Veja quando deve usar cada um desses termos para evitar possíveis erros

 

Você está a fim de aprender, de uma vez por todas, como usar essa expressão? Ótimo! Mas pera aí: nesse caso é afim (tudo junto) ou a fim (separado)?

Essa dúvida acontece sempre porque as duas formas existem e estão corretas, só que devem ser usadas em momentos diferentes.

A palavra a fim (separada) indica uma finalidade – ela é uma locução prepositiva. Pode ser substituída pelos sinônimos “com propósito de” e “com intenção de”. Não só isso.

Muita atenção para essa informação, galera: todas as vezes que vocês quiserem demonstrar interesse ou desejo em alguém, vocês também devem usar o termo separado.
 

Exemplos de a fim

  • Acordei a fim de estudar > Acordei com o propósito de estudar.
  • Voltei mais cedo a fim de terminar a lição > Voltei mais cedo para terminar a lição.
  • Estou a fim do Bruno > Estou interessada no Bruno.
  • Me chamaram para sair, mas não estou a fim > Me chamaram para sair, mas não quero.

Já a palavra afim (tudo junto) pode ser tanto um adjetivo, quanto um substantivo. Quando o termo assume função de adjetivo, ele significa parecido, semelhante, com ligação, próximo, similar e outros. Porém, quando possui o papel de substantivo, ele indica uma pessoa próxima, aliada, adepta e parente.

Exemplos de afim

  • Não temos opiniões afins > Não temos opiniões parecidas.
  • Seus gostos são afins > Seus gostos são semelhantes.
  • Na confraternização do fim de ano foram convidados funcionários e afins > Na confraternização de fim de ano foram convidados funcionários e pessoas próximas.

 

Ou seja, a dica é: todas as vezes que você estiver em dúvida, lembre-se que a fim (separado) é o mais usado e indica finalidade, intenção, vontade e interesse. Já o termo afim (tudo junto) não aparece com tanta frequência e faz menção a parentes, aliados, semelhantes e parecidos.

Quer mais dicas de português para ir bem no vestibular? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi.

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!