Visto americano: passo a passo de como tirar e quais os tipos!

Descubra como você pode tirar o seu visto americano, quais as regras e as implicações!

Visto americano: passo a passo de como tirar e quais os tipos!

É bastante divulgado que nos Estados Unidos existem muitas oportunidades, e isso é tudo o que um jovem deseja. Mas você sabia que, para entrar no país e aproveitar as chances de estudo, primeiro é preciso ter um visto americano?

O consulado concede o visto americano baseado no tipo de viagem escolhida. Neste post, vamos explicar o que você deve fazer para tirar um visto americano e solucionar as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Então, boa leitura!

Tipos de visto americano

Quando você decide viajar para outros países, deve procurar informações sobre passaporte e visto. Se você vai para os Estados Unidos, tem que tirar o visto americano primeiro. Esse documento concedido pela embaixada estadunidense é anexado ao passaporte e permite sua entrada naquele país.

Existem vários tipos de visto americano, então, como saber qual será o melhor para você? Em primeiro lugar, eles são divididos em duas categorias: visto de imigrante (para quem vai morar no país) e visto de não imigrante (para turistas, empresários, estudantes e quem vai fazer tratamento médico).

A escolha do visto será baseada no tipo de viagem que será feita. E para cada tipo de visto existem exigências diferentes. No entanto, em alguns casos, mesmo tendo posse do visto a pessoa não consegue entrar nos Estados Unidos.

Veja alguns tipos de visto a seguir e decida qual será o melhor para você!

Visto americano: turista

A categoria de visto americano B-2 é indicada para pessoas que estão em viagem de férias, turismo e lazer. Além de preencher os formulários e pagar as taxas, será necessário realizar identificação pessoal.

Em alguns casos, haverá entrevista para entendimento do motivo da viagem, pois esse é o tipo de visto mais solicitado. Além disso, o país tem problemas com a migração e muitas pessoas usam o visto B-2 para entrar no território norte-americano e não voltam mais para o país de origem.

Visto de estudante

Você quer visitar os EUA para se aperfeiçoar nos estudos? Então, o tipo de visto americano indicado é o F-1, com ele é possível estudar em escolas regulares para terminar o ensino médio (High School) ou fazer uma faculdade.

Nesses casos, primeiro o aluno deve se inscrever na instituição onde vai estudar. Essa escola vai realizar o cadastro do estudante no SEVIS (Sistema de Informação de Estudante e Visitante de Intercâmbio). Em seguida, ela enviará o formulário I-20 para preenchimento.

Para ter tranquilidade durante todo o período planejado, tenha o passaporte com data de validade superior ao período do curso. Uma curiosidade: o visto para estudar nos Estados Unidos tem duração de 4 anos, independentemente do período de duração real dos estudos.

https://www.collegeconsensus.com/wp-content/uploads/2016/12/o-HARVARD-UNIVERSITY-BUILDING-facebook-1024×512.jpg

Visto de estudante de intercâmbio

Quando o objetivo da viagem é fazer intercâmbio, mesmo que seja por um período curto, o visto americano solicitado deve ser o J-1. Ele é parecido com o visto de estudante, porém, é usado por pesquisadores, alunos de idiomas, acadêmicos com bolsa de estudos, entre outros.

Os médicos que procuram especialização na área também se encaixam nessa modalidade de visto. Para os jovens cujo objetivo é o emprego de verão ou um estágio universitário, esse visto americano J-1 é o mais indicado. Todos os pré-requisitos são preparados por uma organização patrocinadora americana.

Taxa: visto americano

Afinal, qual o valor para tirar um visto americano? No momento em que estiver planejando a viagem, prepare também seu bolso! Depois de escolher o visto americano ideal para sua situação e antes de agendar a entrevista no consulado e a visita ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), pague a taxa referente ao visto.

A taxa de solicitação (MRV) custa atualmente US$ 160,00, o que será convertido em aproximadamente R$ 640,00. Dependendo do tipo de visto solicitado, existem outras taxas. E, se você quer agilizar o processo, efetue os pagamentos com cartão de crédito.

Os pagamentos realizados com boletos bancários demoram três dias para constar no sistema. Aqueles que vão renovar o visto e são menores de 14 anos ou tem acima de 79 anos não precisam pagar taxas. Quem tem passaporte diplomático também é isento de taxa.

Como tirar visto americano: passo a passo

Uma viagem para os Estados Unidos deve ser bem planejada, pois o visto para entrar no país pode demorar um pouco para ser concedido. Então, tire o visto antes de comprar seu pacote de viagem. A seguir você terá o passo a passo de como tirar o desejado visto americano.

Formulário: visto americano

Antes de iniciar o preenchimento dos formulários, verifique a validade do passaporte, que não pode ser inferior à data do término da viagem. Para verificar a data de validade ou solicitar um novo documento, entre em contato com a Polícia Federal.

Separe toda a documentação necessária para o preenchimento do formulário:

  • documentos pessoais;
  • passaporte válido;
  • comprovante de residência.

O Formulário DS-160 deve ser preenchido de forma correta, sem erros ortográficos. Você deve levar mais de uma hora para preencher tudo — então, faça isso no momento em que estiver tranquilo e tenha paciência.

As perguntas do Formulário DS-160 estão em inglês, mas você pode traduzir diversas informações. Para isso, clique no menu “Select Tooltip Language” e em seguida escolha “Portuguese”. Assim, quando passar o mouse sobre a pergunta, ela aparecerá em português.

Escolha o consulado onde será realizada a entrevista: pode ser São Paulo, Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou Porto Alegre. Em seguida, clique em “START AN APPLICATION”. Aparecerá uma tela com diversas informações, porém, a mais importante é o “APPLICATION ID”.

Faça um print da página, pois você precisará desse número identificador para agendar a entrevista e para corrigir informações lançadas no sistema, se ainda não tiver finalizado sua operação.

Na sequência, terá que preencher seus dados pessoais, de residência, de telefone. A seguir, informe o tipo de visto americano solicitado e informações sobre a viagem como: a data de chegada nos EUA, a data prevista para o retorno ao Brasil e o endereço de onde se hospedará.

O próximo campo a ser preenchido no formulário é sobre acompanhantes na viagem. Você deve informar se viajará sozinho ou acompanhado. No caso da segunda opção, forneça os dados do seu acompanhante. Você deve informar se já esteve nos Estados Unidos anteriormente.

No espaço para trabalho/estudo, você informará onde trabalha e de forma resumida contará o que faz na empresa. Se apenas estuda, a informação fornecida será sobre a escola. A seguir serão feitas perguntas de segurança.

Nas próximas telas do formulário, você vai revisar tudo o que escreveu, por isso preste muita atenção, pois erros cometidos no Formulário DS-160 impedem que se consiga o visto americano. Qualquer alteração pode ser feita clicando no botão “EDIT”.

Depois que você conferir tudo, clique no botão “SIGN AND SUBMIT APPLICATION” e seu formulário será finalizado e encaminhado para o consulado. A tela de confirmação de envio deve ser impressa e levada tanto para o CASV (Centro de Solicitação de visto) quanto para a entrevista no consulado americano.

Agendamento: visto americano

Após certificar-se de que o formulário foi corretamente preenchido, realize o pagamento da taxa de solicitação de visto. O passo seguinte é o agendamento da entrevista: procure o CASV, onde você vai marcar para tirar foto e deixar suas impressões digitais.

Na sequência, marque a entrevista em um consulado com acesso mais fácil. Lembre-se de que as entrevistas são feitas pessoalmente e não se esqueça de levar toda a documentação requisitada:

  • documentos pessoais;
  • passaporte dentro da validade;
  • página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160;
  • página de confirmação do agendamento;
  • documentos que comprovem vínculo com o Brasil.

Consulado americano: visto

bandeira eua visto americano

O passo seguinte é a entrevista. Como é algo novo em sua vida, é comum se sentir desconfortável e com um pouco de ansiedade. Nesse momento, tente se acalmar e responder as perguntas de forma clara e objetiva.

As perguntas geralmente são as mesmas, e o foco do agente do consulado é perceber se há fraude ou falsas intenções por parte do solicitante no pedido do visto. Veja as perguntas mais comuns:

  • Por que você quer viajar para os Estados Unidos?
  • Quando pretende viajar e por quanto tempo quer ficar lá?
  • Que cidades vai visitar?
  • Quem está pagando sua viagem?
  • Quanto dinheiro você vai levar?
  • Onde você trabalha e o que faz?
  • É casado? Tem filhos?

