Daniel Lopes se interessou pela área durante cursinho técnico da escola

Uma das maiores dificuldades de um estudante do ensino médio é escolher a carreira que pretende seguir e estudar para conseguir estudar essa área. O Daniel Lopes, aluno de 18 anos da rede pública de ensino, contou com a ajuda de um cursinho técnico feito em sua antiga escola para escolher a área que vai seguir: Sistema de Informação.

Ter contato com a profissão que se pretende seguir pode ajudar muito na hora de tomar decisões importantes na vida. Seja por meio de um familiar, amigo ou alguém com quem você teve contato e leva em consideração a opinião. Além disso, as escolas podem ajudar muito transmitindo informações práticas e criando cursos que expliquem melhor as áreas.

Daniel tem consciência de que a caminhada de estudos acabou de começar. A preparação para entrar na universidade foi desafiadora e pediu muita disciplina e dedicação, mas a vida de universitário não será muito diferente e exigirá ainda mais garra do estudante. Ele afirma que pretende “estudar muito mais que agora e fazer novos amigos”.

Durante seu processo de preparação para o Enem, Daniel usou a plataforma do Stoodi para auxiliar nos estudos. Ele afirma que estudava a parte teórica por aproximadamente uma hora e fazia intervalos curtos, de 15 minutos. Ao final de cada tema estudado, ele também fazia a lista de exercícios, cumprindo, assim, sua meta diária.

Entre as principais dificuldades enfrentadas durante a preparação para o Enem, Daniel destaca o desafio de manter o foco nos estudos até o dia de fazer a prova. Além disso, outro ponto que exige atenção do estudante e cuidado para não se perder é conseguir realizar suas metas de estudo.

A gente conversou com o Daniel para saber um pouco mais sobre a preparação dele para o Enem e para que ele compartilhasse um pouco de sua história. O objetivo é ajudar outros estudantes que estão nesse momento de preparação e podem sair ganhando ao receber dicas de quem já passou por isso.

Confira abaixo como foi esse bate papo universitário.

Daniel foi aprovado em 1º na UEMG

Stoodi: Sistema de Informação sempre foi a sua 1ª opção de curso?

Daniel: Sim, desde que comecei um cursinho técnico, na minha antiga escola, passei a gostar da área buscando cada vez mais informações que levassem a consolidar esse interesse.

Stoodi: Você fez o Ensino Médio em escola pública ou particular?

Daniel: Estudei o Ensino Médio em escola pública.

Stoodi: Como era sua rotina de estudos durante a preparação para o vestibular?

Daniel: Eu organizava meu tempo de acordo com os assuntos pré-definidos para aquele dia. Estudava a teoria em torno de uma hora, descansava quinze minutos e, por fim, fazia exercícios ao final de cada assunto. Assim, meu dever diário com os estudos era cumprido.

Stoodi: Durante quanto tempo você usou a plataforma do Stoodi para estudar?

Daniel: Utilizei a plataforma do Stoodi durante cinco meses.

Stoodi: Quais as principais vantagens você enxerga em uma plataforma de educação online, como o Stoodi?

Daniel: Aulas objetivas, flexibilidade de tempo, a relação única entre o professor/a do vídeo e o aluno passa mais confiança ao estudante. Afinal, quando estamos num cursinho presencial, geralmente, existe um fenômeno em que o estudante se sente superior/inferior ao comparar seu desempenho com os outros da sala, afetando negativamente o seu processo de aprendizagem.  

Stoodi: Quais as maiores dificuldades durante a preparação para o vestibular?

Daniel: Entre as maiores dificuldades estão manter o foco até o grande dia da prova e cumprir as metas de estudo.

Stoodi: Que dicas você daria para quem está se preparando para a tão sonhada vaga?

Daniel: As minhas principais dicas são as seguintes:

1º: Procurar um cursinho que disponibiliza aulas objetivas, exercícios e simulados como, no caso, o Stoodi.

2º: Identificar em qual turno – matutino, vespertino e noturno – você é mais produtivo.

3º: Reconhecer que entendeu a teoria e partir para os exercícios. Começando pelos básicos, e aumentando a dificuldade conforme o seu desempenho.

4º: Fazer simulados e resolver provas anteriores do vestibular que você vai prestar. Isso é muitíssimo importante.

5º: Por fim, depois de uma bateria de estudos, durma muito, o tanto que você puder. Seu corpo precisa descansar para continuar a jornada. Acenda uma fogueira, faça um acampamento, arrume seu cavalo, aperte a armadura, procure mantimentos e  prossiga na sua meta de estudos. (Risos)

Stoodi: Quais suas expectativas para a vida universitária?

Daniel: Pretendo estudar muito mais que agora e fazer novos amigos.

Stoodi: Já sabe que área pretende seguir depois de formado?

Daniel: Quero trabalhar como Administrador de Banco de Dados.

Estamos escrevendo uma série com depoimentos de alunos que foram aprovados na chamada regular do Sisu. Acompanhe a história do estudante que ficou em 3º e garantiu vaga em Letras, na USP

Luiz Serpa

Jornalista, corredor, amante de futebol americano e integrante do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi. Prefere ser chamado de “Serpa” e é apaixonado por cachorros.

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!