Secretária: uma carreira para quem é muito organizado
Parabéns a todos os profissionais que assessoram as mais variadas empresas e garantem a comunicação com seus clientes
Hoje é dia do profissional responsável por assessorar executivos e escritórios a fim de coordenar suas tarefas. Hoje é dia da secretária. Elas merecem todas as saudações por cuidar com zelo de compromissos, desde de sua agenda até seu cancelamento. Além disso, são encarregadas de realizar a comunicação entre o cliente e a empresa.
O secretariado faz o controle de documentos, reúne informações, escreve cartas e participa de reuniões na elaboração de atas e pautas. Estão sempre em contato com dados relevantes e intimamente ligados à informática.
Como perfil, é aconselhável que esse profissional seja extremamente organizado e proativo, visando antecipar futuros problemas. Destaca-se no mercado de trabalho aquele que se considera comunicativo e consegue manter uma relação agradável em seu dia a dia.
Tem muitas opções de atuação nas mais variadas áreas: podem estar presentes nos comércios, em órgãos públicos, nas indústrias, em ONGs, empresas prestadoras de serviço e outros. A média salarial, de acordo com a FENASSEC, Federação Nacional de Secretárias e Secretários, varia de acordo com o nível de especialização e estado brasileiro.
A pessoa que estiver pensando em escolher essa carreira pode esperar por uma remuneração entre R$ 1.500 e R$ 2.000. Contudo, existem secretárias executivas e bilíngues que chegam a receber cerca de R$ 8.000.
Confira algumas universidades que apresentam os cursos (bacharel e tecnólogo), segundo o portal Guia de Carreiras:
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade do Estado do Pará (UEPA)
- Universidade Federal do Sergipe (UFS)
- Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
- Universidade Paulista (UNIP)
Com informações do portal Guia de Carreiras/ Catho.