ela aparece em uma proposta de intervenção tem a função muito além de ser meramente ilustrativa, pois é capaz de fornecer uma dada visão ou perspectiva sobre o tema ou sobre parte fundamental dele.

Outro elemento muito importante da fotografia é  a sua legenda - frase curta e descritiva que tratará informações sobre o contexto da foto, o que permite analisar outros aspectos a partir dessa informação.

AULA 13

Análise de trecho de carta

Assistir aula

Carta é um gênero de correspondência, sendo assim é visível a interlocução, o diálogo entre o enunciador da carta (remetente) e seu receptor (destinatário) e, principalmente, a mensagem que transmitida entre eles.

Quando aparece esse tipo de texto em uma proposta de redação é de extrema importância identificar, antes de tudo, qual é o objetivo do autor da carta, que mensagem ele pretende transmitir, se sua opinião apresentada no texto fornece base crítica ao leitor.

AULA 14

Análise de depoimento

Assistir aula

Em uma proposta de redação só aparecem textos científicos? Notícias? Textos de lei?

Os textos em um proposta de Redação são motivadores, então independente do gênero e do assunto, a banca do ENEM o escolhe para apresentar informações sobre o tema e motivar o candidato a escrever, portanto pode aparecer qualquer tipo de texto, como um depoimento, que é um tipo de texto oral, que pode ser transcrito, principalmente com o objetivo de desenvolver a experiência de alguém que vivenciou certo acontecimento, por isso é comum aparecer em notícias, reportagens e pesquisas científicas.

AULA 15

Análise da frase temática

Assistir aula

Uma boa redação nasce, primeiramente, da compreensão sobre o tema e, para isso, é necessária uma leitura da proposta de redação completa, sendo assim, é essencial o trabalho aprofundado com a frase temática.

Fazer as perguntas para a frase temática:

  • Como essa questão surgiu?

  • No que ela implica na sociedade?

  • É tratada como um problema na sociedade?

  • Já obteve resultado positivo quanto a isso?

  • Existe legislação que contempla essa situação?

Todo tema de redação apresenta um recorte temático, ou seja, é particularidade que deve ser discutida sobre o tema. Por exemplo, a frase temática do ENEM de 2015 “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” é a ideia de persistência. Para identificação completa do contexto é relevante pensar que os temas ENEM se referem a Brasil, portanto é imprescindível notar que a seleção de ideias, sejam da História ou das Atualidades, devem partir do contexto brasileiro.

Além disso, pensar se a persistência, no caso do exemplo, existe devido ao qual contexto: Cultural? Social? Político?

 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login