Por que aprender novas habilidades é bom para sua confiança!

Confira agora por que aprender novas habilidades é importante e pode desenvolver sua confiança!

Por que aprender novas habilidades é bom para sua confiança!

Aprender uma nova habilidade pode melhorar muito a maneira como você se sente a respeito de si mesmo, além de impulsionar seu sucesso no futuro.

Os seres humanos estão aprendendo num ritmo quase constante e, com o mundo em rápida mudança, temos pouca escolha a não ser nos adaptarmos todos os dias. Embora aprender novas habilidades possa parecer desafiador, é realmente uma ótima maneira de manter a mente focada. 

A aprendizagem também proporciona um propósito, estimula as habilidades pessoais e profissionais e aumenta suas perspectivas de, no futuro, conseguir um emprego. Quer esteja aprendendo novas habilidades para alcançar um objetivo específico ou para o crescimento pessoal, o processo de se informar é incrivelmente gratificante. 

Neste artigo, analisamos as razões pelas quais aprender novas habilidades faz bem à sua saúde.

1ª razão: A aprendizagem é um processo contínuo

As pessoas estão sempre aprendendo algo e se adaptando às suas circunstâncias. Quem se recusa a aprender é menos capaz de se adaptar ao ambiente em mudança e ficará para trás na escola, no trabalho e, por fim, na vida.

Pense dessa maneira: há dez anos, não tínhamos smartphones e quase nenhuma plataforma de mídia social. Agora, essas ferramentas se tornaram as principais formas de conexão com os outros. Se não aprendessem a usá-las, as pessoas não seriam capazes de se comunicar entre si. 

Graças à expansão dessas tecnologias, novas oportunidades surgiram para muitas pessoas, pois elas estavam dispostas a aprender novas competências. E, embora pareça que a esfera digital tenha apenas gerado mais trabalho, ela também criou facilitadores, que ajudam a poupar tempo e priorizar tarefas.

Sem a capacidade humana de querer aprender mais, o mundo não teria avançado para o estágio atual. Esteja aberto a aprender coisas novas e você acabará melhorando todos os aspectos da sua vida.

2ª razão: Aprender é bom para sua carreira

Sem aprender novas habilidades, as pessoas não seriam capazes de se adaptar às mudanças. Por outro lado, ao desenvolver novas competências, não apenas ampliamos nossas perspectivas de carreira, mas também nos tornamos mais adaptáveis.

Até alguns anos atrás, o ensino era algo que acontecia apenas presencialmente e seguindo os métodos tradicionais, sala de aula, professor, alunos, quadro e giz. Hoje, é possível pelo computador, smartphone e tablet estudar e assistir aulas em qualquer hora e lugar. As pessoas que estão tendo sucesso nesse campo se mostraram prontas para desenvolver as habilidades que possuem, experimentando coisas novas.

crianças

Para quem deseja melhorar suas habilidades, as opções são infinitas! Que tal aprender um pouco mais sobre software de design gráfico, a codificar ou mesmo um novo idioma, pois isso proporcionará uma habilidade adicional, aumentando as suas chances em relação ao mercado de trabalho no futuro.

Talvez você não seja tão proficiente na nova habilidade quanto alguém que a aprendeu ao longo da vida, mas é benéfico adquirir conhecimento adicional que pode ser útil em emergências. Visto que a versatilidade tornou-se uma competência muito importante.

Alcançar a excelência em uma habilidade é ótimo, mas desenvolver capacidades adicionais pode melhorar muito suas perspectivas profissionais. 

3ª razão: A aprendizagem melhora a autoconfiança

A aprendizagem de novas habilidades pode ajudar muito a desenvolver sua confiança. Você não apenas se tornará mais focado devido ao processo, mas poderá enfrentar novos desafios devido ao conhecimento que possui. 

menino livro

Isso fará com que você pareça mais proativo, algo muito importante para quem deseja tentar uma universidade fora do país. Novas aptidões também aumentam sua capacidade de comunicação, pois você será capaz de falar fluentemente sobre um assunto que não conhecia anteriormente.

E essa confiança também continuará no domínio pessoal. Se estiver desenvolvendo habilidades para o aprimoramento pessoal, você se sentirá mais bem ajustado em situações sociais. 

Por exemplo, aprender matemática pode não ter nenhuma relação direta com o que você deseja para a sua profissão, mas o ajudará a fazer cálculos complexos rapidamente, algo que pode ser usado na vida cotidiana e impressionará seus amigos e familiares. Ser elogiado pela capacidade de cálculo aumentará sua confiança ao longo do tempo.

Como aprender uma nova habilidade?

Antes de iniciar o processo de aprendizagem de uma nova habilidade, decida por que e quando você deseja fazer isso. Você precisa desse conhecimento para que objetivo? Para um projeto pessoal? Que recompensa você espera ao concluir esta tarefa? 

Não inicie um projeto de aprendizagem se você não tem tempo. Isso apenas causará estresse, o que não é o objetivo deste exercício. Além disso, sem tempo, você não poderá se concentrar no processo, o que tornará impossível reter o conteúdo adequadamente.

Depois de tomar a decisão de aprender algo, desenvolva uma rotina de aprendizagem. Se quiser, planeje seu processo com a ajuda de um cronograma, para saber quando serão suas aulas, que prazos você precisa cumprir e quando o curso terminará.

Não defina metas elaboradas para o seu processo de aprendizagem. É impossível dominar um idioma em seis meses, mas talvez você consiga ser proficiente o suficiente para sobreviver às férias no exterior. 

E quando estiver testando suas novas habilidades, faça-o em ambientes menores e confortáveis. Ao testar o conhecimento recém-adquirido em ambientes apropriados, você receberá um feedback construtivo e muitas vezes positivo que o motivará a continuar aprendendo e se aperfeiçoando.

Continue aprendendo

A aprendizagem é um processo para toda a vida e muitas vezes parece assustador. Mas há tantos benefícios em aprender algo novo que este é sem dúvida um excelente projeto com o qual se envolver. 

Lembre-se de que você está aprendendo a melhorar sua vida pessoal e sua perspectiva profissional, portanto, não seja muito duro consigo mesmo. Mantenha-se positivo e anime-se com o processo. Ele o ajudará a aprimorar suas habilidades e a aumentar sua confiança geral.

Guest post produzido pela equipe Venngage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *