Cartão de confirmação Enem: entenda tudo!

Veja o que você precisa saber sobre o cartão de confirmação do Enem!

Cartão de confirmação Enem: entenda tudo!

A organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai divulgar em outubro o cartão de confirmação das inscrições para todos os candidatos que vão fazer a prova em 2019, mais especificamente nos dias 3 e 10 de novembro.

Trata-se de um momento de grande importância para as cerca de 5 milhões de pessoas que farão a segunda maior prova do mundo em número de participantes.

Com o objetivo de lhe auxiliar nessa etapa, vamos mostrar neste post todos os detalhes referentes ao cartão de confirmação Enem, além de informações super interessantes sobre o assunto. Portanto, embarque nessa com a gente!

O que é o cartão de confirmação Enem?

O cartão de confirmação Enem nada mais é do que um documento que comprova a inscrição do candidato no exame aplicado pelo Inep em todo o Brasil. Nele, estão contidas informações que vão auxiliar no cumprimento de todas as etapas do exame, como dias das provas, horários e locais.

Desde 2015, o cartão é digital e personalizado, ou seja, somente o candidato pode acessá-lo. O objetivo é que a pessoa faça a prova com tranquilidade, tendo as informações necessárias para se organizar, evitando atrasos ou, até mesmo, o esquecimento de algum item que possa prejudicar o rendimento nos dias do Enem.

O documento traz as informações pessoais do candidato e também recomendações aos participantes, além das obrigações gerais. Dentre elas, podemos citar o porte do documento de identidade no dia da prova, o comparecimento com pelo menos 30 minutos de antecedência do início do exame e também a necessidade de levar caneta preta para o preenchimento do gabarito.

A cor da tinta é obrigatória pelo fato de auxiliar na leitura óptica das respostas das questões de múltipla escolha, ou seja, é importantíssimo você contar com esse item em seu estojo.

O que contém no cartão de confirmação Enem?

Além das informações descritas acima, o cartão de confirmação Enem traz mais detalhes sobre os candidatos.

Assim, é um documento que deve ser bem valorizado, inclusive para você se planejar adequadamente em relação a todos os compromissos necessários para que tudo saia como o previsto no dia da prova.

Em seu cartão de confirmação também estarão inseridos os seguintes detalhes:

  • nome completo de quem vai fazer o Enem;
  • número da inscrição;
  • número do CPF (Cadastro da Pessoa Física);
  • língua estrangeira escolhida para prova (Inglês ou Espanhol);
  • datas e horários das provas;
  • horário e abertura dos portões;
  • local do exame;
  • número da sala de prova;
  • endereço do local de prova;
  • cidade onde o participante fará o Enem.

São informações muito úteis que devem ser exploradas com atenção. Afinal, você poderá calcular antecipadamente a melhor rota para chegar ao local de prova, analisando onde fica na cidade escolhida, ou seja, utilize o cartão de confirmação para se programar de uma forma que evite imprevistos.

Como acessar o cartão de confirmação?

O seu cartão de confirmação poderá ser acessado por meio da página oficial do Enem voltada aos participantes. Ele estará disponível na opção “consulta aos locais de prova”, a partir de outubro de 2019.

Ao abrir o documento, você pode imprimi-lo. A nossa dica é que você faça isso ou salve-o em um lugar bem visível em seu celular, pois a constante visualização vai ajudá-lo a não deixar nenhum detalhe para trás.

Inclusive, é no cartão de confirmação Enem que o participante acessa informações sobre um possível atendimento específico e especializado, como para pessoas que necessitam de intérpretes na Língua Brasileira de Sinais (Libra), guias para cegos, dentre outros exemplos.

Por isso, o documento tem uma importância ímpar, sendo uma espécie de RG da sua prova e de todas as questões que envolvem a logística, horários e datas.

É necessário levar o cartão de confirmação Enem?

A organização do Exame Nacional do Ensino Médio não exige que o participante leve o cartão de confirmação no dia da prova, mas trata-se de uma atitude que vale a pena ser praticada para evitar problemas ou até mesmo esquecimentos que possam comprometer a sua rotina antes, durante e após o exame.

Por isso, apesar de não ser obrigatório, vale a pena imprimi-lo. Com o cartão de confirmação em mãos, você vai agilizar a sua vida. Outra facilidade que poderá ser bem útil é o aplicativo Enem.

Como exemplo, podemos citar a localização mais rápida da sala onde você fará a prova, otimizando o tempo. Assim, quem tem a exatidão das informações fica mais calmo, ponto essencial para um bom andamento da prova, evitando os temidos nervosismos que possam interferir em seus pensamentos.

Vale informar que até 2014 o cartão era enviado pelos Correios em até 20 dias antes do primeiro dia de provas, causando um grande gasto por parte do governo federal, além de ansiedade nos participantes.

Fora a economia, a disponibilidade online ainda evita outros problemas, como atrasos em razão de problemas internos dos Correios.

E se eu perder o meu cartão de confirmação Enem?

prova cartão de confirmação enem

Essa pergunta tem uma resposta bem simples que enfatiza mais uma vez a facilidade que a internet trouxe ao processo: basta você acessar novamente o documento por meio do número do CPF e senha de acesso.

Caso você esqueça também a senha de acesso, é possível solicitar uma nova. Rapidamente, a mensagem estará em seu e-mail ou em uma mensagem no celular com os procedimentos necessários para você recuperá-la. Portanto, aproveite a tecnologia para se organizar adequadamente para o Enem.

Dicas para se sair bem no Enem

Após ficar por dentro de todos os detalhes do cartão de confirmação Enem, a dica é você aproveitar essa reta final para fazer uma revisão de todas as disciplinas, investindo tempo também em sua saúde física e mental.

Busque reservar momentos de lazer sadios, mantenha uma alimentação saudável e aproveite para assistir às aulas sobre os assuntos que estão em alta no momento. Treine redação e explore os benefícios da internet para fazer uma revisão que possa ajudá-lo a garantir uma nota campeã.

Quer um empurrãozinho nessa reta final para o Enem? Então veja o nosso plano de estudos e aproveite o tempo que ainda resta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *