Como eu devo organizar os meus estudos para a segunda fase dos vestibulares?

8 dicas para direcionar os seus estudos

Como eu devo organizar os meus estudos para a segunda fase dos vestibulares?

 

Falta muito pouco para os finalmentes: agora você terá menos de dois meses para se preparar para a etapa final. A segunda fase dos vestibulares é a chance de você demonstrar todo o seu talento e conhecimentos para a universidade que tanto sonha. 

Quer saber algumas dicas para se organizar e otimizar os seus estudos nessa etapa? Então, vem com a gente.

1. Confira quais são as suas matérias de peso na segunda fase 

A primeira coisa que você deve fazer é procurar o edital e conferir quais são as matérias de mais peso para o curso que você está prestando. Geralmente, cada carreira tem uma disciplina de peso diferente na segunda fase. 

Isso acontece porque um médico precisa demonstrar mais conhecimento em Biologia e um engenheiro em Matemática, por exemplo. 

Então, veja quais são as matérias que irão compor sua nota com mais relevância e monte uma estratégia em seu cronograma para estudar tudo o que você precisa e, ainda assim, dar mais atenção para elas.

 

2. Comece estudando os temas que te deixaram em dúvida na primeira prova

Você notou que seu vestibular costuma cobrar muita estatística e você não está familiarizado com os conceitos avançados de porcentagem? Interessante…

Pegue a prova da primeira fase e tente entender o jeitão do vestibular. Mapeie todas as suas dúvidas e comece estudando por elas. 

 

3. Procure seguir uma rotina de estudos 

Claro que uma das maiores vantagens de um cursinho online é a flexibilidade. Porém, nesse momento decisivo em que você não tem todo o tempo que você gostaria, estabelecer uma rotina de estudos pode ser uma das melhores saídas para ter produtividade. 

Estabeleça um horário e dê tudo de si nos estudos. Isso vai te ajudar a disciplinar o seu corpo e a se concentrar com mais facilidade. 

 

4. Imponha metas semanais

Para te ajudar a seguir certinho o cronograma e revisar tudo o que você precisa para a segunda fase, organize as matérias por metas semanais. “Até essa semana preciso terminar o bloco de História do Brasil, para seguir o conteúdo geral na próxima semana”, por exemplo.

Traçar pequenas metas te ajuda a ter domínio do conteúdo a ser revisado e pode servir de incentivo.

 

5. Não se sobrecarregue

Muito cuidado para não se sobrecarregar. Equilíbrio é a palavra.

Pense que esse é o momento que você tem para se preparar para uma prova muito importante. Se você se sobrecarregar, você pode não ter os melhores dos rendimentos na hora da prova por estar cansado ou com o emocional abalado. 

 

6. É hora de revisar e não de aprender

Foque em fixar tudo aquilo que você já entendeu e não procure aprender matéria nova. Como temos pouco tempo, corremos o risco de acabar nos confundindo.

 

 7. Foque nos conceitos mais específicos 

Menos conceitos básicos e mais aprofundamento nas matérias. 

Na segunda fase, os vestibulares costumam aumentar o nível de dificuldade de suas provas. Então, prepare-se para ir além do que já foi feito até agora. 

 

8. Não se esqueça de dar uma olhada nas atualidades

Não é só na primeira fase que tem atualidades, então não se esqueça de dar aquela olhadinha básica. 

A leitura, além de te ajudar a escrever melhor, pode te dar mais base para sustentar seus argumentos em uma redação, por exemplo. 
 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *