Equação de 2º grau: como resolver?

 

Um dos assuntos que mais caem nas questões de matemática são equações de 2° grau. Isso porque elas são mais complexas do que as de primeiro grau, precisando de mais habilidade para resolvê-las com tranquilidade.

Se você ainda tem dúvidas sobre como resolvê-las, continue lendo nosso artigo! Separamos as principais informações sobre o cálculo para você.

Como fazer equação de 2 º grau?

A equação de 2° grau nada mais é do que uma equação quadrática, em que a incógnita está elevada ao quadrado, como na fórmula ax2 + bx + c = 0. Nesse sentido, encontrar o seu resultado implica em tirar a raiz quadrada dos coeficientes.

Fórmula de Bháskara

No tópico anterior, comentamos a necessidade de extrair a raiz quadrada dos coeficientes para encontrar o resultado. No entanto, existe uma fórmula que facilita os cálculos e, por consequência, aumenta seu rendimento no vestibular, conhecida como fórmula de Bháskara, representada por .

Exercícios de equação de 2º grau

Você já deve ter percebido a importância dos exercícios para mandar bem nos vestibulares, certo? É por meio deles que você consegue fixar e se familiarizar com o conteúdo, colocando em prática tudo aquilo visto nos livros e apostilas.

Por isso, separamos dois exercícios básicos de equação de 2º grau para você praticar e, depois, aprimorar seus estudos com as nossas atividades. Confira:

  • determine as raízes da equação 2×2 – 3x – 5 = 0;
  • determine os valores de x que tornam a equação 4×2 – 16 = 0 verdadeira.

Sistema de equação do 2º grau

Os sistemas de equação do 2° grau devem, obrigatoriamente, conter equações de primeiro e segundo grau. Dessa forma, o sistema terá sempre duas incógnitas, sendo que uma é elevada ao quadrado.

Para resolvê-lo é necessário isolar uma das variáveis, encontrá-la e, depois, substituí-la dentro do sistema. Via de regra, identificamos primeiro a variável de 1° grau, para facilitar o cálculo posterior.

A equação de 2° grau e seus sistemas são muito comuns em qualquer vestibular do Brasil. Afinal, é um tema que reúne diversos conhecimentos matemáticos, sendo necessário grande atenção durante sua realização.

Gostou do post? Então cadastre-se no Stoodi, conheça nosso plano de estudos e aproveite para realizar nossos exercícios e mandar bem nas provas!