Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Introdução à Sociologia - Sociologia

Quer estudar Introdução à Sociologia? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Sociologia que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Ciência Social

Assistir aula

Indivíduo e Sociedade têm relação direta entre si. É essa relação que asciências sociaisestudam, procurando pelas características que formam a vida em sociedade. Essas características sociais são:

  • origem, desenvolvimento, história

  • estrutura e organização

  • membros e grupos

  • conflitos, política, economia

  • hábitos e culturas

  • religião e ciência

  • trabalho

  • linguagem 

 

As ciências sociais se dividem em 3 grandes áreas:

Sociologia: estuda  relação entre indivíduo e sociedade

Antropologia:busca pelas características culturais na sociedade

Política: compreende a estrutura de poder na sociedade, e suas formas de governo

AULA 2

A sociedade

Assistir aula

Os indivíduos se organizam, formandocomunidadeousociedade. A diferença entre elas é:

Segundo Durkheim, “a sociedade é superior ao indivíduo”. Numa perspectiva oposta, Weber entende que “somente o indivíduo é capaz de realizar as ações sociais”. Num viés mais crítico, Tönnies afirma: “se na comunidade os homens permaneciam unidos apesar de todas as separações, na sociedade permaneceriam separados não obstante todas as uniões”.

 

 

AULA 3

Socialização

Assistir aula

Socialização é o processo pelo qual os indivíduos internalizam ideias, valores, costumes e a cultura do meio onde está inserido.

 

Socialização primária: começa na infância, a partir do contato da criança com a família. De modo inconsciente, a criança aprende a ter gostos, linguagem, identificação de gênero, separação de si e do outro, etc.

 

Socialização secundária: Vai da infância até a fase adulta, a partir do contato com amigos, escola e os meios de comunicação de massa. Internalizamos comportamentos sociais, desenvolvemos algum senso político, cultural, laboral, etc. 

 

Socialização terciária: é o rompimento dostabus, quando se passa a questionar os valores aprendidos e internalizados das etapas anteriores. É uma etapa mais rara de se acontecer.