Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Elementos da Proposta de intervenção - Redação

Quer estudar Elementos da Proposta de intervenção? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Redação que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Ação

Assistir aula

Proposta de intervenção é a parte da redação ENEM na qual o autor demonstra a sua capacidade de enfrentar a situação problema.  

Para garantir uma proposta detalhada e eficiente é necessário desenvolver os elementos: ação, agente, meios, finalidade e detalhamento.

A ação seria o objeto de solução, respondendo à questão: “O que fazer?” Para tal indicação é importante usar verbos que indiquem certeza, no presente do indicativo.

AULA 2

Agente

Assistir aula

Agente é aquele que ou quem atua, opera, agencia; que ou quem agencia negócios alheios (Dicionário Aurélio). Segundo a definição do termo, o agente é o responsável pela a ação de resolução do problema. Esse elemento deve estar coerente a uma esfera de atuação.

Esferas de atuação: federal, estadual, municipal e popular.

AULA 3

Meios

Assistir aula

Meios, na proposta de intervenção, são as formas, as ferramentas, os instrumentos e mecanismo para tornar a ação possível.

AULA 4

Finalidade

Assistir aula

Finalidade é a meta, o objetivo a ser traçado para a ação, aquilo que se espera alcançar.

Por determinar o efeito da ação, a finalidade deve estar claramente articulada ao problema apontado pela tese.

AULA 5

Detalhamento

Assistir aula

Detalhamento é um complemento para a ação da proposta de intervenção. Ele consiste em descrever o passo a passo de como a proposta de intervenção irá se desenvolver. Um caminho mais fácil para deixar a proposta detalhada é descrever a ação, ou os meios, visto que dado o limite de linhas da redação, não é possível detalhar todos os elementos da proposta.