Entrega do Visto Americano

Na hora do agendamento da entrevista, você poderá optar pela opção de receber seu passaporte com o visto em sua residência, ou buscar no CASV de sua escolha. A entrega costuma ser rápida e é feita por uma transportadora. Para mais informações sobre entrega, é só clicar aqui.

Tive o visto americano negado: por que aconteceu e o que fazer

Quando você decide fazer uma viagem para os Estados Unidos, logo começam as dúvidas e o medo de ter o visto americano negado. Isso acontece porque muitas pessoas viajam para lá todos os anos, e aqueles que não estão totalmente preparados ou que omitem informações do consulado não têm seu visto aprovado.

Mas, com conhecimento prévio do que deve ser feito, é bem provável conseguir seu visto sem maiores complicações. Veja a seguir algumas situações que impedem a concessão do visto.

Falta de vínculo com o Brasil

O visto americano é concedido às pessoas que comprovem vínculos com o Brasil, ou seja, deve ficar clara a ligação com o nosso país e a demonstração de um motivo pelo qual voltar. Dessa forma, o viajante esclarece que não tem interesse de ficar ilegalmente nos EUA.

Comprovação de recursos financeiros para custear a viagem

A falta de comprovação de que terá dinheiro suficiente para se manter durante toda a viagem também é motivo para ter o visto americano negado. Você pode comprovar seus recursos financeiros com:

  • declaração de imposto de renda;
  • extratos bancários;
  • contracheques;
  • declarações bancárias do fiador (se for outra pessoa a pagar a viagem).

Preenchimento incorreto do Formulário DS-160

Conforme já foi dito anteriormente, o preenchimento do Formulário DS-160 deve estar correto. A honestidade é fundamental em todo o processo. Portanto, não minta ou omita informações. O cônsul nega o visto daqueles que tentam burlar regras, informações e sistemas.

No momento da entrevista, o agente do consulado vai fazer um encontro de respostas. Ele vai associar a resposta realizada pessoalmente com o que foi declarado no Formulário DS-160 e os documentos que comprovam o que foi descrito.

É nessa hora que o erro de preenchimento deixa você como mentiroso. Por exemplo: no formulário, você marcou que é casado e não tem filhos. Mas, na verdade, é solteiro. O entrevistador conclui que está mentindo para conseguir o visto.

Pessoas que oferecem algum tipo de risco para o país

Em alguns casos, o visto não é concedido porque o solicitante tem um perfil que aumenta os riscos à segurança nacional. Enquadram-se nesses casos:

  • pessoas com doenças infectocontagiosas;
  • indivíduos investigados com suspeita de envolvimento com o terrorismo;
  • aqueles que já foram deportados dos Estados Unidos;
  • pessoas condenadas por crime ou procuradas pela justiça.

Comportamento desapropriado durante a entrevista

Durante a entrevista, o agente do consulado faz perguntas objetivas; logo, as respostas também devem seguir essa linha. O excesso de nervosismo transmite insegurança, e as respostas saem complexas demais.

Se o visto for negado, chegará ao seu endereço uma carta informando o motivo pelo qual não foi possível a aprovação. Ela deve ser bem analisada para que as correções sejam feitas e brevemente você possa fazer uma nova solicitação.

Caso a negação tenha ocorrido devido à falta de documentos, você pode incorporá-los ao pedido do visto sem custo adicional. Só tenha atenção para que não falte mais nada. No entanto, se a negativa for por outro motivo, como falta de vínculo com o Brasil, alterações reais na sua vida terão que ser realizadas.

Uma nova solicitação é feita, a comprovação do vínculo com o Brasil será melhorada e a taxa de solicitação de visto americano deve ser paga novamente. Não existe um prazo para iniciar um novo processo, mas lembre-se de que a comprovação de vínculo deve ter uma base sólida.

Viajar para os Estados Unidos para estudar e aprimorar seus conhecimentos é muito bom e vai se tornar um diferencial no currículo futuramente. Porém, se você quer só aproveitar o momento para conhecer um dos países mais poderosos do mundo, é válido também. Agora que você já sabe como tirar um visto americano, poderá fazer a escolha mais adequada.

E aí, gostou do artigo? Se você está planejando sua viagem enquanto se prepara para o Enem, otimize seu tempo! Cadastre-se para experimentar as aulas grátis do Stoodi, e aprender sobre diversos assuntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *