Um dos principais órgãos humanos é o coração. Em nosso corpo, ele atua de diversas formas, fazendo com que o sangue circule por todas as partes do organismo, permitindo o funcionamento adequado do corpo como um todo. Nesse sentido, ele é uma parte fundamental do que chamamos de sistema cardiovascular.

Devido à importância do coração humano, é comum que exames vestibulares e o ENEM cobrem questões relacionadas à estrutura, funcionamento e função desse órgão. Por isso, neste texto apontaremos todas essas informações, além de fornecer dicas sobre como ir bem nas provas. Acompanhe!

O coração

Antes de mais nada, é importante compreender, de maneira geral, como o coração é identificado pela biologia. Nesse sentido, ele pode ser compreendido como um órgão muscular presente em diversos animais, cuja principal função é bombear o sangue.

Nos humanos, ele pode ser encontrado na caixa torácica, no espaço do mediastino médio à altura das vértebras dorsais T5 e T8. O coração é envolvido por duas membranas, em um saco denominado periocárdio, que o une ao mediastino.

A sua função

A principal função do coração, como apontado, é servir como uma bomba de sangue. Sendo o órgão central do sistema cardiovascular, ele faz com que o sangue possa circular por todo corpo de maneira contínua.

O sistema cardiovascular, ou circulatório, é todo o conjunto formado por coração e vasos sanguíneos. É esse sistema que permite a circulação do sangue pelo corpo em dois circuitos: circulação sistêmica e circulação pulmonar.

A circulação pulmonar, ou pequena circulação, ocorre quando o sangue é bombeado para os pulmões. Após realizar trocas gasosas, ele volta rico em oxigênio ao coração. Podemos dizer que é uma circulação que ocorre na seguinte sequência: coração-pulmão-coração.

circulação sistêmica, ou circulação geral, ocorre entre o coração e todo o organismo. O sangue oxigenado é transportado para todo o corpo, retornando, ao final, desoxigenado para o coração. Podemos dizer que ela ocorre na sequência coração-tecidos-coração.

As principais características do coração

O coração humano tem uma forma cônica, com sua base voltada para a parte superior do corpo e o ápice para a parte inferior. Em termos de massa, em um corpo adulto ele chega a ter de 250 a 350 gramas. Geralmente do tamanho de um punho cerrado, seu comprimento, em média, é de 12 cm, com 8 cm de largura e 6 cm de espessura.

Apesar de ter uma forma padrão no corpo humano, é possível que ele apresente variações, principalmente no corpo de atletas. Nesses casos, é comum que, devido ao efeito do exercício físico, o músculo cardíaco fique maior.

As camadas do coração

Uma das questões importantes, geralmente cobradas em exames vestibulares e ENEM diz respeito à anatomia do coração. De maneira geral, podemos dizer que esse órgão é uma câmara oca que tem três túnicas, ou camadas, em suas paredes. São elas:

  • endocárdio: essa é a camada mais interna do coração. É ela que forma a parte interna de todas as câmaras cardíacas, estando diretamente ligada a todos os apêndices cardíacos interiores. Essa camada é formada por uma monocamada celular, chamada de endotélio;
  • miocárdio: já o miocárdio é uma camada intermediária, ou média, da parede do coração. Uma de suas principais funções é fornecer sustentação às câmaras cardíacas. Auxiliando na contração e no relaxamento, ela atua na maneira como o sangue passa pelo órgão;
  • pericárdio: o pericárdio, por sua vez, consiste em uma camada de tecido conectivo fibroso. Envolvendo todo o coração e as raízes dos grandes vasos, ele apresenta uma camada externa e interna, que cria um espaço conhecido como saco pericárdico.

As cavidades do coração

Um dos aspectos mais importantes para compreender a respeito da anatomia e funcionamento do coração são suas cavidades. Elas são espécies de câmaras que recebem e bombeiam o sangue. Ao todo, existem quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos.

Átrios

As duas camadas superiores do coração humano são os átrios. Separados pelo septo interatrial (uma fina membrana de partição), os átrios têm como função principal receber o sangue que vem das mais diversas partes do corpo. São, portanto, câmaras coletoras.

Ventrículos

Já os ventrículos são as duas cavidades inferiores, separadas pelo septo interventricular. Diferentemente dos átrios, sua função é garantir o bombeamento do sangue para outros locais. Por isso, podem ser conhecidos como câmaras bombeadoras.

As válvulas do coração

Além das características citadas, o coração também tem quatro válvulas, que servem para regular a passagem do sangue entre as cavidades do coração. Entre cada átrio e ventrículo existe uma válvula atrioventricular e, entre os ventrículos, a artéria pulmonar e aorta, existem as válvulas semilunares pulmonar e aórtica, respectivamente.

O caminho do sangue no coração

A estrutura do coração serve para guiar a maneira como o sangue passará por esse órgão muscular. Nesse sentido, o fluxo do sangue acontece da seguinte forma:

  1. o sangue que vem de todas as partes do corpo, com exceção do pulmão, chega ao coração por meio do átrio direito;
  2. em seguida, o sangue vai para o ventrículo direito e é levado até os pulmões por meio da artéria pulmonar;
  3. após a hematose nos pulmões, ele segue por veias pulmonares até o átrio esquerdo, fluindo em seguida para o ventrículo esquerdo;
  4. por último, o ventrículo esquerdo bombeia o sangue pela artéria aorta para todas as partes do corpo, exceto o pulmão.

A preparação para o vestibular

Compreender o funcionamento do coração é fundamental para ir bem no vestibular e ENEM, já que essa temática é bastante cobrada nas provas. Contudo, é importante estudar de forma correta para garantir uma boa nota.

Para isso, vale a pena investir em cursos gratuitos, que ofereçam aulas das mais diversas matérias. Assim, você entenderá não apenas as informações a respeito da biologia, mas também a maneira como ela se relaciona com as demais disciplinas exigidas na prova.

Outro ponto fundamental é ter consistência e ordem nos estudos. A Stoodi oferece um cronograma de estudos, que organiza sua rotina, levando em consideração o conteúdo a ser estudado, o curso e a universidade que deseja entrar.

É indispensável conhecer os conteúdos mais cobrados, como as características e funções do coração. Portanto, anote as informações que trouxemos no texto, e conte com a Stoodi para se preparar adequadamente para realizar seus sonhos!

Quer saber organizar sua vida de estudo de acordo com suas necessidades e objetivos? Então, conheça nosso Plano de Estudos!

Você pode gostar também