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Resumo de Elaboração de tese - Redação

Quer estudar Elaboração de tese? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Redação que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Diferença entre constatação e argumentação

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Dissertar

Fazer dissertação (sobre); discorrer, discursar (sobre). (Segundo o dicionário Aurélio)

Dissertação - Composição escrita em que os alunos expõem suas ideias sobre tema dado pelo professor, ou de sua livre escolha. Discurso, exposição ou exame minucioso sobre um assunto.Exposição oral realizada sobre um assunto proposto; discurso. Ação de dissertar, de discutir, de expor um tema de maneira sistemática, clara e abrangente.

Argumentar

Usar de argumentos; discutir apresentando e contrapondo razões que, através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão.

Argumentação - Ato ou arte de argumentar.Conjunto de argumentos.

 

Segundo essas definições uma dissertação argumentativa requer que o indivíduo exponha minuciosamente um discurso, no qual sua base seja argumentos - ideias comprovadas. Considerando o contexto de produção de redação no ENEM, o tema é um problema social, dessa forma a argumentação deve estar voltada para visão completa sobre esse problema, explorando causas e efeitos e seus impactos na sociedade.

O candidato ao buscar produzir uma tese sobre esse problema, é comum que ele estabeleça declarações do que ocorre em relação a ele. O grande risco é que essa declaração fique a nível apenas de constatação, ou seja é fato que isso ocorre, não há que explorar. Uma tese baseada em constatação limita o tipo de argumentação que seria elaborada, corre-se o risco de ficar apenas restrita a apresentação de informações.

AULA 2

Associação de ideias

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Na elaboração de raciocínio é necessário estabelecer relações entre, no mínimo, duas ideias. Essas duas ideias recebem o nome de premissas, que são declarações universais sobre um dado tema, a relação entre as duas estabelece uma conclusão, essa conclusão é ideia que se quer provar.

AULA 3

Comparação entre contextos

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É possível na elaboração de tese propor a problematização a partir da associação entre diferentes contextos, como : países em situações diferentes quanto ao tema; indivíduos que vivenciam o problema social do tema em contextos (situação social) diferentes.

AULA 4

Relação entre épocas

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É um caminho fácil e consistente, buscar analisar o tema de redação (ENEM) por um viés histórico, analisando o surgimento do problema e como um fato do passado ainda pode influenciar ações atuais.

AULA 5

Relação de oposição

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A diversidade de formas de pensar e agir da sociedade permite observar que o mundo é feito de “contrários”, pessoas que têm ideias opostas sobre determinadas questões, ou mesmo situações que são opostas. Identificar essa oposição na sociedade é demonstrar uma visão crítica de mundo.

AULA 6

Divisão

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Pensando na possibilidade de elaborar uma tese que estabeleça a relação entre duas ideias, é possível utilizar um recurso estrutural específico chamado de divisão, este consiste em mostrar contextos ou aspectos diferentes de uma mesma questão.

É importante marcar essa divisão por construções como “se por um lado… por outro lado”.

Esse tipo de tese facilita a organização dos demais parágrafos do texto, pois fica evidente que cada parágrafo vai tratar sobre um lado da divisão.

AULA 7

Desconstrução de senso comum

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O que seria senso comum?

É aquela ideia defendida, ou apenas apresentada, por grande parte das pessoas e que, muitas vezes, está baseada em juízo de valor ou em um julgamento apressado sobre o tema.

Esse tipo de observação não é vista como de qualidade porque, na maioria das vezes, não nasce de uma análise profunda, mas de uma mera reprodução de ideia.

Funciona em um contexto mais informal, deliberado por uma opinião pessoal. Por exemplo, são ideias que se desenvolvem em ambientes de conversas informais, entre conhecidos, como bares, praças, clubes etc. Não funcionam como argumentação para um texto dissertativo argumentativo, por este ter um caráter mais científico.

No entanto, é um bom recurso argumentativo começar  o texto com uma tese que desconstrua o senso comum, que, de alguma forma, tente rebatê-lo, refutá-lo.

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