Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo teórico

O Nascimento da Sociologia

Quer estudar O Nascimento da Sociologia?

Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Sociologia que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

Gerar PDF do Resumo

Conteúdo exclusivo

Gerar PDF do resumo disponível para alunos dos planos Essencial, Avançado e StoodiMed. Assine agora e garanta seu acesso.

Ver planos

AULA 1

Quando e Por quê?

Assistir aula

A ciência social (sociologia) surgiu no século XIX. O primeiro passo para entendermos isso é termos em vista ascondições históricas:

  • Revolução Industrial

  • Revolução Francesa

  • Mudanças de valores, normas, políticas, econômicas , científicas, vida

  • Urbanização

Essas transformações históricas acarretaram o agravamento de desigualdades sociais, políticas, econômicas e éticas. A sociologia surge para tentar entender essas desigualdades e buscar soluções para elas

 

AULA 2

Revolução Industrial

Assistir aula

Por que a Revolução Industrial é tão importante?

Em geral, sua importância é atribuída às mudanças econômicas. Isso está correto, porém, não é esse o principal fator. A grande transformação dessa revolução está noâmbito social:

  • Burguesia assume o poder político.

  • Lucro (e por conseguinte, o consumo) passa a ser prioridade social.

  • Surge uma nova classe social: a classe operária. O regime de trabalho assalariado substitui a servidão e escravidão.

AULA 3

Revolução Francesa

Assistir aula

Enquanto a revolução econômica/produtiva ocorreu na Inglaterra, com a Revolução Industrial, a revolução ideológica/política ocorreu na França.

Alguns exemplos das transformações ideológicas da Revolução Francesa:

  • Nações emergentes adotam bandeiras tricolores

  • A maioria dos países ocidentais adotam o Código Legal francês

  • As ciências e as técnicas conhecidas hoje tem raízes francesas

  • A maioria dos países utiliza o sistema métrico elaborado a partir da Revolução Francesa

  • Com a Revolução Francesa, os ideais europeus finalmente invadiram povos e culturas até então resistentes a eles.

 

AULA 4

Contradições

Assistir aula

A sociologia surge visando entender os problemas sociais, como miséria e desigualdade. Porém, esses problemas já existiam no mundo há milênios. Por que só no séc. XIX serão objeto de estudo?

Por causa dascontradiçõesque a modernidade agravou. Se, por um lado a modernidade valoriza uma série de ideias, por outro lado a realidade destoa radicalmente. Veja a comparação na tabela abaixo:

AULA 5

Liberalismo Econômico

Assistir aula

O liberalismo é uma interpretação econômica presente até os dias atuais. Seus idealizadores entendem que o homem é movido por interesses materiais, de modo que a natureza humana seja marcada pela cobiça e desejo de acúmulo.

Adam Smith é um dos principais representantes desse pensamento. Para ele, essa natureza humana pode ser equilibrada pelomercado: organiza a vida das pessoas, dá valor ao que tem valor, tira valor do que não tem valor. É como se houvesse umamão-invisívelcontrolando as relações sociais e financeiras. 

O mercado, portanto, se tornabase social. É nele que ocorrem compra e venda de produtos. O mercado é visto como uma consequência natural na organização humana. Uma vez que permite livre curso de pessoas, ideais e produtos, o mercado trará progresso e bem-estar para toda a sociedade.

AULA 6

Individualismo

Assistir aula

O individualismo é uma consequência dos ideais liberais.Pensadores como Karl Polanyi denunciam o liberalismo, pois ele favorece os interesses pessoais e prejudica o benefício do coletivo.

Além disso, o liberalismo considera o mercado como algo natural quando, na verdade, é uma construção humana, cultural e historicamente determinada. Sendo assim, o liberalismo ignora outras características fundamentais à vida humana, tais como: política, ideais, religião e crenças, amor, habitação, profissão, etc. 

AULA 7

O Trabalho do Sociólogo

Assistir aula

Com o fortalecimento do método científico, o crescimento da urbanização, as transformações das revoluções industrial e francesa, o avanço do capitalismo, e o agravamento das contradições, o sociólogo encontra seu campo de trabalho.

Esse trabalho toma como objeto de estudo temas fatos observáveis do nosso cotidiano. É uma realidadeparcialmenteconhecida. Parcialmente porque, apesar de já a conhecermos, o cientista social estabelecerá outra ótica para esses fatos. Assim, percebem problemas antes não vistos e propõem respostas inéditas.