É possível passar em um vestibular concorrido sem fazer cursinho presencial, morando no interior, sem escolas e cursinhos bons?

Não apenas é possível, como pode ser uma ótima opção. Ao estudar com um curso online, você vê as matérias na sua velocidade, enfatiza os assuntos que mais precisa e pode rever cada aula quantas vezes quiser.

É claro que estudar sozinho funciona quando você tem disciplina, e não precisa de alguém ali do seu lado impulsionando-o a estudar. Se você se encaixa nesse perfil, continue a leitura!

Estudar em casa se baseia, principalmente, em 3 fatores:

  • Aulas online;
  • Materiais escritos (livros ou apostilas);
  • Provas antigas.

Aulas Online

No método de estudo tradicional, você vai para o cursinho, assiste às aulas programadas para o dia, com diversas interrupções e sem direito de escolha.

Enquanto no cursinho você entraria em um ritmo ditado pelos professores, no estudo sozinho, as aulas online serão dosadas por você, dependendo do quanto está absorvendo de informação (podendo pausar o vídeo, relembrar um conteúdo no livro ou ver e rever a mesma aula etc).

Assim como em um buffet de restaurante por quilo, nas aulas online você pega o que quiser, o que mais precisar, como se fosse um buffet de conhecimento. Assim, você não corre o risco de assistir às aulas de assuntos que já entende bem, e não deixa de aprender o que ainda está faltando.

escrevendo no caderno

Livros e apostilas

Para vestibulares concorridos, onde você precisa de uma boa carga de conteúdo, é essencial se abastecer de materiais bons. Para isso, não precisa gastar uma fortuna, você pode usar o material escrito do Stoodi ou adquirir livros didáticos em sebos.

Provas antigas

Para conseguir a aprovação em um vestibular concorrido, é preciso passar por 3 fases:

Na fase 1, você só estuda matérias novas; na fase 2 você começa a fazer as provas antigas e na fase 3 você foca 80% do seu tempo nas provas antigas e simulados.

Fases de estudo

Ao fazer provas antigas, você irá aprender:

  • Como os assuntos são cobrados,
  • Quais assuntos são enfatizados,
  • Como evitar cair em pegadinhas.

As provas sempre vão ser parecidas com as anteriores, nenhuma banca faz um exame completamente diferente da edição do ano anterior, seja o Enem, Fuvest ou Unicamp.

É comum ver a mesma questão com um enunciado diferente. Fazer provas antigas é o coração da preparação, mas não deixe para a última hora, comece antes de terminar toda a matéria ou de ver todas as aulas online.

No vestibular, não passa necessariamente quem tem mais conhecimento, passa quem vai melhor na prova.

Preenchendo gabarito

Monitoria

Ao fazer provas e listas de exercícios, muitas dúvidas surgirão. Nas aulas, você consegue entender tudo, mas ao resolver as questões você verá as lacunas do seu conhecimento. Tire suas dúvidas na monitoria do cursinho online.

Redação

Outro fator crucial para a aprovação é a redação. Mesmo que você vá muito bem nas outras provas, uma nota mais baixa em redação pode acabar com a tão sonhada aprovação.

Faça redações até chegar numa nota acima de 9 e continue fazendo toda semana até o dia da prova, pois é muito fácil perder a prática. Lembre-se de que você precisa não só fazer uma redação digna de um curso concorrido, como também ter a prática para fazê-la rapidamente, para que sobre tempo para as outras provas.

Escrevendo

Erros frequentes

Não dormir bem

É durante o sono que a matéria se consolida no cérebro e nas conexões neurais. Aprender com eficiência é também sinônimo de uma boa noite de sono.

Não revisar os conteúdos

Além disso, não revisar o conteúdo é um erro grave. Aprender a matéria pode até ser fácil em alguns casos, mas não adianta somente você aprender, é preciso guardar aquele assunto por meses. Apenas com revisões periódicas isso será possível. Lembre-se, o cérebro só guarda o que nós usamos constantemente!

Vimos que estudar em casa sozinho é possível se você tiver disciplina e souber como estudar em cada uma das fases do estudo.

Você precisará assistir aulas online, acompanhar o assunto no material escrito e fazer provas e simulados.

Texto criado por Susane Ribeiro, professora de engenharia aeroespacial no ITA e também criadora do Resumov e do Sniper de Questões. Ela também tem o seu canal no YouTube

0 Shares:
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...