História: o guia completo!

O que é História?

A palavra História vem do grego e está relacionada aos sentidos de “procurar saber”, “informar-se”. Nesse caso, a História se referia a uma pesquisa sobre algo que aconteceu. Era uma narração, um relato, uma interpretação das informações.

Mais tarde, essa palavra passou a ser usada para dar nome ao conhecimento científico sobre a vida das pessoas ao longo do tempo. Para os historiadores atuais, a História é a ciência que estuda a vivência humana no passado. Assim, podemos descobrir as permanências, as rupturas, como as coisas surgiram, como os direitos foram conquistados, como a exploração humana se deu no espaço temporal.

O estudo da história

O ensino de História tem importância fundamental para a construção de uma sociedade com identidade por meio do conhecimento do passado. Como ciência, essa disciplina interpreta a experiência humana ao longo do tempo, o que ajuda a adquirir consciência do que fomos (passado) para transformar o que somos (presente).

É devido a essa importância que os conhecimentos em História são recorrentes nos estudos do Ensino Médio e nas questões do Enem. Nós analisamos os conteúdos que são mais cobrados nas provas e fizemos um guia completo sobre História para você mandar bem.

A importância da História

A história pode ser resumida como o estudo dos hábitos do nosso passado, mostrando como era a vida dos nossos antepassados, registrados em documentos e imagens. Para isso, profissionais especializados em analisar esses documentos, vestígios e registros do passado, são os responsáveis nas investigações. Estes são os historiadores.

No caso do Brasil, percebemos a existência de grandes desigualdades sociais, assim, os estudos de história brasileira podem nos ajudar a compreender os motivos dessas desigualdades e nos nortear para combater esse problema.

Nesse sentido, o estudo de História pode despertar em cada um de nós o interesse em sermos agentes transformadores da nossa própria realidade. Ou seja, ao conhecermos como os processos históricos acontecem e nos incluirmos como parte deles, percebemos que também somos agentes transformadores da nossa própria realidade.

A História marca o início do período da humanidade, após o surgimento da escrita, dividindo-se em 4 períodos:

  • Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C. até 476 d.C., com a queda do Império Romano;
  • Idade Média (História Medieval): de 476 d.C. a 1453, com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos;
  • Idade Moderna: de 1453 a 1789, quando ocorre a Revolução Francesa;
  • Idade Contemporânea: de 1789 até os dias atuais.

Artigos sobre História

Veja os principais temas de História do Stoodi:

Século XVI a XVIII

Reforma Anglicana Iluminismo Grandes Navegações Independência dos Estados Unidos

História do Brasil

Descobrimento do Brasil Segundo Reinado no Brasil Proclamação da República

Século XIX

Segunda Revolução Industrial Revoltas Regenciais Revolta da Vacina

Século XX

Primeira Guerra Mundial Nazismo Holocausto Revolução Cubana Terceira Revolução Industrial

Século XXI

Movimento Negro Manifestações Populares da História Refugiados Sírios

História no Enem: quais são os temas mais pedidos?

caderno história

Para se preparar para o Enem, selecionamos os temas mais recorrentes na prova. Vamos falar agora um pouco sobre História do Brasil e da história do mundo atual, temas bastante retomados nos exames.

Início da Colonização

Como vimos, durante a Idade Moderna o desenvolvimento tecnológico proporcionou as grandes navegações por países europeus. Interessados no comércio, iniciaram uma corrida por descobertas de novas rotas marítimas que os levassem até o Oriente. Os portugueses e espanhóis saíram na frente dessa corrida.

Em 1500, o governo português enviou uma esquadra à Índia com a intenção de estabelecer o comércio. A esquadra partiu com cerca de 1500 tripulantes sob o comando do português Pedro Álvares Cabral. No decorrer da viagem, os navios de Cabral afastaram-se bastante da rota prevista indo em direção às terras americanas. O motivo desse desvio de rota é discutido até hoje por historiadores.

No dia 22 de abril, de 1500, os marinheiros portugueses avistaram as terras que mais tarde seriam chamadas de Brasil. O lugar era habitado por nativos e recebeu o nome de Vera Cruz. Porém, esse nome quase não foi usado.

Deu-se início ao período de colonização do Brasil por Portugal, que durou cerca de 300 anos. Durante esse tempo, o governo português extraiu daqui várias riquezas. A primeira atividade econômica foi a extração do pau-brasil da região litorânea. Com a exploração de mão de obra indígena, os europeus trocavam objetos de baixo valor (escambo), como espelhos, tecidos, maquiagens, pelo serviço dos nativos.

Mas a principal mão de obra portuguesa foi o trabalho escravo de africanos trazidos à força para o Brasil. Os negros foram responsáveis pela labuta na segunda grande exploração: a cana-de-açúcar. Como o preço do produto era alto na Europa e as terras do Nordeste brasileiro eram excelentes para esse cultivo, durante mais de dois séculos a monocultura da cana-de-açúcar foi responsável por encher os cofres portugueses.

Até que, no final do século XVII, a descoberta do ouro na região de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso fez com que o eixo comercial da colônia portuguesa se deslocasse para o sul. Em pouco mais de um século foram extraídas toneladas de ouro e diamante com a ajuda do trabalho escravo.

Independência do Brasil

Você sabe por que o dia 7 de setembro é feriado no Brasil? Essa data relembra a luta contra o domínio colonial português e marca a independência do Brasil. Mas para saber como essa independência foi conquistada, é preciso voltar um pouco no tempo.

Durante o período colonial, ocorreram diversos conflitos entre os grupos coloniais brasileiros e portugueses que levaram à independência. Houve conflitos como a Guerra dos Mascates, a Guerra dos Emboabas, a Inconfidência Mineira e a Revolta de Vila Rica, que pretendiam mudar aspectos da dominação colonial.

Em 1808, a Família Real Portuguesa se transferiu para o Brasil a fim de evitar uma guerra com o imperador francês Napoleão. Com a instalação da Coroa Portuguesa no Brasil, a colônia ganhou novos contornos, foram criados bibliotecas, bancos, teatros etc. e vários artistas e cientistas vieram para o Brasil. Até que, em 1821, o rei de Portugal, D. João VI retornou ao seu país e deixou seu filho, D. Pedro, como representante da Coroa na colônia.

Com toda efervescência política e cultural no país, com a pressão das elites brasileiras pela emancipação, o príncipe regente, D. Pedro, proclamou a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.

Primeiro Reinado

O Primeiro Reinado foi a fase imediatamente após a proclamação da independência por D. Pedro, em 1822, até o dia 7 de abril de 1831, quando o rei brasileiro abdica do trono. Depois da proclamação da independência foi preciso criar as estruturas do novo Estado brasileiro. Essas estruturas refletiram na criação da primeira Constituição do país.

A Constituição de 1824 estabelecia a existência de quatro poderes: Poder Legislativo, Poder Judiciário, Poder Executivo e Poder Moderador (era o poder exclusivo do imperador e estava acima dos demais). Na prática, o rei tinha poder para dissolver a Câmara dos Deputados, convocar eleições, anistiar presos, nomear ministros e presidentes de cada estado.

A Constituição de 1824 excluía da vida política os homens pobres, todas as mulheres, os escravos e os indígenas. O direito de votar e ser votado dependia de uma renda alta, estabelecida pela lei.

Na primeira constituição, o catolicismo era a religião oficial do Brasil. Mas a lei garantia que ninguém seria perseguido por motivo religioso, desde que fosse respeitada a religião oficial do Estado.

No governo de D. Pedro houve o fechamento da Assembleia Constituinte, censura à imprensa, castigos aos marinheiros e aos escravos. Essas atitudes provocaram revoltas populares, sobretudo em Pernambuco. A tensão se espalhou por várias partes do país e o descontentamento com as políticas adotadas por D. Pedro era visível em parte da sociedade.

Para acalmar os ânimos, o imperador abdicou do trono, em 1831, em favor de seu filho Pedro de Alcântara, que na época tinha 5 anos da idade. Porém, de acordo com a Constituição, o país deveria ser governado por um conselho de três regentes até que o herdeiro do trono completasse 18 anos. Esse período ficou conhecido como período regencial ou regência trina.

Segundo Reinado

O Segundo Reinado corresponde ao governo de D. Pedro II, a partir de 1840 até 15 de novembro de 1889 com a Proclamação da República. Nessa fase, o império adotou o parlamentarismo como sistema de governo e o café tornou-se o principal produto de exportação. Entrou em vigor a lei que aboliu a escravidão.

Foi em 1831, pela primeira vez, que o comércio de escravos africanos para o Brasil foi proibido. No entanto, africanos continuaram sendo traficados ilegalmente. Apenas em 1850 entrou em vigor a lei Eusébio de Queirós, que levou ao fim do tráfico de africanos. A escravidão continuou com o tráfico interno, até que em 1888, a Lei Áurea, proibiu definitivamente a utilização de mão de obra escrava no Brasil.

Outra característica importante do Segundo Reinado foi o cultivo do café. No Brasil, o clima e o solo de muitas áreas da região Sudeste favoreceu esse cultivo. A partir de 1830, esse gênero agrícola tornou-se a principal exportação do país. A renda obtida ajudou o governo a recuperar a economia e os cafeicultores tornaram-se influentes na sociedade brasileira.

O período imperial do Brasil acabou, em 15 de novembro de 1889, com a criação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca. D. Pedro II e sua família se mudaram a para a Europa.

República das Oligarquias

Após a Proclamação da República, as oligarquias (famílias mais poderosas) continuaram exercendo suas influências no governo. Foi um momento de liderança dos grandes cafeicultores. A chamada República das Oligarquias teve início com o cafeicultor Prudente de Morais, em 1894, e teve fim em 1930 com a chegada de Getúlio Vargas ao poder.

Entre as características dessa fase, temos o coronelismo (poder exercido pelos “coronéis”), principalmente nos estados do Nordeste. O voto de cabresto, por exemplo, era uma forma de intimidar o eleitor e forçá-lo a votar no coronel de sua região.

A política do café com leite foi a alternância da presidência por representantes das elites dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Teve esse nome graças aos produtos que moviam a economia dos dois estados.

O início da industrialização do país também se deu nesse momento. A construção de novas ferrovias para escoar a produção de café e a ocupação das grandes cidades por operários marcaram o processo de urbanização do Brasil.

A chamada República das Oligarquias terminou quando o presidente paulista Washington Luís tentou quebrar a alternância da política do café com leite, elegendo o seu conterrâneo Júlio Prestes a presidente da República. Essa manobra política abriu precedentes para um golpe de Estado em que Getúlio Vargas foi reconhecido como presidente do Brasil.

Era Vargas

A chegada de Getúlio Vargas à presidência, em 1930, ocorreu devido à ruptura de acordos entre as oligarquias de Minas Gerais e São Paulo. Durante as eleições de 1930, o combinado era que o presidente Washington Luís passasse a vez para um candidato mineiro, no acordo político que ficou conhecido como política do café com leite.

Porém, na época das eleições Washington Luís apoiou e conseguiu eleger o candidato paulista Júlio Prestes. Obviamente essa traição deixou a elite mineira descontente e fez com que os mineiros se aliassem à terceira maior oligarquia do país, os gaúchos.

A união dessas oligarquias ficou conhecida como Aliança Liberal e lançou Getúlio Vargas como candidato à presidência. O resultado das eleições de 1930 apontaram o candidato paulista como vencedor, mas ele nunca chegou a tomar posse.

A Aliança Liberal reclamou do resultado das eleições acusando de ter sido um processo fraudulento. Em outubro de 1930, uma incursão militar foi organizada pelos liberais e depôs Washington Luís e alçou Vargas à presidência. O período de 1930 até 1934 ficou conhecido como governo provisório.

Getúlio Vargas proclamou uma nova Constituição, em 1934, em que criou alguns direitos trabalhistas, tornou o voto obrigatório e estendeu o direito de votar às mulheres, entre outros benefícios sociais. A Constituição previa também a escolha para presidente seria com voto direto e secreto, com exceção do primeiro presidente, que seria escolhido indiretamente pelo congresso. Obviamente, esse presidente escolhido foi Getúlio Vargas.

O segundo governo de Getúlio Vargas (1934 – 1937) teve um conjunto de ideias fascistas, recém surgidos na Europa. Nessa fase, Vargas enfrentou duras críticas por duas alianças: a ANL (Aliança Libertadora Nacional), grupo de esquerda que tinha ideais antifascistas e da AIB (Ação Integralista Brasileira) que tinha princípios fascistas e conservadores.

Em 1935, Getúlio Vargas sofreu uma tentativa de golpe dada pelos comunistas da ANL, liderados por Carlos Prestes. Por causa disso, as eleições de 1937 foram anuladas, a Constituição de 1934 foi rasgada e iniciou, em 1937, um novo período do governo Vargas, conhecido como Estado Novo.

Entre 1937 até 1945, Vargas implantou uma verdadeira ditadura, na qual ele conseguiu centralizar o poder em suas mãos. Censurou os meios de comunicação, reprimiu atividades políticas, prendeu seus opositores e deu continuidade na criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), em que criou direitos do trabalho, como a carteira assinada, o salário mínimo, entre outros.

Vargas saiu do poder, 1945, ao perder as eleições para o general Eurico Gaspar Dutra. Retomou o cargo da presidência em 1951.

Regime Militar

Regime Militar ou Ditadura Militar é o período da história do Brasil que vai de 1964 até 1985, quando os militares das Forças Armadas alternaram-se no cargo de presidente sem eleições diretas.

No contexto da Guerra Fria, com a polarização do mundo entre comunistas e capitalistas, o então presidente do Brasil, João Goulart, acenava sua predileção pela esquerda ao propor políticas de reforma agrária, ao dar espaço para os movimentos operários e estudantis, causando certa preocupação nas classes conservadoras do país.

Para muitos, o governo de Goulart era uma ameaça à ordem do Brasil, com possibilidades da abertura ao comunismo soviético. O clima e as tensões aumentaram, até que no dia 1º de abril de 1964, as tropas do Exército da cidade de Juiz Fora marcharam ao Rio de Janeiro, sede da presidência, e depuseram, por meio do uso de armas, o presidente eleito, João Goulart.

Daí em diante, cinco militares de alta patente se alternaram no cargo de presidente. Foram eles: Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo.

Esse período foi marcado por manifestações dos grupos de esquerda, dos movimentos operários e estudantis contra o regime. Foi tempo também de autoritarismo, repressão e tortura por parte dos militares. Os meios de comunicação eram censurados, o Congresso chegou a ser dissolvido algumas vezes, opositores políticos foram presos, torturados e muitos foram mortos.

O cenário cultural foi marcado por obras de protesto contra o governo por meio de músicas, peças de teatro, artes plásticas e filmes. Nomes como Chico Buarque, Gilberto Gil, Glauber Rocha, Oduvaldo Vianna Filho, Caetano Veloso, Geraldo Vandré, entre outros fizeram muito sucesso.

Seu fim se deu em 1985, após vários anos de protestos, manifestações e passeatas, como as Diretas Já.

Neocolonialismo

O Neocolonialismo ou imperialismo foi a prática política de expansão territorial e exploração cultural e material dos países africanos, asiáticos e americanos pelos países da Europa, no final do século XIX e início do século XX.

Com a abertura do Canal de Suez e a descoberta de diamantes no sul da África, os países industrializados da Europa rapidamente deram atenção para a importância econômica dos países considerados periféricos.

Geralmente, com uso de força militar, os territórios da África, da Ásia e da América foram se submetendo ao domínio europeu. Países como a Inglaterra, Portugal e Bélgica dominavam territórios onde exploravam matéria-prima e mão de obra a baixo custo.

Um dos principais e, talvez, um dos piores legados do imperialismo foi a divisão da África em mais de 50 estados. O massacre provocado por essas invasões reflete até hoje na história política, econômica e social desses países explorados.

Nazifascismo

O Nazifascismo foi a confluência de ideias do nazismo alemão com o fascismo italiano criado por Benito Mussolini a partir do fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919. Na Alemanha, o principal líder dessa doutrina foi Adolf Hitler.

As características dessa doutrina são:

  • o nacionalismo — ufanismo, valorização exagerada da cultura nacional;
  • o totalitarismo — concentração do poder nas mãos do líder;
  • o militarismo — investimento pesado nos exércitos, na compra e fabricação de armas e munições;
  • o anticomunismo — perseguição aos opositores políticos comunistas;
  • o antiliberalismo — perseguição aos opositores políticos capitalistas;
  • o antissemitismo — perseguição violenta contra judeus;
  • o expansionismo — expansão territorialista;
  • a superioridade racial — crença de que somente as pessoas brancas são mais desenvolvidas.

O nazismo alemão fez grande uso da propaganda para estimular a população a aceitar seus preceitos. Seu fim se deu com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Alemanha saiu derrotada.

Agora que você já aprendeu muitas coisas sobre História, que tal colocar seus conhecimentos em prática e resolver exercícios do Stoodi? Não deixe de conferir nossas aulas online e fazer os exercícios de História para aprimorar seus conhecimentos.