Resumo de Movimentos Sociais - Sociologia

Quer estudar Movimentos Sociais? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Sociologia que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

O que são?

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O que são?
A sociedade moderna contém contradições e conflitos de interesses. As classes sociais conflitam com os interesses do poder político. As necessidades individuais deferem das necessidades públicas. Agrava-se as desigualdades sociais.
Os Movimentos Sociais são organizações de grupos para tentar dissolver esses problemas.

Para quê?
Mudanças sociais que representem os anseios da parcela excluída da população.

Como?
Embate político. Atuação contínua e sistemática. Denúncia, passeata, marcha, protesto, manifestação artística.

Por quê?
Solucionar valores e ideias sociais em conflito com a realidade.

Quem?
Participa qualquer um que esteja interessado pela causa. O engajamento ocorre por parte dos mais desfavorecidos.

Importância.
Fortalece o Estado Democrático, favorece as minorias.

 

AULA 2

Sindical

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Europa (séc. XVIII – XIX)

  • Exploração trabalhista
    • 16h diárias
    • Sem assistência
    • Insalubre
    • Sem descanso
    • Baixo salário
    • Nenhuma proteção
  • Trabalhadores se unem
    • Surgem os sindicatos
    • Exigem melhor condição de trabalho
    • Não aceitam o que é imposto

 

Brasil (séc. XX)

  • Imigrantes italianos trazem o sindicalismo para o Brasil
  • Ao longo dos anos, os trabalhadores conquistam direitos trabalhistas.
  • A partir de 1964, a ditadura militar reprime os sindicatos
  • Exemplos de sindicatos: CUT, metroviários, comerciários, policiais, professores, etc.

 

AULA 3

Negro

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Lutam contra as injustiças históricas sofridas pelos povos afrodescendentes.
 

  • 13 de maio (1888) não é uma data tão significativa
    • Marca a abolição dada ao invés de conquistada
    • Não foi ofertada condições dignas de vida
    • Não houve integração social
    • Houve repressão cultural

 

  • 20 de novembro (1695) tem mais valor
    • É marcado pela luta de Zumbi dos Palmares
    • Houve engajamento
    • Reivindicação social
    • Contra a defasagem histórica

 

AULA 4

Indígena

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América Latina

  • Havia em torno de 50 milhões de indígenas em 1500
  • Em 1650 havia apenas 8 milhões

Brasil

  • Em torno de 5 milhões em 1500
  • Em 2012, o IBGE constatou 900 mil.

Mobilização

  • Em 1940, começa a mobilização no México.
  • Na década de 1970, os índios brasileiros se engajam.

Objetivo é conseguir terras:

  • Sobrevivência básica
  • Produção
  • Educação
  • Saúde
  • Cultura

Problema: os latifúndios não permitem

 

AULA 5

Feminista

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O que é
Engajamento feminino que busca por igualdade de gênero.

História
Ao longo da história, às mulheres eram destinados afazeres domésticos. Não tinham acesso à educação. A democracia grega não incluía as mulheres. Na Idade Média, o corpo feminino era considerado fonte do pecado.

Europa (séc. XIX)
Mulheres estavam no mercado de trabalho. Recebiam menos que homens.
Iniciam a luta por reivindicação salarial e igualdade.

Brasil
Sufrágio universal a partir de 1932
Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006)
Lei de proteção feminina contra diversos tipos de violência: física, moral, social, psicológica, patrimonial, etc.

Temas dos movimentos feministas
Cultura do estupro, aborto, liberdade sexual, políticas públicas

 

AULA 6

LGBT

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Busca
Aceitação das pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis)

Luta contra
Discriminação, violência e homofobia

Dados
A cada 28h, uma pessoa LGBT é assassinada no Brasil

Histórico do movimento

  • 1940: começa em Amsterdam
  • 1950: EUA aderem ao movimento

Brasil
O movimento ganha força no Brasil aos poucos:

  • 1970: homens homossexuais aderem ao movimento
  • 1980: as mulheres lésbicas começam a participar
  • 1990: entram travestis e transexuais
  • 2000: engajamento de bissexuais

AULA 7

Estudantil

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O que é
Movimento Social na área da educação

Quem participa
Docentes (professores) e principalmente Discentes (alunos)

Por quê?
Para mudar a educação e a sociedade. Aplicar conhecimentos à vida.

Ditadura
Professores e universitários se mobilizam
O movimento é violentamente reprimido

Democracia
Os movimentos estudantis vão gradualmente ressurgindo
2016: pela primeira vez, secundaristas assumem a liderança de um movimento estudantil

Como participar?
Grêmios, atlética, Centro Acadêmico (CA), Diretórios (DCE), etc

 

AULA 8

Agrário

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Tema

  • Democratização das posses de terra
  • Reparação das injustiças sociais sobre o trabalho no campo

Reivindicação

  • Reforma agrária
  • Melhoria das condições de trabalho
  • Combate à mecanização do meio agrário

Problemas

  • De acordo com a ONU, o Brasil é o segundo país em concentração de terras e o maior em número de latifúndios
  • As terras são usadas para especulação. Isso gera fome e desigualdade
  • Violência no campo
  • Abuso de transgênicos e agrotóxicos

EUA

  • Lincoln fez a reforma agrária já em 1862

Brasil

  • Os latifúndios brasileiros são regularizados no séc. XIX
  • O coronelismo se intensifica
  • Pobres e negros não possuem terra
  • Aliança entre Capital e Proprietários de terras

Liga dos Camponeses

  • Surgem no pós-vargas
  • A ditadura militar reprime o movimento
  • Volta com a redemocratização

MST

  • Ocupação de latifúndios e terras improdutivas
  • Pressão para ter infraestrutura
  • Apoio às famílias
  • Criação de escolas rurais
  • Agricultura familiar e cooperativas

AULA 9

ONG

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Surgimento

  • Surge com a ONU, em 1946
  • Na América Latina, em 1960
  • Se posicionavam contra as formas tradicionais de poder
  • Ofereciam educação popular às comunidades

Ditadura militar

  • ONG’s se mobilizam para atuação política
  • Ofereciam conscientização política à população

Abertura política

  • O Estado começa a auxiliar as ONG’s
  • As ONG’s passam a apoiar o Estado e mudam a causa da luta
  • O Estado delega sua responsabilidade às ONG’s

 

AULA 10

Ambientalista

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O que é

  • Ambientalismo, movimento ecológico, movimento verde
  • São indivíduos, grupos ou ONG na luta para proteger o meio-ambiente

Objetivo

  • Salvar espécies em extinção
  • Combater desmatamentos e poluição
  • Desenvolvimento sustentável

Atuação

  • Política
  • Protestos
  • Conscientização popular

Séc. XIX - XX

  • Industrialização
  • Poluição ambiental
  • Extinção de espécies
  • Aquecimento global
  • Desertificação e inundação
  • Mudanças climáticas
  • Ameaça Nuclear

1972

  • A ONU começa a se engajar pelo meio-ambiente
  • 1992: Agenda 21, no Rio de Janeiro
  • 2014/16: As questões ambientais se tornam pauta fundamental da ONU

 

AULA 11

Urbano

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O que é

  • Mobilização para solucionar os problemas do meio urbano

Exemplo:

  • Moradia
  • Saúde
  • Mobilidade
  • Emprego
  • Cultura

Características

  • Existem sobretudo nos grandes centros
  • Heterogêneo: diversos grupos e interesses diversos
  • Político

 

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