Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Coerência - Redação

Quer estudar Coerência? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Redação que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Coerência interna

Assistir aula

Um texto deve ser visto como uma unidade, então é preciso que suas partes se organizem de forma harmônica, encaixando-se de maneira complementar, de modo que não haja nada destoante, nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo. No texto coerente as ideias se correlacionam e corroboram para um entendimento claro, são considerados, além das expressões linguísticas, os conhecimentos externos que correspondem às informações apresentadas no texto.  Portanto, uma redação temcoerência internaquando todas as ideias do texto mantém continuidade, conexão e convergem para um mesmo assunto.

No caso do texto dissertativo argumentativo, a coerência interna se refere ao quanto as ideias selecionadas para o texto estão coerentes ao tema e a tese defendida.

AULA 2

Coerência externa

Assistir aula

Coerência externa quando as informações expostas no textos condizem com os conhecimentos externos, que poderão ser ativados na memória do leitor, respeitando o contexto de produção.

O contexto de produção textual caracteriza-se pela situação na qual o agente, ou ainda, o agente-produtor, representa sua presença, influenciando, assim, a organização do texto a ser produzido. 


 

AULA 3

Duplo sentido x Ambiguidade

Assistir aula

Para um texto dissertativo que a situação de comunicação exige total clareza, por isso o duplo sentido não é um recurso aconselhável a este tipo textual. O título, por ser um elemento fora do texto, pode apresentar este recurso, mas já na parte argumentativa é necessário evitar esse tipo de recurso, pois pode prejudicar o pleno entendimento do leitor.

Há outros casos também em que a má construção de frases, ou a escolha equivocada de vocabulário produz o efeito de duplo sentido, no entanto um dos sentidos leva a uma leitura equivocada sobre o conteúdo, o que caracteriza a ambiguidade.


 

AULA 4

Ideias Imprecisas

Assistir aula

Ideias imprecisas são associações apressadas que podem levar a erros conceituais, principalmente, quando não há explicações e justificativas que desenvolvam a ideia.

Alguns dos problemas que causam imprecisão e impedem a progressão textual:

  • Falta de articulação

  • Problemas gramaticais, como a falta de pontuação

  • Informação solta 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login