Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Articulação das ideias - Redação

Quer estudar Articulação das ideias? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Redação que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Divisão da tese

Assistir aula

É importante a elaboração de um projeto de texto, no qual todas as ideias se desmembrem da tese.

A tese bem elaborada permite que o texto apresente um encadeamento de ideias, visto que  esse encadeamento é como a própria expressão já diz: construir cadeias de pensamentos.

AULA 2

Analogia ao longo do texto

Assistir aula

Analogia é associação entre dois elementos de acordo com suas semelhanças. Esse recurso pode ser utilizado para articular as ideias dentro texto. Por exemplo, é possível descrever uma narrativa, no início do texto, e recuperá-la ao longo do corpo da dissertação.

AULA 3

Citação como recurso de articulação

Assistir aula

Raciocínios, ideologias se formam a partir de uma rede de ideias, de associação de argumentos. Na elaboração da Redação, funciona da mesma forma. Uma citação, que aparece na introdução, pode e deve ser utilizada ao longo do texto, para garantir essa rede de ideias em prol de uma tese.

AULA 4

Como sintetizar o texto?

Assistir aula

A única forma de sintetizar o texto é fazer um projeto, planejando antecipadamente as ideias, buscando principalmente elencar aquela o que é prioridade no texto e como um argumento irá se relacionar a outro, evitando repetições.

Selecionar uma única ideia pela tese e desmembrá-la em aspectos que serão discutidos. Ter pouco repertório, mas ser profundo e equilibrado.