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Resumo teórico

O Poder da Política

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AULA 1

Origem e Significado

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  • Sociologia:
    • Diferenciação social.
  • Antropologia:
    • Cultura.
  • Política:
    • Poder.
  • Etimologia:
    • Polis → Politikos;
    • Relativo ao governo da Cidade-Estado grega;
    • Discussões públicas;
    • Debates sobre temas;
    • Relação entre cidadãos.
  • Questões políticas:
    • O que fazer frente ao poder?
    • Obedecer?
    • Desobedecer?
    • Negociar?
    • Enfrentar?
  • Quem exerce o poder?
    • Em nome de quem?
    • Me conhece?
    • Como obteve poder?
  • Como governar?
    • Há diversos lugares;
    • Há épocas distintas;
    • Há outras necessidades.

AULA 2

A Política Moderna

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O príncipe (Maquiavel)

  • Regras para um governo virtuoso:
    • Governar bem;
    • Resolver conflitos;
    • Guerrear;
    • Conquistar;
    • Administrar a religião.
  • Estado vs Religião:
    • O Estado exerce o poder político;
    • O Estado cuida do mundo material;
    • O Estado é a finalidade da política moderna;
    • A finalidade da política moderna é cuidar do Estado.

AULA 3

Contratualismo

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  • Contexto:
    • Guerras (Séc. XIV – XVI):
      • França X Inglaterra;
      • Independência holandesa;
      • Península Ibérica;
      • Formação dos Estados Nacionais;
      • Religião.
  • Contrato:
    • Acordo entre cidadãos;
    • Equilíbrio do poder;
    • Fim do Estado de Natureza;
    • Início do Estado Moderno.
  • Hobbes:
    • O Estado de Natureza é o conflito de todos contra todos;
    • O homem é o lobo do homem;
    • Solução: entregar o poder ao soberano;
    • Poder máximo ao governante;
    • Contrato de submissão.
  • Locke:
    • No Estado de Natureza o homem tem razão e propriedade;
    • Mas os homens violaram o direito à propriedade;
    • Estado de Guerra;
    • Solução: preservar os direitos à propriedade;
    • Contrato de consentimento.
  • Rousseau:
    • No Estado de Natureza o homem é bom;
    • Surge a propriedade privada;
    • O homem se torna corrompido, mau e egoísta;
    • Solução: priorizar a vontade geral em vez da vontade particular;
    • Contrato social.

AULA 4

A Obediência

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  • Política:
    • Alguém manda;
    • Alguém obedece;
    • Por quê?
      • Competência?
      • Dom?
      • Confiança?
      • Tradição?
    • Aceitar o governante é não sentir o exercício do poder como violência.
  • Como justificar a obediência?
    • Democracia:
      • Há vários modelos;
      • Em todos há igualdade.
  • Revolução Francesa:
    • Todos são iguais perante a lei;
    • Igualdade jurídica e política:
      • Todos os membros podem exercer o poder;
      • Todos os membros devem obedecer ao poder.

AULA 5

Coronelismo Brasileiro

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  • Democracia brasileira:
    • Voto;
    • Eleição;
    • É mesmo democrático?
  • Voto de Cabresto:
    • Coronel é fundamental:
      • Ponte entre trabalhador rural e Estado;
      • Político oferece benefícios ao Coronel;
      • Coronel consegue votos (compra ou ameaça).
  • Há coronelismo hoje?

AULA 6

Direito e Reconhecimento

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  • Base da democracia moderna:
    • Noção de direito.
  • Questões:
    • Quais são os direitos?
    • Como identificar e barrar os desrespeitos?
  • Resposta:
    • Noção de reconhecimento:
      • Pais;
      • Comunidade;
      • Autorreconhecimento;
      • Assumir as obrigações;
      • Se pôr no lugar do outro.
  • Estado democrático:
    • Deve garantir os direitos:
      • Juridicamente;
      • Efetivamente.

AULA 7

Ação Afirmativa

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  • Brasil – década de 1980:
    • Minorias:
      • Negros;
      • Mulheres;
      • Homossexuais.
    • Exigência de reconhecimento;
    • Organização social;
    • Políticas públicas (ação afirmativa).
  • A igualdade:
    • Mais que mera formalidade;
    • Deve reconhecer as diferenças;
    • Compensar o desfavorecimento histórico;
    • Política de cotas.

AULA 8

Política de Cotas

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Política de cotas para afrodescendentes nas universidades.

  • Aspectos favoráveis:
    • Compensar um desfavorecimento histórico;
    • Possibilitar melhor acesso à informação e ao conhecimento;
    • Mudança estrutural na sociedade brasileira.
  • Aspectos contrários:
    • É racismo: prioriza a raça em vez do mérito;
    • Antidemocrático;
    • Não resolve o problema social.