ENEM: Qual será a diferença entre a 1ª e a 2ª aplicação?

Entenda o vai mudar de uma prova para a outra

ENEM: Qual será a diferença entre a 1ª e a 2ª aplicação?

Neste final de semana, dia 3 e 4 de dezembro, acontecerá a segunda aplicação do ENEM 2016. Como em novembro mais de 400 escolas que seriam local de prova no ENEM estavam ocupadas, 273.521 alunos foram remanejados e farão o exame agora. 

Levando em consideração que isso não é comum, você pode estar se perguntando: “Mas o que vai mudar de uma prova para outra?”.

De acordo com o Inep, o estudante deve ficar despreocupado, pois as provas, apesar de serem diferentes, contarão com o mesmo nível de dificuldade. Maria Inês, presidente do Inep, garantiu que a nova prova não afetará o equilíbrio entre os participante.


 

Isso é realmente possível? 

Segundo o Ministério de Educação isso é possível em função do sistema de avaliação do ENEM, chamado de Teoria de Resposta ao Item.

Geralmente, a nota de um aluno é calculada a partir do número de acertos em provas tradicionais. Já com o TRI não é assim. Cada questão terá um nível de dificuldade – algumas mais fáceis, outras em nível médio, até chegar às mais complexas.

Como existe essa diferença, a ideia do sistema é avaliar os seus conhecimentos em função ao seu padrão de resposta – e não necessariamente ao número de acertos. 

Funciona assim, por exemplo: se você errar as perguntas fáceis e acertar as mais difíceis, o sistema vai entender que você chutou. E aí, sabe o que acontece? Sua nota cai do mesmo jeito. 

Pode parecer estranho a princípio, mas pense bem. Imagine uma atleta que está participando de uma corrida com obstáculos. Ele consegue saltar todas as barreiras mais difíceis e acaba errando todas as mais baixas. Não parece coerente, não é mesmo? 

Para calcular a sua nota será levado em consideração todos os seus acertos e níveis de dificuldade de cada questão. Então, já que a pontuação é algo tão relativo e pessoal, é mais fácil produzir provas equivalentes.

Mas a Redação também vai mudar, né? 

Sim, será uma nova proposta. Não dá para saber qual tema será abordado por essa nova prova, porém o ENEM segue padrão. 

A redação do ENEM traz temas que representam problemas sociais ou ambientais brasileiros, com o intuito que você apresente uma solução, sem deixar de respeitar os Direitos Humanos.

“O aluno terá que identificar uma questão social ou ambiental brasileira. Ele vai ter que mostrar que aquele problema realmente existe, vai ter que justificar o motivo pelo qual ele precisa ser resolvido e apresentar uma proposta de intervenção para solucioná-lo”, explica Marina, Coordenadora de Redação do Stoodi. 

Antes da primeira prova, Marina fez 10 palpites com possíveis temas de Redação que tinham o formato ENEM. Um deles foi o tema deste ano “Intolerância Religiosa no Brasil. Confira aqui os outros 9 palpites e veja como solucionar cada um deles

De resto, as condições serão as mesmas? 

Sim, tudo normal. O aluno que prestar neste final de semana terá que responder às 180 de múltipla escolha. 

No sábado serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza – com questões de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química e Biologia. Ao total, o aluno terá 4 horas e 30 minutos de duração para responder as 90 perguntas. 

No domingo, será a vez das provas de Linguagens, Redação e Matemática – com a produção de texto dissertativo-argumentativo e questões de Língua Estrangeira, Literatura, Artes, Tecnologia da Comunicação e Matemática. O aluno contará com 5 horas e 30 minutos para resolver as 90 perguntas mais a Redação. 

Quando sairá o gabarito oficial? 

O esquema do gabarito será o mesmo da primeira aplicação: ele será divulgado em até 3 dias depois, previsto para 7 de dezembro. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *