Fernanda Clara da Silva passa em Engenharia Elétrica na Unesp com nota máxima na redação

Segundo a estudante, o vestibular de meio de ano pode ser um bom termômetro para os estudos

Fernanda Clara da Silva passa em Engenharia Elétrica na Unesp com nota máxima na redação

Segundo a estudante, o vestibular de meio de ano pode ser um bom termômetro para os estudos

 

Fernanda Clara da Silva fez o ensino médio inteiro em colégio público. Moradora da Grande São Paulo, ela complementou seus estudos com o curso técnico de Análises Clínicas no ITB, Instituto Técnico de Barueri. Resolveu começar o Stoodi no início deste ano e teve uma surpresa muito feliz: com menos de 5 meses, Fernanda foi aprovada no curso de Engenharia Elétrica na Unesp.

A estudante passou em primeiro lugar pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) e tirou a nota máxima na redação. “Eu não esperava ser aprovada”, revela a estudante.

Apesar de ter ficado muito satisfeita com o resultado, Fernanda Clara não vai cursar. A aluna diz que a aprovação foi ótima para ela ver que seus estudos estavam rendendo e para administrar a pressão pré-vestibular. Mas o que Fernanda realmente quer é passar em Medicina.

“Eu aconselho prestar vestibular no meio de ano. Se o curso pretendido tiver, de fato, vagas em vestibulares no meio do ano, tem que prestar, sim! Geralmente são menos concorridos e não deixa de ser outra oportunidade de ser aprovado”, recomenda a estudante.

Agora, a vestibulanda vai voltar para a rotina com mais forças e motivação para aproveitar esses poucos meses de reta final.

Confira o nosso bate-papo com Fernanda Clara, inspire-se com a história da estudante e veja algumas dicas para mandar muito bem nos vestibulares de fim de ano:

Stoodi: Fernanda, você pode nos contar um pouquinho da sua história? 

Fernanda: Me chamo Fernanda Clara da Silva, tenho 17 anos e moro em Barueri, em São Paulo. Eu fui aprovada na UNESP, Universidade Estadual de São Paulo, no curso de Engenharia Elétrica.

A vida inteira estudei em escola pública, mas nunca desisti de aprender e sempre me dediquei ao máximo. Fiz o ensino médio no Instituto Técnico de Barueri (ITB), integrado ao curso técnico de Análises Clínicas. As matérias do curso técnico, muitas vezes, se sobressaíam ao currículo do ensino médio, o que acabou me deixando com lacunas em muitas disciplinas.

Meu tempo sempre foi escasso, com muitos trabalhos para fazer, estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)… Não consegui focar tanto no vestibular, então decidi fazer um ano de cursinho para tirar os atrasos e conseguir realizar meu sonho de entrar na universidade.

Stoodi: Como era a sua rotina de estudos? 

Fernanda: Eu seguia o plano de estudos do Stoodi, turma de fevereiro, com 6h diárias. Mas sempre alternei os conteúdos e disciplinas da semana conforme minhas necessidades e dificuldades. Por isso, alguns dias estudava poucas horas e em outros acaba fazendo mais que 6h. Mas sempre respeitei o meu corpo e meu tempo de aprendizado, nunca extrapolando meus limites.

Stoodi: Como você gosta de estudar? 

Fernanda: Gosto de ler o resumo teórico da aula primeiro e depois assistir a videoaula. Fazia os exercícios obrigatórios do plano e por último fazia meu resumo. Quando eu já dominava a matéria ou era um tema muito extenso, eu preferia imprimir o resumo do Stoodi e colar no caderno.

Stoodi: Esse foi o seu primeiro vestibular?

Fernanda: Durante o ensino médio fiz vários vestibulares, mas foi a primeira vez que fiz a segunda fase da UNESP.
Stoodi: Com é o formato do vestibular da Unesp? 

Fernanda: A Unesp possui um formato particular. A primeira fase é constituída de 90 testes e a segunda é dividida em áreas do conhecimento, parecido com o ENEM: Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação, sendo 12 questões discursivas de cada área.

No segundo dia, são as provas de redação e de Linguagens. Cada uma das questões vale 2 pontos e a redação vale 28 pontos, totalizando os 100 pontos possíveis. É importante administrar o tempo para que a redação e as 12 questões do dia sejam feitas sem pressa. Recomendo fazer bom uso do rascunho da redação, para organizar as ideias, riscar e ajustar antes de fazer o texto definitivo. Considero a redação um diferencial, ela é 28% da nota da segunda fase.

Stoodi: Você gabaritou a redação. Quais são as dicas específicas para essa parte do processo seletivo? 

Fernanda: Considero a redação da Unesp mais simples que a do Enem, mas com estruturas semelhantes. Você precisa introduzir o tema, defender sua opinião, explorando argumentos consistentes e concluir o texto.

Diferente do ENEM, não precisa finalizar com propostas de intervenção, é possível finalizar a redação  retomando os argumentos citados como uma reflexão final sobre o tema, que foi o que fiz.

Assisti à aula da professora Karina sobre o formato de redação da Unesp, explicando todos os critérios da correção e como estruturar o texto, e isso foi fundamental para que eu conseguisse alcançar a nota máxima.
Stoodi: Qual foi o tema de redação desta prova?  

Fernanda: “Prisão especial para portadores de diploma: afronta à Constituição?”.

Um tema atual na sociedade brasileira, mas eu não esperava por ele. Nessa hora foi muito importante ter uma boa bagagem cultural e social, usei muito do que aprendi nas aulas de Sociologia com o professor Braian.

Stoodi: Você tem algum recado para os alunos que estão se preparando para os vestibulares?

Fernanda: É possível passar no vestibular, mesmo para quem está começando agora. Consegui uma aprovação com poucos meses, então não desistam! Todos são capazes.

Saiba dosar a vida de vestibulando com coisas que gosta de fazer nas horas livres e se recompense por tanto esforço. Apenas faça o seu melhor e confie em si mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *