Conheça a história do João Corsi, o aluno que estudou com o Stoodi e foi aprovado em quatro universidades!

João Corsi, de apenas 18 anos, mora em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, e estudou durante todo o ano de 2018, conciliando com o quarto ano do Ensino Médio, pois ele fazia IF.

Seus estudou não renderam apenas uma aprovação, mas sim quatro!

  • 1º na UNIFAL-MG em Ciências da Computação
  • 2º Lugar na Unicamp no curso Sistema da Informação
  • UNESP em Ciências da Computação
  • USP São Paulo em Sistema da informação.

“Eu pensava que ia pular de alegria e sair contando para todo mundo, mas no momento das aprovações só respirei fundo e pensei “Passei, meu sonho foi realizado e tudo valeu a pena!”.

Como era sua rotina?

A preparação do João para o Enem começou cedo. Com receio de ficar para trás em relação a seus colegas, começou a estudar no ano de 2018 mesmo.

Ele acordava às 06:00h e estudava até às 11:00h. Depois, ia para a escola e, quando voltava, continuava seus estudos. “Assistia o Jornal Nacional todos os dias às 20:30 e às 22h já estava na cama pronto pra dormir. Isso foi o ano inteiro de 2018, não saia para festa e só estudava”.

O que foi muito importante para sua rotina foi seguir o Plano de Estudos do Stoodi. As quatro horas que colocou em seu plano rendiam as vídeo aulas que assistia, anotando em seu caderno tudo o que os professores colocavam na lousa. Além disso, também fazia resumos em fichas.

Contudo, o que João fez questão de destacar um fator completamente crucial para sua aprovação: post-its. Ele colocava as fórmulas da matérias de exatas e biológicas em post-its e colocava em sua parede. Assim, a cada dia, escolhia uma matéria específica e revisava as fórmulas até decorar.

“Antes de começar os estudos, eu pegava uma folha de sulfite e ali escrevia todas as fórmulas que queria revisar. Realizava isso sem olhar nos post-its colados na parede. Assim, decorei quase que todas as fórmulas do ensino médio de Matemática e Física, pois o treino e a repetição leva a perfeição!”, conta João, empolgado.

Aos sábados ele revisava alguma matéria, mas descansou todos os domingos.

Como conciliar os estudos?

aprovado sistema da informação unicamp

A parte mais complicada para o João era a superação do cansaço no dia a dia. Por isso, pausas de uma em uma hora para distrair, mexer no celular ou tomar uma água eram muito importantes para manter o foco.

Outro estímulo bem legal que utilizava, era ver vídeos de aprovados. “Sempre que estava desanimado procurava vídeos de motivação no YouTube de vestibulandos, isso me animava por que me mostrava que eu não era o único nessa situação”.

Para sua sorte, o apoio de seus pais sempre foi algo constante e não houve exigências ou pressão para ser aprovado. Contudo, se livrar da autocobrança não foi tão fácil. “Eu tinha muito medo de esquecer as matérias estudadas no começo do ano, mas quando você aprende, nunca vai esquecê-las. Então aprenda as matérias e não as decore”, deixa a dica.

Desafios

A vida de vestibulando não é fácil, né? João sentiu isso.

No começo de sua jornada de estudante, teve muito medo de não passar na universidade, o que lhe gerou crises de ansiedade. “Eu não conseguia dormir e depois que consegui contornar essa situação aprendi a lidar com a minha ansiedade e medo!! Tanto é que nem ficava ansioso nos vestibulares”.

Além disso, o ano também foi muito desafiador pois terminou um relacionamento de dois anos. Mas mesmo assim, voltou a estudar. A princípio, seguiu apenas o Plano de Estudos, sem se dedicar para outras tarefas.

Eu era muito ansioso no começo do ano e tinha muito medo de não conseguir. Porém, tive uma crise de ansiedade em Julho onde não conseguia dormir e depois que consegui contornar essa situação aprendi a lidar com a minha ansiedade e medo!! Tanto é que nem ficava ansioso nos vestibulares. “Mas eu lembrei do meu sonho de passar em alguma faculdade pública e comecei a estudar arduamente até o período das provas”.

E também confessou que o mês de setembro foi bem mais difícil, afinal, estudar tanto assim esgotou sua mente. No mês seguinte, aquele desespero bateu e voltou a estudar em todos os momentos livres que tinha, até o Enem!

E o resultado?

Os estudos levaram João para longe! Ele acertou 98 questões no Enem, realizando uma média de 702 pontos. Seu orgulho foram as questões de matemática, acertando 28 questões!

Mas não foi apenas no Enem que ele se deu bem. Está na lista de aprovados da USP, Unicamp e da Unesp, as maiores faculdades do Brasil! Por fim, ele acabou escolhendo a Unicamp, fazendo o curso de 

Dicas para os vestibulandos

O João lembrou de todos que estão nesta trajetória e lembrou que é importante não estudar quando estiver muito saturado. Ainda deixa a dica ver os jornais e ficar bem atualizado, afinal, isso pode te fazer mandar muito bem na redação!

“Não desistam dos seus sonhos. Mesmo estando cansado e esgotados continuem estudando e seguindo o plano de estudos. Sei como é difícil, já passei por isso e tudo vai valer a pena no final. Não fiquem pensando no futuro, foque no agora, faça o seu melhor e viva o que muitos sonham depois”.

E aí, quer ser o próximo a estar no blog contando que foi aprovado na faculdade dos seus sonhos? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi!

0 Shares:
Você pode gostar também