Prof. Douglas explica o que o aluno pode esperar dessa prova  

Atenção, galera que vai prestar o ENEM: o prof. Douglas revelou quais são os assuntos de Física que mais caem no exame. Confira a lista com os quatros tópicos que merecem uma revisão bem detalhada antes de fazer a prova:

1. Ondas

“O ENEM vem cobrando bastante questões sobre Ondas”, introduz o professor. Você pode se preparar porque muito provavelmente cairão questões sobre o tema.

 

2. Mecânica

Mecânica aparece na prova principalmente em relação à conservação de energia e quantidade de movimento”, explica Douglas.
 

3. Elétrica

“Já a parte de Elétrica é um pouco mais extensa. O aluno deve dominar os circuitos elétricos, saber o básico de eletrostática e o básico de eletromagnetismo – bem o conceito inicial”, dá a dica.
 

4. Ótica

“Outro assunto que aparece com frequência é Ótica. É interessante o aluno relembrar fundamentos básicos como reflexão e refração da luz”, destaca.

 

Agora que já sabemos o que costuma cair, seria bom entender a estrutura da prova. Como é o formato das questões de física no ENEM?

No ENEM, as questões seguem o sistema TRI e têm grau de dificuldade.

“As questões mais simples possuem um contexto – uma historinha – que é mais fácil de encontrar a solução”, comenta Douglas.

Porém, segundo o professor, a prova contém cerca de cinco questões que o conteúdo exige uma análise e abordagem um pouco mais difícil. Nesse caso, você vai precisar demonstrar conhecimentos mais complexos da Física, além de dominar a matemática básica.  

Gostou das dicas e quer saber mais? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi!

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!