Foto: reprodução/divulgação. Extração do minério de ferro

Recurso natural é tudo aquilo que o homem encontra na natureza e utiliza em seu benefício, por exemplo, a água, as florestas, os vegetais, o solo, o oxigênio, a luz solar, os ventos, os animais, os minérios, entre outros.

Uma das dicas importantes sobre ecologia para você que irá prestar o Enem é revisar quais são os principais recursos naturais do Brasil. Você está por dentro dessa matéria?

Esse assunto pode cair em questões interdisciplinares, tanto em Biologia quanto em Geografia, por exemplo. O importante é relembrar esse conceito e saber das informações mais relevantes. Por isso, fizemos este post completo para te ajudar! Boa leitura!

Recursos naturais e sua classificação

Durante a história do ser humano, ele já utilizou os recursos naturais apenas para o seu sustento e de forma equilibrada. Porém, hoje, esses recursos são fundamentais para o quesito econômico – isso explica o fato de sua extração ser cada vez maior.

Os recursos naturais podem ser classificados de duas formas distintas:

  • Recursos naturais renováveis: aqueles que são inesgotáveis ou que possuem capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem. Exemplos: água, solo, florestas, luz solar, etc.
  • Recursos naturais não renováveis: aqueles que demoram milhares de anos para se renovarem ou, até mesmo, aqueles que não têm capacidade de renovação. Ou seja, quanto mais o homem extraí, menor ficam as reservas. Exemplo: petróleo, alumínio, ouro, ferro, etc.

Outra maneira de classificar os recursos naturais é dividindo-os em quatro grupos: biológicos, hídricos, energéticos e minerais.

  • Biológicos: são recursos vegetais e animais, encontrados nas florestas, por exemplo. São utilizados na nossa alimentação, medicina, construção, vestuários, etc.
  • Hídricos: são recursos ligados às águas, utilizados principalmente na nossa alimentação.
  • Energético: são os recursos que estão relacionados ao fornecimento de energia, como o petróleo e combustíveis fósseis.
  • Minerais: são recursos não renováveis ligados a formação geológica, composta por rochas e minerais. São exemplos o ferro, grafite, ouro, argila etc.

Classificação dos recursos naturais
Foto: reprodução/divulgação

Principais recursos naturais do Brasil

O Brasil é um país muito rico em recursos naturais. Nosso solo é considerado de qualidade para a agricultura, dando força ao agronegócio do país – tanto para consumo interno, como externo.

A água é um dos principais, sendo que o Brasil possui 12% das águas superficiais disponíveis no planeta. Além disso, 90% do território recebe chuvas com regularidade e contamos com uma das maiores reservas de água doce do mundo.

As florestas brasileiras também possuem uma biodiversidade enorme em grandes porções do território.

A exploração de recursos minerais é uma atividade com grande potencial, e o Brasil está a par de grandes potências neste quesito, como Rússia, China e Estados Unidos.

Nosso principal minério é o ferro, com cerca de 90% das exportações de mineração brasileiras para comerciá-lo. Ele é usado como matéria-prima para fazer o aço. Já a extração brasileira dos metais nióbios e ferronióbio representa 75% de suas produções mundiais.

Outro minério muito encontrado no país para fazer aço é o manganês, presente principalmente na região norte. O Brasil possui também uma das maiores reservas de bauxita. Esse mineral é mais difícil de ser encontrado e é usado para a produção de alumínio.

As regiões que possuem mais recursos minerais no Brasil são Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; na Província Mineral de Carajás, no Pará e no Estado do Mato Grosso do Sul.

A extração em abundância desses recursos, aliado às queimadas, ao desmatamento e à poluição podem potencializar os impactos ambientais, afetando direta e indiretamente o nosso ecossistema, causando o esgotamento dos nossos recursos naturais.

Por exemplo, é importante ficar atento ao uso abundante de recursos não renováveis, como o petróleo, usado como fonte de energia e de combustão para automóveis, por exemplo. Como esse recurso pode acabar, é importante sabermos mais sobre energias alternativas.

Precisamos nos conscientizar e abolir algumas práticas para evitar a extinção de animais e o desaparecimento de muitos recursos limitados. Agindo de forma sustentável e preocupada com o planeta como um todo.

Quer entender mais sobre recursos naturais pelo Brasil e no mundo? Então faça já o seu plano de estudos e conte com mais de 30.000 exercícios para treinar seus conhecimentos e se preparar para o Enem e vestibulares!

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!