Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Argumentação - Redação

Quer estudar Argumentação? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Redação que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Estrutura do páragrafo argumentativo

Assistir aula

É importante observar que não existe uma estrutura fixa para os parágrafos do desenvolvimento do texto, mas como sugestão, podemos organizar de uma forma que deixe as ideias com mais claras e identificáveis ao leitor.

Sugestão de estrutura:

  • Apresentação do argumento (período curto e declarativo)
  • Desenvolvimento da ideia (explicações e exemplos que comprovem o argumento)
  • Fechamento (retomada do argumento ou gancho para o próximo parágrafo)

AULA 2

Recursos argumentativos (Parte 1)

Assistir aula

Recursos argumentativos - estratégia a partir da elaboração de frases que estabeleçam relação entre ideias, para provar uma teoria ao leitor.

Entre as muitas relações possíveis, pode-se destacar a ideia de causa e consequência, inclusive, como o tema ENEM parte de um problema social, essa relação facilmente pode ser explorada na argumentação do texto, identificando a origem do problema e seus efeitos. Além disso, outros recursos possíveis seriam: a comparação e a proporcionalidade. A comparação pode funcionar como um recurso ilustrativo no parágrafo do desenvolvimento, ou como apoio para as ideias fiquem mais concretas. Já a relação de proporcionalidade se refere à quantidade, tamanho, proporção, portanto pode ser utilizada para mostrar quando uma questão questão (ideia ou problema) se sobrepõe a outra.

AULA 3

Recursos argumentativos (Parte 2)

Assistir aula

O maior desafio do texto dissertativo argumentativo ENEM é comprovar as ideias, elas não podem ser simplesmente apresentadas no texto, precisam ser comprovadas por meio de elementos que as tornem irrefutável. Pode-se chamar esses elementos de prova concreta. O parágrafo argumentativo, além da ideia, irá apresentar um exemplo (histórico, noticiado ou dado estatístico) que amplie e comprove o argumento defendido, garantido assim a progressão temática.

Quanto à estrutura, é possível utilizar o recurso da enumeração, listando exemplos que estão claramente associados entre si e ao argumento.

AULA 4

Recursos argumentativos (Parte 3)

Assistir aula

O texto dissertativo tem um caráter científico, por isso é comum o recurso de citar um pensador e as grandes e mais famosas citações, mas a grande questão é o quanto essa citação é produtiva para a qualidade do texto. A citação deve funcionar como a comprovação das ideias, dos argumentos.

AULA 5

Recursos argumentativos (Parte 4)

Assistir aula

É muito importante em um texto dissertativo estabelecer a relação entre as ideias, duas estratégias bem interessantes para isso seriam as relações de comparação e concessão:

Comparação

Associação de semelhanças e diferenças entre elementos.

Concessão

Um elemento cede ao outro, não cumprindo o que era esperado dado às circunstâncias.