6 charges comentadas para você treinar para os vestibulares

Confira os comentários do prof. Braian e compare com a sua interpretação

6 charges comentadas para você treinar para os vestibulares

A charge é uma ilustração artística, muitas vezes acompanhada de sátira, que é divulgada na mídia pela imprensa. Os jornais, revistas, blogs e outros veículos a utilizam para transmitir ideias e complementar seus conteúdos.

Elas são presenças confirmadas no Enem e em vestibulares, principalmente pelo fato de exigir do aluno uma interpretação crítica no momento da prova.

Separamos 6 charges com comentários explicativos. Veja cada uma das tiras e pratique:

O trocadilho das “vacas magras” faz dupla sátira. 1) Com o país em recessão econômica, a população se vê afetada. 2) Embora a magreza seja um problema, ela se tornou um ídolo, um ideal, o valor estético mais alto. Tanto é que as adolescentes se inspiram em modelos, que parecem ‘vacas’ e ‘magras’.

Ironia com os valores morais “bom” e “mal”. A medicina se utiliza de conceitos éticos em seu diagnóstico. O Dr. Rock’n’Roll não perdoou essa apropriação clínica.

O autor faz um jogo de linguagem moral. Utiliza a fama da Orca (baleia assassina) para incriminá-la. Se a baleia pudesse falar, ela se expressaria com tédio frente a essa fama moralizante.

Ataque fulminante ao sistema capitalista. É inerente ao capitalismo que ele explore as pessoas e o ambiente. Poucos se beneficiam às custas de todos os demais. Por isso, querer que o capitalismo seja justo e sustentável é impossível. É tão absurdo quanto pedir neve em Pernambuco.

A tirinha brinca com a fofura. Nós, seres humanos, frequentemente avaliamos os animais como meigos, bonitos, fofos. Não que eles de fato sejam, somos nós que o interpretamos assim. No caso, os animais, Garfield e Oddie, tiram proveito; o ser humano, representado por John, é feito de idiota. Sorte a deles!

O cartunista chama a atenção para o peso e seriedade da eternidade. O senso comum aceita passivamente a eternidade. O casamento é o exemplo em destaque. Numa reflexão um pouco mais detida, o eterno se mostra perigoso; pode até mesmo se opor ao amor – outro valor passivamente aceito pelo senso comum.

Continue praticando a interpretação das charges, pois elas sempre marcam presença no Enem e outros vestibulares.

Curtiu nossas dicas? Então, aprofunde seus estudos com um plano de estudos personalizado e aprenda sobre todas as matérias para mandar muito no Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *