Horário de verão e Enem: como não perder a prova

Você sabia que o horário de verão vai começar no mesmo dia que o Enem? Veja como se preparar!

Horário de verão e Enem: como não perder a prova

Se você é um vestibulando e tem visto algum jornal ultimamente, com certeza ficou preocupado com a manchete: “Horário de verão começará no mesmo dia que o Enem”.

E se você perder a hora no dia? E se adiantar seu relógio errado? Calma!

O Stoodi vai te explicar todas as mudanças que estão envolvendo o horário de verão e ainda te dar dicas de como não perder o dia que pode mudar o seu futuro! Vamos lá?

O horário de verão

O horário de verão é uma medida que foi implementada em 1931 e tem o intuito de promover maior economia de energia no território brasileiro.

Hoje, apenas alguns Estados adotam essa medida. São eles: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

Esse procedimento consiste em adiantar o relógio em uma hora, durante 5 meses. Contudo, este ano o tempo dedicado à isso foi diferente.

Eleições 2018

Desde o ano passado, há discussões no Governo Federal para dar fim ao horário de verão. Contudo, essa política ainda não foi implementada, algumas alterações passaram a ser feitas com relação ao tempo de duração deste horário.

O Presidente Michel Temer atendeu um pedido do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes para adiar a implementação do horário de verão no ano de 2018. Isso se deve ao fato de  evitar que o dia da mudança coincida com o dia da votação do segundo turno nas eleições presidenciais.

Assim, tradicionalmente, o horário passa a ser implementado no terceiro domingo de outubro. Com esta nova medida, o horário de verão começa no primeiro domingo de novembro, ou seja, no dia 4 de novembro, à meia noite.

Enem

relógio na parede horário de verão

A prova do Enem será realizada em dois domingos consecutivos: 4 e 11 de novembro. Essas datas foram divulgadas desde 18 de janeiro pelo Ministério da Educação (MEC).

No primeiro dia de prova, serão cobradas as seguinte matérias: questões de linguagem, ciências humanas e a redação. A duração prevista da prova é de 5h30.

Já no segundo dia, serão pedidas as questões de ciência da natureza e  matemática. A duração prevista da prova é de 5h .

Para ambos os dias, a abertura dos portões será às 12h e, o fechamentos, às 13h.

MEC

O Ministério da Educação pediu ao Presidente Michel Temer que adie o horário de verão deste ano. Isso porque, segundo o MEC, a mudança pode gerar confusão para os alunos, levando-os a até perderem o horário da prova.

Todos os anos, vemos diversos alunos que chegam tarde demais para fazer o exame, os atrasados do Enem. Um dos principais motivos do pedido do MEC é justamente para evitar que este cenário ocorra com mais frequência, prejudicando cada vez mais o candidato.

O que ficou resolvido?

Na quinta-feira, dia 4 de outubro, o governo federal anunciou que o horário de verão seria adiado, mais uma vez, para evitar atrasos para os participantes do Enem. Agora o horário de verão terá início no terceiro domingo de novembro, ou seja, no dia 18. Acha que ficou tudo resolvido? Não!

Na segunda-feira, dia 15 de outubro, o Palácio do Planalto voltou atrás e estabeleceu que o horário de verão começará no dia 4 de novembro, o mesmo domingo que marca o primeiro dia do Enem! Não foram dadas maiores justificativas para tal decisão.

Também ficou nervoso? Calma. Olha essa dica que o Stoodi separou pra você não se atrasar neste dia!

Como evitar chegar atrasado

Se você está com receio de ser pego como um dos atrasados do Enem neste ano, é bom ficar atento às dicas do Stoodi! Vem com a gente!

  1. Acorde mais cedo: para evitar o famoso “Dormi até mais tarde” ou “Só mais 5 minutinhos”, programe seu relógio para tocar com bastante antecedência. Com duas, ou até três horas de folga, antes de você ter que sair de casa, levante da cama e já planeje seu dia para fazer o Enem.Por isso, duma cedo no dia anterior! Você não vai querer não conseguir prestar atenção na prova porque dormiu pouco na noite anterior!
  2. Se planeje: um dia anterior ao da sua prova, garanta que no domingo você não vai esquecer do novo horário. Para isso, cole alguns lembretes pela sua casa, em algum lugar que você tenha certeza que vai ver pela manhã. Pode ser no micro-ondas, no espelho do seu quarto, ou qualquer outro lugar. O objetivo aqui é ser a primeira coisa que você faça quando acordar: lembrar de adiantar seu relógio!
  3. Calcule a distância: o ideal aqui é se organizar de acordo com o seu local de prova e distância da sua casa. Certifique-se de chegar entre o 12h e a 13h no seu local de prova. Assim, haverá menos chances de se atrasar. Você pode usar aplicativos como o Google Maps para estimar o tempo do trajeto que você levará até o local.

    Mas lembre-se: você não será o único à caminho do Enem. Calcule como você pode fazer para evitar o trânsito e a multidão do domingo!

  4. Não procrastine: Apesar de parecer algo simples, não deixe para deixar “de última hora” no dia do Enem. Organize-se para ter tudo ao seu alcance: uma roupa confortável já escolhida, um lanche já preparado, separe seus documentos e materiais para fazer a prova e, principalmente, não esqueça o bilhete para transporte, caso for de transporte público!

Se você se mantiver organizado, com certeza  não vai esquecer deste dia. Marque ele já na sua agenda!

E aí, gostou das dicas? Então não perca tempo e cadastre-se gratuitamente no Stoodi! Só assim você vai ter o melhor conteúdo para gabaritar no Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *