Por-do-sol, pôr-do-sol, por do sol ou pôr do sol: como se escreve?

A Língua Portuguesa é recheada daquelas palavras que são uma verdadeira pegadinha. Usar ou não usar o hífen? Onde colocar o acento? Como escrever a expressão corretamente? Esse é um grande problema para muita gente!

Uma das expressões que mais servem de exemplo nesse caso: por do sol ou pôr do sol? Com ou sem hífen? Ela deve ser escrita com acento circunflexo no pôr e sem hífen. O hífen caiu, inclusive, a partir de 2009, com a chegada do Novo Acordo Ortográfico. Neste post, trouxemos a explicação para escrever a palavra assim. Confira!

Pôr do sol: significado

Pôr do sol é uma locução que faz referência ao momento do dia em que acontece o desaparecimento da luz do sol no horizonte. Seus sinônimos podem ser: ocaso, crepúsculo ou poente.

Segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico, as locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais não devem mais serem hifenizadas. Apenas algumas, consagradas pelo uso e com significado específico, fogem à regra.

Locuções como: fim de semana, dia a dia, sala de jantar, cão de guarda, entre outras, perderam o emprego do hífen, como mão de obra. Já outras como água-de-colônia, cor-de-rosa, pé-de-meia, entre outras, mantêm o hífen por serem muito específicas.

Exemplos do uso de pôr do sol

Abaixo, alguns exemplos da aplicação da locução pôr do sol:

  • Vamos assistir ao pôr do sol juntos?
  • Só saio de casa depois do pôr do sol.
  • pôr do sol hoje está excepcional!

Plural de pôr do sol

O plural de pôr do sol é pores do sol. No caso dessa locução, pôr não é considerada um verbo, pois tem função substantivada. Dessa forma, a formação do plural deve obedecer às regras aplicadas para palavras compostas unidas pela preposição “de”. Nesse caso, apenas a primeira palavra é colocada no plural.

Exemplos do uso do plural de pôr do sol

  • Os pores do sol dessa semana foram espetaculares!
  • Com a chuva, os pores do sol desse mês não tiveram tanto efeito.

E ai? O post te ajudou a esclarecer sua dúvida? Veja também a diferença entre dessa e desta e como usar. Aproveite e cadastre-se no Stoodi para ter acesso a videoaulas de gramática e exercícios para praticar!