Saude ou saúde, qual o correto?

Ó, dúvida cruel! Uma pergunta simples, mas muito enigmática, que pode estar em vários vestibulares. Enfim, saude tem acento na nova ortografia? Como não errar na hora da prova? Confira neste post algumas dicas que vão eliminar suas dúvidas de vez!

 

Como se escreve saúde?

Algumas palavras paroxítonas perderam o acento com a nova ortografia. É o caso de alguns vocábulos que levavam o chamado acento diferencial, por exemplo.

Mas, a palavra saúde leva acento sim. Não importa se for substantivo ou uma das formas flexionadas do verbo saudar no singular, a regra é a mesma.

De acordo com a gramática, em palavras paroxítonas que formam um hiato com “i” ou “u”, as vogais devem ser acentuadas. Mas… a nova ortografia trouxe exceções. Veja quais:

  • não se acentuam os hiatos que vierem depois de nh: rainha, moinho, ladainha;
  • não se acentuam “i” e “u” quando estas vêm depois de um ditongo: baiuca, feiura, cheinho.

 

Significado de saúde

Saúde tem alguns significados diferentes. O mais comum relaciona-se ao estado de equilíbrio e autorregulação de um ser vivo, seja do ponto de vista físico, mental ou psicológico. É o oposto de doença ou enfermidade. Também representa força e vigor físico.

Além disso, é uma expressão utilizada em momentos de brinde, saudação ou votos a alguém, bem como uma interjeição após alguém espirrar.

Como flexão verbal do verbo saudar (cumprimentar, aclamar) no singular, corresponde às 1ª pessoa e 3ª pessoa do presente do Subjuntivo (que eu/ele/ela/você saúde) e à 3ª pessoa do Imperativo (saúde você/ele/ela).

 

Exemplos do uso de saúde

É preciso manter a saúde em dia para evitar doenças graves no futuro. (equilíbrio do organismo)

Aquele atleta é cheio de saúde para aguentar tantos treinos. (força, vigor)

Um brinde pela amizade. Saúde! (interjeição)

Espero que você saúde seu colega desta vez! (cumprimentar, saudar)

Agora que você está seguro de que saúde tem acento na nova ortografia, continue estudando acentuação gráfica e assista a esta videoaula sobre divisão silábica e sílaba tônica!

Raquel Brito

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!