Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados. O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas…

Direito: gosto pela leitura é necessário

Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados.

O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes no país para organizar as relações entre grupos e indivíduos na sociedade.

Isso pode ser feito de duas formas: exercendo a carreira jurídica (cargos como juiz, promotor e outros) ou atuando como advogado. No caso da segunda opção, os requisitos básicos para entrar no mercado de trabalho é ter o diploma de direito e passar no Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Caetano Luisi, de 21 anos, é estudante de direito do Mackenzie e conta que sua escolha pela profissão foi feita a partir da posição de destaque da atividade, “é uma das carreiras mais tradicionais”.

Levando em conta a sua vocação pela área de humanas, o estudante interrompeu os estudos de publicidade e propaganda e iniciou o curso em 2013. “O advogado desempenha função essencial à administração da justiça, ele é o elo que concerne os direitos legais aos desfavorecidos”, explica.

Aqueles que estiverem pensando em estudar direito podem se animar com a quantidade de áreas de atuação. São inúmeras. Dentre as opções, estão:  direito criminal, direito da família, direito de propriedade, direito tributário, direito do esporte, direito ambiental e muito mais.

Gostar de ler é imprescindível, já que os 5 anos de graduação são recheados de leituras e consultas à códigos. Outra característica considerável do perfil de um advogado é a facilidade em comunicar-se, já que sua principal função é representar e defender os interesses de seus clientes com base na constituição.

A relação de pagamento varia se o advogado é autônomo ou trabalha para um escritório. Normalmente, o preço é cobrado por processo, onde já estipula um valor do honorário. Ao final da ação, o advogado pode combinar com seus clientes em receber uma porcentagem (de no máximo 20%), dependendo do resultado.

Confira as principais faculdades de direito segundo o ranking Guia do Estudante:

(AM) Manaus – UEA     

(CE) Fortaleza – UFC     

(DF) Brasília – UNB        

 (MG) Belo Horizonte – UFMG 

(MG) Juiz de Fora – UFJF            

(PA) Belém – UFPA       

(PE) Recife – UFPE         

(RJ) Rio de Janeiro – FGV           

(RJ) Rio de Janeiro – UFRJ          

(RN) Natal – UFRN         

(RS) Porto Alegre – PUCRS        

(RS) Porto Alegre – UFRGS        

(RS) Rio Grande –  Furg               

(SC) Florianópolis – UFSC

(SP) São Paulo – USP

(SP) Campinas – PUC-Campinas             

(SP) Ribeirão Preto – USP          

(SP) São Paulo – Direito GV      

(SP) São Paulo – Mackenzie      

(SP) São Paulo – PUC

Com informações do portal Guia do Estudante/ Guia da Carreira
Foto: Reprodução – Portal Auditores Fiscais da RFB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *