Viagem ou viajem: qual a diferença?

 

Algumas palavras na língua portuguesa são utilizadas de maneira tão errada que muita gente simplesmente esquece quando e como usá-las. Esse é o caso de “viagem” e “viajem”. Você, com certeza, já viu alguém escrevendo esses termos incorretamente.

Quer saber como utilizá-los? Então continue lendo esse post!

Diferença entre “viagem” e “viajem”

Tanto a palavra “viagem” quanto a palavra “viajem” existem no nosso vocabulário e estão corretas. Entretanto, enquanto a primeira se refere a um substantivo, a outra é uma forma conjugada do verbo “viajar”.

O grande problema observado é que muitas pessoas cometem o erro de utilizar a forma verbal no lugar do substantivo, trocando o “g” pelo “j”.

“Viajem”: significado

O termo “viajem” nada mais é do que a forma flexionada do verbo viajar, na conjugação da 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo (“que eles viajem”). Pode também ser considerada a conjugação na 3ª pessoa do plural do imperativo (“viajem eles”).

Viajar é o ato de se deslocar de um local a outro, visitando a passeio, a trabalho, entre outros. De forma mais coloquial, pode também ser considerada a ação de alucinar, delirar.

A forma mais fácil de aplicar corretamente o uso do termo “viajem” é pensar sempre em seu sinônimo: passeiem.

Exemplos do uso de “viajem”

  • Que vocês viajem em segurança na semana que vem!
  • No novo trabalho, será necessário que eles viajem muito.
  • Fiquem mais um pouco, viajem amanhã!

“Viagem”: significado

Já a palavra “viagem” diz respeito a um substantivo. É uma jornada, um passeio, um deslocamento de um local para outro. Realizar uma viagem é colocar em prática o ato de viajar. Daí a grande confusão entre os termos, já que um se refere ao substantivo praticado e o outro é a ação posta em prática.

Viagem também pode se referir, de maneira coloquial, às experiências causadas por substâncias alucinógenas, sendo utilizado como uma gíria.

Exemplos do uso de “viagem”

  • Que vocês façam uma boa viagem na semana que vem!
  • Minha viagem durará cinco dias. Volto na próxima semana.
  • Cuidado com essa droga! Ela pode causar viagens muito estranhas.

Agora que você já sabe a diferença entre “viagem” e “viajem”, que tal conferir nossa base de exercícios de gramática? Não deixe também de acompanhar o Blog do Stoodi!