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Resumo de Instituições Sociais - Sociologia

Quer estudar Instituições Sociais? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Sociologia que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

O que são?

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Mauss & Fauconnet
Instituições Sociais são conjunto de ideias ou atos coletivos vivenciados pelos indivíduos.

Max Weber
Instituição Social é organização com autoridade legal sobre indivíduos ou sobre a sociedade.

Talcott Parsons
Instituições Sociais são interações entre indivíduos com papeis duráveis.

Joseph Fichter
Instituição Social é uma forma de suprir as necessidades da sociedade.

Características das Instituições Sociais

  • São algo estrutural para a sociedade
  • Têm função duradoura
  • Procuram dar conta das carências sociais
  • Seguem normas e valores
  • Guiam a conduta dos indivíduos
  • Há coesão entre elas

Exemplos de Instituições Sociais
Família, Religião, Educação, Lazer, Economia, Segurança, Lei, Estado, etc.

 

AULA 2

Tipos de instituições

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Espontânea
Surge das relações entre indivíduos em sua sociedade. Ex: família.

Criadas
Propositalmente construída para organizar a sociedade. Ex: escola, igreja, banco.

Reguladora
Estabelece regras para guiar a sociedade. Ex: legislação, economia, Estado

Operacional
Auxiliam a execução das práticas sociais. Ex: lazer, transporte

 

AULA 3

Família

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Origem
É a Instituição mais antiga.
famulus= escravo, servo.
família= propriedade de alguém.

Laços
Sanguíneo ou por afinidade.
Até séc. XVIII: casamento por arranjo e interesses.
A partir do séc. XIX: casamento por amor.

Engels
A família organiza a sociedade e a produção de bens. Destaque para as mulheres.

Família Tradicional

  • Patriarcalismo: o homem detém o poder. A mulher é submissa
  • Monogamia: um(a) único(a) parceiro(a)
  • Heterossexualidade: exclusão da diversidade sexual e da questão de gênero.

Família Contemporânea
É possível outras configurações, ex: 2 pais, 2 mães, meio-irmão, enteado, apenas pai ou mãe, sem pai nem mãe, flexibilidade sexual.

 

AULA 4

Educação

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Pré-história
Base é intuitiva, pela observação, copiando os outros.

Antiguidade
Separar as elites. A educação se torna sistemática.
Na Grécia: paedagogo era o escravo que educava. Surge a pedagogia

Idade Média
Centro de estudos nos mosteiros. Surgem as primeiras Universidades. O conhecimento está relacionado com a religião.

Modernidade
Separação entre conhecimento e religião. Com o capitalismo, surgem as primeiras escolas: ensino em massa, mão-de-obra para indústria, educação tecnicista, aceitar a opressão, reproduzir os valores burgueses.

 

AULA 5

Religião

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Características

  • É a primeira tentativa de explicar o mundo.
  • Sagrado (objetos, seres, fenômenos)
  • Conjunto de crenças
  • Rituais (nascimento, morte, etc)
  • Há um grupo de crentes
  • Estabelecem preceitos morais

Sociedades tribais

  • O místico tem papel central
  • Organiza a sociedade
  • Estabelece hierarquias
  • Explica os mistérios da natureza
  • Adota regras, leis e princípios

Sociedades Modernas
As religiões se institucionalizam, formam sistema e uma unidade. Cada religião é geral na sociedade.

Cristianismo

  • Idade Média: poder político.
  • Idade Moderna: poder econômico.
  • Atribui sentido social.
  • Igreja é Institucionalizada.

 

AULA 6

Saúde

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Início
Curar ferimentos, preocupação com epidemias, medicina e filosofia estão juntas.

Igreja
Doença é castigo de Deus. Criam os primeiros hospitais.

Modernidade
Medicina se torna ciência social.
Capitalismo e saúde se auxiliam mutuamente. Ex: vacina, que passa a ser empregada em massa.

OMS
Surge em 1948 para estabelecer um padrão mundial de saúde. Teve influência brasileira.

Brasil
Colônia: descaso com a saúde brasileira.
1953: Surge o Ministério da Saúde.
1999: Surge a FUNASA

 

AULA 7

Economia

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O que é economia
oikos= casa, lar
nomos= costume, lei
Economia são as regras da casa. Estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Foco
Seres humanos possuem necessidade.
O meio ambiente fornece recursos.
A economia lida com essas variáveis.

Problemas
A produção é um dos maiores problemas: o quê, quando, quanto, por quê, para quem?

Instituição
Organiza técnicas de produção, extração de matéria-prima, trabalho. Daí organiza o produto, a mercadoria, as utilidades, o consumo.

Tipos

  • Caça & coleta
  • Agricultura
  • Comunismo primitivo
  • Escravidão/servidão
  • Comércio
  • Dinheiro
  • Exploração
  • Acúmulo
  • Industrialização
  • Bancos e especulação

 

AULA 8

Lazer

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Significado
licere= ser lícito, ser permitido
Lazer é aquilo que podemos fazer no tempo livre. Em geral, ligamos com o prazer: descansar, exercitar-se, distrair-se, etc.

Profundidade
Mais que ocupar o tempo livre, o lazer pode estimular o raciocínio crítico, desenvolver habilidades, favorecer a aprendizagem, etc.  É o ócio produtivo.

Problemas

  • Jogar bola X jogador profissional
  • Viajar X comércio turístico
  • Cultura X indústria cultural

 

AULA 9

Política

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É a Instituição que controla a sociedade.
Esse controle são as formas de poder; as normas, regras, princípios morais, etc.; legislação e organizações.
Exemplos: os institutos, os 3 poderes, um pajé, a polícia.  

 

AULA 10

Segurança

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Características
A população precisa estar segura
O Estado oferece a segurança.
Proteção contra: fatores geoclimáticos, epidemias, inimigos externos, a própria população (o Estado se defende da população).

Modalidades
Cadeias, presídios, casas de detenção.
Forças armadas: marinha, exército, aeronáutica, polícias.

 

AULA 11

Estado

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É a instituição social que gerencia as demais instituições.
Isso é feito pela violência. Só o Estado pode usar legitimamente a violência. O Estado tem o monopólio da violência, só ele tem esse direito.
Consequência: o Estado controla a sociedade, as pessoas e as outras instituições.

 

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